Dra. Rita Dias Ferreira, especialista em medicina estética e diretora da Clínica RFMed.

Num campo em constante evolução, onde a ciência e a arte se combinam para proporcionar resultados naturais e com bom perfil de segurança, a Dra. Rita Dias Ferreira, médica em medicina estética, responsável pela Clínica RFMed, partilha a sua visão, enfatizando a importância da prevenção.

Para esta médica com mais de uma década de experiência, a medicina estética vai além das correções cosméticas, representando uma fusão de saúde, beleza e bem-estar.

Na Clínica RFMed, a Dra. Rita Dias Ferreira disponibiliza uma vasta variedade de tratamentos, desde procedimentos injetáveis até tecnologias avançadas, dando sempre prioridade à segurança e à obtenção de resultados naturais, sendo de extrema importância, neste processo, a escolha de laboratórios de referência, como a Galderma.

A sua abordagem holística visa não apenas atender à estética facial e corporal, mas também à qualidade de vida e à confiança dos seus pacientes.

“A Medicina Estética é a fusão entre a saúde, a beleza e o bem-estar, representando, atualmente, uma ferramenta incrível de empoderamento.”

Dra. Rita Dias Ferreira, médica com formação específica em Medicina Estética e diretora da Clínica RFmed

É médica com formação específica em Medicina Estética, Medicina Antienvelhecimento, diretora da Clínica RFMed e ainda formadora de laboratórios na área da medicina estética. O que a fez optar por esta área da medicina e como foi a sua trajetória até aqui?

Comecei na área de Medicina Estética e Antienvelhecimento há cerca de 11 anos. Suscitou-me interesse iniciamente por ser uma área desafiante, em evolução contínua a nível de procedimentos, técnicas e aparatologias. Rapidamente se tornou uma paixão e um modo de vida. O poder de potenciar a beleza dos pacientes é algo fascinante! Durante este percurso passei por várias clínicas, trabalhei igualmente em Espanha e há quatro anos abri a minha própria clínica, RFMed, em Braga. Esta vertente da medicina é, para mim, extremamente cativante pela sua capacidade de conciliar saúde, beleza e bem-estar, permitindo uma melhoria da auto-imagem e da auto-estima dos pacientes, sendo positivamente impactante na sua qualidade de vida. Dentro da Medicina Estética, subespecializei-me em Oncoestética, onde este benefício, muitas vezes negligenciado, pode ter um papel fundamental na forma como o paciente oncológico enfrenta a doença.

Como define o papel da Medicina Estética hoje?

A Medicina Estética é a fusão entre a saúde, a beleza e o bem-estar, representando, atualmente, uma ferramenta incrível de empoderamento. A consulta de Medicina Estética vai muito para além dos procedimentos médico-estéticos. Através da correção e prevenção dos sinais de envelhecimento, trabalhando a beleza exterior, podemos ter um impacto importante no aumento da confiança e da auto-estima do paciente. No entanto, é fundamental compreender e gerir expectativas em relação aos tratamentos, bem como entender que a beleza não tem um protótipo nem é perfeição, mas sim uma atitude e uma forma de estar perante o mundo.

Corrigir rugas em idade avançada, combater a flacidez quando está totalmente instalada… A tendência é olhar para os tratamentos estéticos apenas como corretivos, mas eles são também, e cada vez mais, armas poderosas para atuar na prevenção. Concorda?

A Medicina Estética teve um crescimento brutal na última década e, infelizmente, trouxe alguns mitos e receios, baseados em excessos, em efeitos secundários, em tratamentos realizados de forma incorreta e em intrusismo. Não podemos esquecer que, acima de tudo, se trata de saúde em primeiro lugar. Os seus pilares devem assentar sempre na segurança e na naturalidade. Nesse sentido, é fundamental investir em tratamentos preventivos, que permitam retardar o envelhecimento, bem como ativar mecanismos de rejuvenescimento cutâneo, de forma a alcançar resultados eficazes e duradouros. A procura pelos tratamentos estéticos é transversal a todas as idades e géneros. Não existe uma idade certa para iniciar procedimentos médicos. Contudo, a prevenção é excelente e deve ser feita não só através de tratamentos, mas sobretudo através da adoção de estilos de vida saudáveis e de uma rotina adaptada de cuidados de rosto e corpo, sublinhando a importância da fotoproteção para obter uma pele bonita, luminosa e cuidada.


