
Construir uma magnífica coleção de roupa tem a sua ciência. Não basta juntar tons, cortes e padrões-tendência e criar peças aleatórias. Pode fazer-se, mas não é perfeito. Os básicos fazem falta, naturalmente, mas uma coleção feita só de básicos também é desenxabida. O truque está em pegar nas peças básicas e acrescentar um toque de inspiração, uma pitada de referências ao passado, ao presente e ao futuro, uma porção de cores ousadas, um cheirinho de atitude e uma boa dose de poder feminino.
Foi isso que a Mango fez com a nova coleção que acaba de chegar às lojas. Pegou num punhado de anos 90 e acrescentou-lhe umas pitadas de 60 e 70. Um equilíbrio perfeito entre Cindy Crawford e Jackie Kennedy. Jennifer Aniston com uma pitada de Brigitte Bardot. Jennifer Lopez com um leve toque de Audrey Hepburn. Tudo em tons de verde flúor, rosa pastilha e amarelo pastel, com apontamentos de branco e preto.
E assim as calças cargo, que fizeram as delícias das top models, cantoras e actrizes dos anos 90, estão de volta. Cortes direitos com cut-outs equilibrados com micro tops que remetem para uma tarde de praia nos anos 70. Mais inesperado ainda é estas calças maxi aparecerem conjugadas com delicados casacos de tweed, com aqueles clássicos padrões que lembram um estilo parisiense. O tweed aparece em jaquetas cropped, assertoadas ou direitas, com lapelas ou decotes redondos, com grandes botões metalizados de inspiração clássica. Estas peças irresistíveis são as estrelas desta coleção da Mango.

Casaco cropped Tweed Casaco malha Tweed Casaco Tweed Saia-calção Tweed Micro-shorts malha Tweed Calções Tweed
Tweed também em calças de corte pantalona, vincadas e de cintura subida, bem como em mini-saias de corte evasé e em micro calções. Em alguns casos, o padrão da jaqueta repete-se na saia, permitindo reinventar um dos mais famosos estilos de Jackie Kennedy: um saia-casaco de tweed. Embora a conjugação com as calças cargo seja mais moderna e irreverente, uma das maravilhas da moda é que há sempre alguma coisa que agrade a alguém e ninguém fica de fora. Há ainda um irresistível vestido de tweed rosa claro, com recortes laterais que deixam a cintura a descoberto: uma forma fresca e divertida de usar tweed da cabeça aos pés.

Outra peça chave da coleção são os mini vestidos de cetim com corte evasé, decotes drapeados e alças muito finas de tecido ou com aplicações strass. Aqui reina novamente o rosa pastilha, uma das cores desta coleção, mas também padrões psicadélicos que remetem para os anos 70. Brigitte Bardot com flores no cabelo à beira-mar ou Jennifer Lopez na passadeira vermelha – acessórios, penteado e maquilhagem ditarão para que lado tombará esta peça versátil.
Polo lurex pied-poule cropped top malha Malha cut-out Saia tubo pied-poule Calças em malha Calções ciclista
A Mango desenhou ainda uns delicados mini casacos de malha para serem usados como tops, criando looks divertidos e atrevidos – uma clara piscadela de olho aos anos 90 –, e que tanto podem ser emparelhados com jeans cargo ou com calças capri em tons pastel. E regressam também os leggings de ciclista. Por último, mais uma pitada de anos 70, com peças de tricot com padrões em xadrez e pied-de-poule, como t-shirts com gola de colarinho e botões, mini e maxi saias tubulares, e micro shorts. Tudo isto emparelhado com uma vasta seleção de jeans que permite pegar em todas estas influências e criar looks modernos, divertidos e irreverentes com a elegância e sofisticação a que a Mango nos habituou desde sempre.
