Quando pensamos em poupar eletricidade há três opções que nos ocorrem: comprar eletrodomésticos com boa eficiência energética, não deixar os aparelhos elétricos em standby, ter um contrato com tarifa bi-horária e pôr as máquinas de lavar roupa e louça a funcionar no período mais barato. Pomos todas em prática, mas mesmo assim não conseguimos afastar a sensação de que poderíamos estar a fazer mais para diminuir a nossa fatura. Mas o quê? Uma pergunta cada vez mais premente no atual contexto económico e energético.
Perfeito seria ter um consultor a quem pudéssemos recorrer a qualquer hora, que esclarecesse até as dúvidas que nem sabíamos que tínhamos e que fosse um verdadeiro parceiro de poupança e eficiência. E, já agora, cereja no topo do bolo: que cobrasse absolutamente nada pelos seus serviços.
Estamos aqui para lhe dizer que esse parceiro existe mesmo. Chama-se infoEnergia, é oferecido pela Endesa e é o primeiro serviço de informação e aconselhamento personalizado que a ajuda a gerir o consumo elétrico da sua casa. Esta ferramenta online destina-se a clientes residenciais Endesa com contratos de luz com potências contratadas abaixo dos 20,7 kVA e é grátis.
Para poder usufruir de todas as funcionalidades do infoEnergia é importante que preencha 100% do seu perfil e que o mantenha atualizado. Basta responder às perguntas, introduzindo o máximo de dados possível sobre os seus equipamentos, as características da sua casa e os seus hábitos de consumo.
Com esta ferramenta pode comparar o seu consumo atual com o de meses anteriores ou até com o dos seus vizinhos com hábitos de consumo semelhantes ao seu; ficar a saber quanta energia consome cada um dos seus eletrodomésticos; ou simular a poupança potencial da compra de um eletrodoméstico mais eficiente. E receberá dicas e conselhos personalizados em função dos seus hábitos e equipamentos.
Vamos a um exemplo prático: com o infoEnergia poderá descobrir que o frigorífico é o eletrodoméstico que mais consome eletricidade em sua casa. Com esta informação, talvez pense em trocá-lo, em cujo caso pode fazer uma simulação e ficar a saber se vale a pena. Ao mesmo tempo, o seu fiel consultor energético dar-lhe-á dicas que a ajudarão a decidir o que fazer. Neste caso, o infoEnergia dir-lhe-á que um frigorífico colocado numa área com temperatura ambiente a 23ºC gasta 40% mais energia do que numa área a 18ºC. Ou seja, em vez de um frigorífico novo, talvez precise apenas de mudar o seu frigorífico de lugar.
O mais importante é que nunca mais vai sentir que está sozinha quando tiver de tomar este tipo de decisões. E poderá testar esta ferramenta mesmo que não seja cliente Endesa. Essa versão tem menos funcionalidades, portanto, se estava à procura de incentivo para mudar de empresa de fornecimento de energia, este é capaz de ser um dos melhores.