Quais são os tratamentos mais procurados na sua clínica?

Na Clínica RFMed dispomos de uma grande variedade de tratamentos estéticos de rosto e corpo, que muitas vezes se complementam. Realizamos tratamentos injetáveis, tais como toxina botulínica, preenchimento com ácidos hialurónicos, bioestimuladores de colagénio, fios tensores, mesoterapia, carboxiterapia, plasma rico em plaquetas, entre outros. Quanto à aparatologia, dispomos de radiofrequência bipolar e radiofrequência fracionada com microagulhamento, lasers médicos e terapia fotodinâmica, eletroestimulação, vacuoterapia, ondas acústicas e radiofrequência vaginal. Nos últimos anos, a procura tem aumentado globalmente, quer nos tratamentos de rosto, quer nos protocolos corporais, sendo cada vez mais importante a realização de um plano de tratamento holístico, adaptado a cada paciente, com recurso à combinação de diversas técnicas injetáveis  e tecnologias, de forma a obter resultados mais eficazes e duradouros, apostando cada vez mais nos tratamentos preventivos a longo prazo.

Quais os tratamentos que destacaria como favoritos e porquê?

O que me dá mais satisfação na minha prática clínica é a criação de protocolos combinados, de forma a obter melhores resultados e a maior satisfação do paciente. No entanto, dentro dos tratamentos injetáveis, gosto particularmente do tratamento de olheira que, pela sua complexidade, exige, muitas vezes, a combinação de tratamentos, como carboxiterapia, vitaminas, peeling e preenchimento com ácido hialurónico. Também gosto do tratamento de lábios com ácido hialurónico, que pode ser feito para aumentar o volume labial ou apenas para melhoria da hidratação, do contorno e prevenção das rugas periorais. Estes são procedimentos de  grau de dificuldade técnica acrescida, com maior risco de efeitos secundários, ainda assim mais desafiantes, pelo impacto positivo na imagem e auto-estima do paciente.

Um dos tratamentos que mais aconselho e realizo é a bioestimulação de colagénio através de injetáveis, nomeadamente com ácido poli–L-lático, que são procedimentos preventivos. Permitem uma redensificação da derme, com maior produção de colagénio e elastina, conferindo à pele um aspeto mais liso, luminoso e saudável. O resultado é progressivo, levando a um efeito “lifting”, com  melhoria da firmeza cutânea, redução da flacidez do terço inferior do rosto e com melhoria do contorno da mandíbula e do sulco nasolabial, sem necessidade de preenchimento do mesmo. Estes resultados, para além de extremamente naturais, são contínuos no tempo, podendo ter uma duração superior a dois anos. Na minha prática clínica, costumo realizar entre uma a três sessões, com espaço de 6 a 8 semanas, consoante o grau de envelhecimento e elasticidade da pele do paciente.

“O que me dá mais satisfação na minha prática clínica é a criação de protocolos combinados, de forma a obter melhores resultados e a maior satisfação do paciente.”

rita-dias-ferreira-especialista-medicina-estetica-clinica-rfmed

Como abordar a importância da primeira avaliação para quem deseja fazer um tratamento estético?

A consulta de avaliação médica é, na minha opinião, a mais importante de todas. É construída uma história médica completa, é feito um diagnóstico detalhado do estado da pele e do seu envelhecimento a vários níveis. Em função disso, é realizado um plano de tratamentos adaptado a cada paciente. É aí que reside a beleza da Medicina Estética, porque nenhum plano de tratamentos é igual. Existem escalas de avaliação que permitem explicar ao paciente os objetivos de cada procedimento proposto, geralmente destinado a diferentes componentes de envelhecimento ou zonas do rosto. Desta forma, é possível realizar tratamentos para melhoria da qualidade da pele, das rugas de expressão, da flacidez cutânea, da forma facial e das assimetrias. Na minha opinião, os tratamentos de qualidade de pele são fundamentais em todas as idades. Estes podem ir desde peelings e lasers, a procedimentos injetáveis, como skinboosters (ácidos hialurónicos com função hidratante) e bioestimuladores de colagénio, que permitem obter uma pele cuidada, luminosa, com suporte e melhoria da firmeza.

