A propósito do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala hoje,16 de outubro, a Eurest lança o 3.º volume de “Grandes Sabores Sem Desperdício”, um livro de receitas sustentáveis, criadas pelos chef’s de cozinha da Eurest, que promove a redução do desperdício alimentar e apresenta refeições nutritivas e acessíveis confecionadas com partes de alimentos habitualmente desperdiçadas nas receitas convencionais.Celebre o Dia Mundial da Alimentação com um livro gratuito de receitas sustentáveis e sem desperdício
Para quem gosta de cozinhar de forma mais consciente, amiga do ambiente e sem desperdício, este livro é uma inspiração para criações gastronómicas mais sustentáveis. O “Grandes Sabores Sem Desperdício” está disponível para download gratuito, em português e inglês, aqui.
Este livro é o resultado do concurso ‘Eurest Chef 2024 – Stop Food Waste’, uma iniciativa que promove a redução do desperdício alimentar. A edição deste ano contou com a participação de 60 colaboradores Eurest que apresentaram a concurso receitas que se destacaram pelo sabor, pela inovação e por resultarem da utilização de partes menos nobres dos alimentos ou reaproveitamento de sobras, transformando-as em deliciosas opções para uma alimentação equilibrada.
Dos 60 candidatos, 12 participaram na final do evento ‘Eurest Chef 2024 – Stop Food Waste’, onde cada finalista confecionou a sua receita para um painel de jurados. A receita vencedora foi Lasanha de cascas de banana e confecionada pela chef Anabela Midões.
A Eurest Portugal participa ativamente no Stop Food Waste, uma ação que decorre a nível mundial promovida pela Compass Group, com o objetivo de contribuir cada vez mais para a sustentabilidade do planeta. Henrique Leite, diretor geral da Eurest, diz que “este livro é inteiramente dedicado à redução do desperdício alimentar e é uma iniciativa que se integra no Planet Promise, o nosso compromisso global para nos tornarmos uma empresa net zero até 2050. A nossa atuação diária na seleção de matéria-prima, na preparação, confeção e distribuição de refeições – aliada às nossas ações de sensibilização para redução do desperdício alimentar dinamizadas junto dos nossos parceiros, são fundamentais para atingir a meta de reduzir em 50% o desperdício alimentar até 2030. Por isso, faz todo o sentido lançar este livro no Dia Mundial da Alimentação, pois é importante consciencializar as pessoas para uma alimentação mais saudável e sustentável!”