Cuidar do planeta cuidando das pessoas. É este o espírito do Grupo L’Oréal, espelhado no seu projeto internacional Fund for Women. Vocacionado para o apoio a mulheres em situações de vulnerabilidade, deixa a sua marca na sociedade a nível global, mas também local.
Assim é em Portugal, incentivando a ação de cinco organizações que partilham o mesmo foco: Banco do Bebé, CooLabora, Mulher do Século XXI, APAV – Associação de Apoio à Vítima e Girl Move Academy, esta última no horizonte de Moçambique.
Estas associações viram, este ano, renovado o apoio deste fundo criado em 2020 e dotado de 50 milhões de euros, a nível mundial, integralmente canalizados para dar voz às mulheres e, muito em particular, para as desenraizar do risco de exclusão.
O anúncio desta renovação teve como palco o “Talks for the Future”, o evento do Grupo L’Oréal vocacionado para debater o impacto da empresa no domínio da sustentabilidade ambiental, mas também social. Portugal acolheu, pela primeira vez, esta iniciativa e não podia ter havido melhor momento do que este para tornar público o incentivo a estas cinco organizações da sociedade civil.
Um compromisso e uma convicção
Renovar o apoio a estas cinco organizações representa o compromisso – alicerçado numa forte convicção – de que é com pequenas mudanças que se conquista a transformação. O Grupo L’Oréal acredita que são iniciativas locais como estas que fazem toda a diferença, deixando uma marca indelével na sociedade. Ao cuidarem das pessoas, em especial das mulheres em situação de vulnerabilidade, estão, afinal, a zelar pelo planeta. E pelo futuro.
Estas são organizações que comungam de um mesmo propósito, com uma ação no terreno determinante para criar uma sociedade mais empática e mais igualitária. Vale a pena conhecê-las melhor.
Impacto real
Os números constituem a prova dos 9 do impacto que o Fundo L’Oréal para as Mulheres tem tido. Local e globalmente:
- 1.977 mulheres em risco de exclusão abrangidas em Portugal e Moçambique;
- 5 organizações apoiadas em Portugal;
- +240 organizações sem fins lucrativos apoiadas em todo o mundo;
- 1.230.000 mulheres e jovens beneficiadas diretamente no mundo;
- Cerca de 8 milhões de pessoas impactadas indiretamente ao nível global.
5 instituições nacionais que empoderam mulheres
Onde há um bebé, há uma família
É, porventura, a maternidade mais conhecida dos portugueses, a Alfredo da Costa, em Lisboa, e é ela que acolhe o Banco do Bebé, um projeto de voluntariado que nasce da vontade de proporcionar a todos os recém-nascidos um início de vida digno. E porque os cuidadores são fundamentais nesta missão, a sua intervenção passa, igualmente, por capacitar as figuras parentais. O que começa na maternidade, mas continua em casa, com apoio a bebés que necessitam de cuidados especiais e a famílias com bebés em risco de desenvolvimento. É assim o Projeto de Apoio Domiciliário, que beneficia do financiamento do fundo L’Oréal desde 2022, ao abrigo do qual apoiou 217 mulheres.
Banco do Bebé: 217 mães apoiadas pelo Fundo Fundo L’Oréal para as mulheres
Proporcionar alternativas
Também a CooLabora, cooperativa de intervenção social sediada na Cova da Beira, beneficia do apoio do fundo L’Oréal para levar a bom porto a missão que chamou a si em 2008: contribuir para a transformação social. Imbuída deste propósito, envolve-se ativamente na promoção da igualdade e no combate à violência doméstica e contra as mulheres. São 459 as mulheres nesta situação de risco que já foram apoiadas diretamente pela organização, nomeadamente do ponto vista emocional, social e jurídico.
CooLabora: 459 mulheres em risco apoiadas pelo Fundo L’Oréal para as mulheres
Encontrar a esperança
Com uma missão amplamanente reconhecida na sociedade, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) foi outras das organizações que viu o seu apoio renovado. Em causa está, concretamente, o projeto “Encontre a Esperança com a APAV”, que ganhou mais expressão com o contributo do fundo L’Oréal: 186 mulheres e meninas foram apoiadas diretamente por esta iniciativa, mas o número de beneficiários indiretos cresce para 292. Sabe-se, contudo, que esta é uma estimativa, na medida em que, por cada vítima apoiada diretamente, há sempre pelo menos mais uma pessoa que é positivamente impactada.
APAV: 186 mulheres e meninas apoiadas pelo Fundo L’Oréal para as mulheres
Compromisso com os direitos das mulheres
O nome diz tudo: Mulher do Século XXI. É com os olhos no futuro que trabalha esta organização não governamental comprometida, desde 2001, com o desenvolvimento das mulheres. Nascida em Leiria, mas de âmbito nacional, coloca ênfase nas questões da violência doméstica e da igualdade de género. Com o apoio deste fundo solidário global, conseguiu já renovar o seu espaço, proporcionando maior conforto às famílias que acolhe – 115 mulheres com os filhos –, abrindo-lhes, assim, uma janela de confiança num futuro mais digno.
Mulher do Século XXI: 115 famílias apoiadas pelo Fundo L’Oréal para as mulheres
Sementes de liderança
É também a pensar no futuro que atua a Girl Move Academy, academia de liderança moçambicana. Nesta casa, promove-se o talento feminino, através de um modelo educativo que funciona como as ondas de choque de um sismo, ambicionando contagiar diferentes gerações e diferentes camadas da sociedade. Desde 2022, impacta diariamente um milhar de mulheres, estimando-se que o impacto indireto alcance oito mil pessoas, entre familiares, amigos e outros membros da comunidade. É este trabalho que o fundo L’Oréal permite amplificar, contribuindo, em simultâneo, para uma transformação sustentável.
Girl Move Academy: comunidade de 8 mil pessoas apoiada pelo Fundo L’Oréal para as mulheres
Vale a pena descobrir outras ações do Fund for Women da L’Oréal no mundo.