Dra. Rita Dias Ferreira é também formadora nacional e internacional dos Laboratórios Galderma.

Nos últimos anos, a medicina estética melhorou muito e trouxe novas técnicas e tratamentos. Um exemplo disso são os tratamentos combinados, que têm tido bastante sucesso. O que são e para que servem?

O plano de tratamentos é adaptado às necessidades e ao grau de envelhecimento de cada paciente. Geralmente é composto por um conjunto de procedimentos que visam corrigir e/ou prevenir diversas situações e que, atuando em sinergia, permitem um resultado mais natural e duradouro. São combinados tratamentos com toxina botulínica, para suavizar as rugas de expressão, passando pelo suporte, reposicionamento dos tecidos e volumização natural com fillers /ácido hialurónico. Para melhoria da qualidade da pele, existem tratamentos como skinboosters e estimuladores de colagénio, plasma rico em plaquetas, mesoterapia com vitaminas, exossomas, peelings e lasers. Por outro lado, as tecnologias de última geração, como ultrassons, radiofrequência fracionada com microagulhamento e lasers ablativos são excelentes coadjuvantes no tratamento da firmeza, remodelação do rosto e no fotorrejuvenescimento. É fundamental conhecer bem os produtos com que trabalhamos e os objetivos do paciente, de forma a propor a combinação mais eficaz, tendo sempre em conta as condições médicas que possam contra-indicar determinados tipos de tratamentos, realizando uma boa gestão de expetativas.

rita-dias-ferreira-especialista-medicina-estetica-clinica-rfmed

“Desde que me iniciei no mundo da Medicina Estética, caminho a par dos Laboratórios Galderma, referência mundial nesta área, com o qual tive a honra de me formar e tornar formadora”

Quando se procura um tratamento médico-estético, duas das coisas mais importantes são a eficácia e a segurança desse tratamento. Nesse sentido, quais são as características mais importantes que procura num laboratório parceiro para conseguir a confiança de um tratamento eficaz e com um bom perfil de segurança?

Considero fundamental trabalhar com um laboratório que tenha suporte e investigação científica, que sustente a qualidade, segurança e eficácia dos seus produtos com estudos científicos e que apresente um portefólio completo. Desde que me iniciei no mundo da Medicina Estética, caminho a par dos Laboratórios Galderma, referência mundial nesta área, com o qual tive a honra de me formar e tornar formadora, nacional e internacional, e com o qual cresço continuamente.

O que é mais importante quando seleciona os produtos com os quais trabalha?

É fundamental trabalhar com produtos injetáveis que tenham um perfil de segurança bem estabelecido, eficazes e que permitam um resultado natural e duradouro. Quando seleciono os produtos com que trabalho, desde o tratamento de rugas dinâmicas, aos fillers/ácidos hialurónicos e skinboosters (ácido hialurónico hidratante) até ao bioestimulador de colagénio, é crucial saber que posso conjugar os mesmos com segurança, pois são produtos de excelência, que consigo adaptar às diferentes necessidades de cada paciente.

Se gostaria de saber mais sobre como prevenir ou corrigir alguns sinais de envelhecimento através da medicina estética para se sentir bem, marque uma consulta de avaliação com um profissional de confiança e descubra um plano personalizado.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Alexandra e Flávio de

Alexandra e Flávio de "Casados à Primeira Vista" juntos nos Santos Populares: "Viemos namorar"

Famosos divertem-se no Rock in Rio 2024

Famosos divertem-se no Rock in Rio 2024

Vídeo: Vê aqui o espetáculo de 'Miúdos a Votos' 2024

Vídeo: Vê aqui o espetáculo de 'Miúdos a Votos' 2024

Os nossos vinhos são os melhores do mundo

Os nossos vinhos são os melhores do mundo

Os 500 anos de Camões

Os 500 anos de Camões

Os telemóveis que vão deixar de poder ter WhatsApp já nos próximos dias

Os telemóveis que vão deixar de poder ter WhatsApp já nos próximos dias

Volta a Portugal com as receitas da Marlene Vieira

Volta a Portugal com as receitas da Marlene Vieira

Nova app MyHyundai até vai mostrar vídeos das intervenções técnicas

Nova app MyHyundai até vai mostrar vídeos das intervenções técnicas

Os melhores momentos do Dia da Ordem da Jarreteira no Castelo de Windsor, que não contou com a presença de Kate

