O mais jovem elemento da cada vez maior família SUV da Ford vem juntar-se aos crossover Fiesta Active e Focus Active, e aos SUV EcoSport e Kuga, o que prova que o segmento dos SUV e crossover é dos mais disputados do mercado. Puma é o nome deste novo SUV compacto de linhas musculadas e provocantes – que é o que se espera de um desportivo.
O design exterior, de linhas esculpidas, atrai ao primeiro olhar. Tem charme, tem uma presença imponente, emana uma energia atlética. Mas foi o espaço interior do Puma que nos conquistou. Mulher que se preze viaja carregada, anda com “a casa às costas”. Sejam malas que parecem pianos de cauda, sejam sacos intermináveis de compras de supermercado, sejam enormes carrinhos de bebé, sejam as pranchas de bodyboard dos filhos, mais os cães e as bicicletas.
Felizmente o Puma faz juz à sua função de utilitário. Abrindo a bagageira – que tem abertura mãos-livres, bastando um simples movimento do pé por baixo do pára-choques –, encontramos um espaço capaz de transportar um carrinho de bebé dos grandes e ainda deixando espaço de sobra para tudo o resto. A base rebatível revela mais espaço interior e, mais abaixo, tem ainda uma terceira zona chamada de MegaBox. Todas juntas, oferecem uma capacidade de 406 litros, suficiente para albergar dois sacos de golfe na vertical, num aproveitamento de espaço perfeito. A Megabox, além de ter um revestimento impermeável, vem equipada com um orifício de escoamento de água. Já pensou em tudo o que ali se pode trazer/fazer? Desde guardar os fatos de surf molhados ou os equipamentos de futebol mal-cheirosos dos miúdos, as botas de esqui cheias de neve ou até mesmo dar banho ao cão. A imaginação é o limite, desde que não nos venham sujar a casa.
E porque, nós mulheres, nos importamos com a limpeza – ou a sujidade – que nos carros se acumula naturalmente, a Ford criou um nível premium de bancos dianteiros e traseiros que incorporam um conjunto de capas removíveis e laváveis na máquina. São opções, recordamos, dentro de um SUV compacto, situado entre os modelos Ecosport e Kuga e disponível por um preço a partir dos 22 730 euros! É obra.
E em estrada, como se porta?
Como todos os grandes felinos, este Ford sabe bem rugir, mas prefere receber-nos com o silêncio de um híbrido, porque independente da versão escolhida — 1.0 de 125 cv ou de 155 cv (!) a gasolina — vamos ter sempre o auxílio de um motor elétrico de 11,5 kW (15,6 cv) para dar o arranque, um boost extra de potência ou, no geral, reduzir os consumos. O planeta, e a carteira, agradecem.
Mas o Puma oferece ainda um conjunto de tecnologias diferenciadoras, algumas delas estreiam-se até neste segmento, como o já referido modo mãos-livres para abrir a bagageira ou os bancos com função de massagem lombar, para as costas, que promete poupar umas idas ao spa. Mas, na sua maioria, estas tecnologias destinam-se sobretudo a oferecer uma experiência de condução mais segura e divertida, como o Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, o Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa, ou um novo sistema de Informação de Perigo na Via, sempre conectado, que alerta antecipadamente os condutores sobre potenciais perigos. Além de que, com a ajuda do Ford SYNC3, o Puma torna-se no melhor amigo do nosso smartphone, permitindo controlar tudo, das chamadas à música, passando pela navegação por satélite, através do ecrã táctil de 8” ou por comandos de voz. E nem vamos falar na muito útil base de carregamento sem fios, na câmara panorâmica traseira para nos ajudar a estacionar e do teto panorâmico.
Outra novidade é o motor 3 cilíndros EcoBoost Hybrid, a gasolina, que se estreia aqui, mas pode apostar que será partilhado por outros modelos da Ford, porque casa o tantas vezes premiado EcoBoost 1.0, com um elétrico, tornando-se ainda mais ágil, económico e amigo do ambiente: 5,4 litros aos 100 Km/h e 124 g/km de CO2, normas WLTP. Valor que passa para os 5,5 e 125 no motor de 155 cavalos.
Tal como o seu primo na natureza, este Puma consegue ser bastante ágil, e quando estamos sentadas ao volante não é difícil esquecermo-nos que estamos numa posição mais elevada, porque este gatinho também gosta que lhe façam festas no pedal, antes de lançar o seu rugido!