
Ele está quente. Será grave? Devo ir ao médico? Saiba o que fazer quando sobe a temperatura.
A primeira coisa a ter em conta é que a febre não é uma doença, mas um sintoma, um sinal de alerta de que o corpo do bebé está a reagir a uma agressão. E neste sentido é até “um meio fisiológico natural e útil que o organismo usa para se defender de agentes infecciosos causadores de doença”, lembra o pediatra Luís Pinheiro no ‘Manual para Pais’ [Tarso Edições]. A segunda coisa de que deve lembrar-se é que, por si só, a elevação da temperatura não é perigosa para o bebé nem faz mal à cabeça, como muitos pais pensam, garante o pediatra.
O que é a temperatura normal?
É o cérebro que regula a temperatura do nosso corpo mantendo-a dentro de limites adaptáveis a variações no meio ambiente. Considera-se normal uma temperatura até 37ºC debaixo do braço e até 38ºC no ouvido.
O que pode significar?
O mais provável é ser um quadro viral, a situação mais comum, assegura Luís Pinheiro. Neste caso, não se admire se ele permanecer com febre quatro ou cinco dias. Não existindo outros sintomas associados, como prostração e moleza, pintas na pele, vómitos repetidos ou dificuldades respiratórias, pode aguardar 72 horas antes de o levar ao médico, já que é natural que os sintomas desapareçam entretanto sem necessidade de tratamento.
De resto, em termos gerais, pode reger-se por estas regras:
. Se ele estiver muito mole, mesmo que a febre seja baixa, é melhor ir logo ao médico. Se, pelo contrário, até tem febre alta mas está bem e brinca, pode esperar e ver como evolui.
. A única excepção é o caso dos recém-nascidos. Neles, a febre deve ser sempre investigada rapidamente.
. É muito importante aprender a avaliar o comportamento do seu filho desde cedo para detectar eventuais alterações indicadoras de doença. É que, mesmo sem febre, eles podem estar bastante doentes, com pneumonia ou meningite, por exemplo.
O que fazer se ele estiver quente?
. No caso da temperatura axilar ser superior a 38ºC ou a rectal a 38,5ºC, pode medicá-los com antipiréticos (paracetamol oral ou rectal) de seis em seis horas para aumentar o seu conforto e ajudá-los a dormir melhor.
. Pode retirar-lhes alguma roupa, mas não os arrefeça com toalhas frias ou outros métodos deste género, que ao provocarem arrepios de frio acabam por ter o efeito contrário e impedem o corpo de arrefecer.
. Dê-lhes mais líquidos e reduza as suas actividades.
. Se, apesar dos antipiréticos, estiverem muito quentes, pode fazer-lhes uma massagem vigorosa na pele com pachos de água morna.
. Verifique a evolução da temperatura duas vezes por dia.
O que são as convulsões febris?
Entre os três meses e os cinco anos (mas sobretudo entre os 18 e os 36 meses) as crianças estão mais sujeitas, em quadros de febre alta, a terem convulsões.
Apesar de não serem muito graves, podem assustar bastante devido ao aparato dos sintomas: eles contraem subitamente os músculos todos do corpo, podendo perder a consciência por alguns segundos e cair, vomitar, urinar, até ficar mais roxos porque deixam de respirar algum tempo. Depois podem seguir-se contracções rítmicas dos membros e da face. Tudo passa nalguns segundos ou minutos, mas pode ser bastante perturbador, até porque depois a criança fica prostrada. Apesar disso, é bom ter muita calma nestas situações. “As convulsões febris representam um processo benigno que não deixa sequelas neurológicas, não causam perigo de vida nem estão associadas à epilepsia”, garante Luís Pinheiro. Se acontecer, deve apenas ter a preocupação de deitar o bebé de lado, para o caso de vomitar. Leve-o depois ao médico. E pode ser boa ideia passar a ter um clister anticonvulsionante no armário dos medicamentos, já que o risco de recorrência é de 30%.
Dicas para medir a febre
. Acalme-os algum tempo antes, já que o choro forte pode converter uma febre baixa em alta, induzindo-a em erro.
. Use a axila, o ouvido ou o recto, mas nunca a boca quando são muito bebés, porque ainda é perigoso.
. Lave o termómetro com água fria e sabão. Limpe-o com um algodão embebido em álcool.
. Não se esqueça de verificar que baixou a temperatura do termómetro antes de medir a febre!