Os melhores momentos do Dia da Ordem da Jarreteira no Castelo de Windsor, que não contou com a presença de Kate

Exame 35 anos: venha discutir a Economia e celebrar o nosso aniversário

Exame 35 anos: venha discutir a Economia e celebrar o nosso aniversário

A La Redoute Intérieurs apresentou a sua nova coleção em Paris

A La Redoute Intérieurs apresentou a sua nova coleção em Paris

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Como as poeiras do Saara podem ajudar a impedir furacões

Como as poeiras do Saara podem ajudar a impedir furacões

Festivais de música erudita a não perder este mês

Festivais de música erudita a não perder este mês

"O que é verdadeiramente desafiante é as marcas saberem o que leva as pessoas às lojas e o que funciona online". Leah Johns em entrevista

Os ténis fabricados no Porto de que a rainha Letizia precisa depois da lesão no pé

Os ténis fabricados no Porto de que a rainha Letizia precisa depois da lesão no pé

A importância da Formação de Executivos

A importância da Formação de Executivos

Keto: os riscos (que podem ser graves) da dieta da moda

Keto: os riscos (que podem ser graves) da dieta da moda

Nikon Z6 III anunciada com sensor de imagem inédito

Nikon Z6 III anunciada com sensor de imagem inédito

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Os planos da Stellantis para criar um ecossistema de software para os carros

Os planos da Stellantis para criar um ecossistema de software para os carros

Vencedores do passatempo 'Gru - O Maldisposto 4'

Vencedores do passatempo 'Gru - O Maldisposto 4'

Dior apresenta coleção Cruise Collection 2025

Dior apresenta coleção Cruise Collection 2025

Toda a verdade: Produção impediu Sónia de desistir de “Casados à Primeira Vista”

Toda a verdade: Produção impediu Sónia de desistir de “Casados à Primeira Vista”

JL 1400

JL 1400

Apple quer desenvolver Vision Pro mais barato

Apple quer desenvolver Vision Pro mais barato

David e Ivo emitem comunicado após suspeita de “mentira” em “Casados À Primeira Vista”

David e Ivo emitem comunicado após suspeita de “mentira” em “Casados À Primeira Vista”

Kia EV9 GT-Line AWD em testes: A referência nos grandes SUV

Kia EV9 GT-Line AWD em testes: A referência nos grandes SUV

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos' na Gulbenkian

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos' na Gulbenkian

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Carros elétricos chineses deverão ficar mais caros

Carros elétricos chineses deverão ficar mais caros

O regresso de “House of the Dragon”: Nesta guerra de homens primários, quem lidera são as mulheres

O regresso de “House of the Dragon”: Nesta guerra de homens primários, quem lidera são as mulheres

Aromas de verão para a casa

Aromas de verão para a casa

Letizia e Felipe VI celebram 10 anos de reinado

Letizia e Felipe VI celebram 10 anos de reinado

Os nossos vinhos são os melhores do mundo

Os nossos vinhos são os melhores do mundo

Kiwi contra um dos mais dolorosos efeitos secundários da quimioterapia. O

Kiwi contra um dos mais dolorosos efeitos secundários da quimioterapia. O "método inovador" criado por investigadores portugueses

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Zona: Três mitos sobre esta doença que pode ser incapacitante

Zona: Três mitos sobre esta doença que pode ser incapacitante

10

10 "looks" de Letizia com ténis

VISÃO Se7e: 19 sítios para ver os jogos do Euro 2024 – e torcer por Portugal

VISÃO Se7e: 19 sítios para ver os jogos do Euro 2024 – e torcer por Portugal

Caras Decoração de junho: celebrar o bom tempo e a vida ao ar livre

Caras Decoração de junho: celebrar o bom tempo e a vida ao ar livre

Num dos próximos quatro anos, o planeta deverá mesmo exceder 1,5ºC de aumento de temperatura

Num dos próximos quatro anos, o planeta deverá mesmo exceder 1,5ºC de aumento de temperatura

Implante cerebral ajuda sobrevivente de AVC que perdeu a fala a comunicar de forma bilingue

Implante cerebral ajuda sobrevivente de AVC que perdeu a fala a comunicar de forma bilingue

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites