Bebés felizes são bebés bem dormidos, bem alimentados e saudáveis. Quanto a isso, não há dúvida. Mas será que chega? Na verdade, é igualmente importante garantir que os bebés têm oportunidade e liberdade para explorar o que os rodeia, incluindo o mundo lá fora.
Flores, borboletas, relva, passarinhos, sol, vento, até gotas de chuva – tudo isto é uma novidade maravilhosa para um bebé e uma importante fonte de entusiasmo e brincadeira, essencial para o seu desenvolvimento cognitivo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as crianças com menos de um ano devem ser fisicamente ativas várias vezes por dia, particularmente através de brincadeiras no chão, e não devem ficar restringidas – no carrinho ou cadeira alta, por exemplo – mais do que uma hora de cada vez. Já para os bebés com entre um e dois anos, a recomendação é de que gastem, pelo menos, três horas por dia em atividade física de intensidade moderada e vigorosa.
Já o National Childbirth Trust (NCT), uma organização britânica que apoia pais e crianças nos seus primeiros anos, é particularmente categórico na importância de deixar que os bebés brinquem ao ar livre, apontando diversos benefícios, como por exemplo:
- Melhores noites de sono: bebés que apanham sol e ar fresco durante o dia dormem melhor à noite;
- Brincar é aprender: o mundo lá fora é um enorme parque infantil, cheio de cores, sons, texturas e todo o tipo de experiências sensoriais, que ajudam as crianças a desenvolver as suas capacidades cognitivas. De acordo com a NCT, é particularmente importante para as crianças adquirirem experiências através dos seus sentidos;
- Melhores capacidades motoras: as crianças pequenas precisam de oportunidades para mexer a totalidade dos seus corpos, e não apenas as pernas ou as mãos. Brincar no quintal ou num parque permite-lhes fazer isso mesmo, sem correrem os riscos que associamos a zonas mais urbanizadas;
- De pequenino é que se torce o pepino: viver, desde tenra idade, uma vida que privilegia o ar livre e o exercício físico faz com que as crianças desenvolvam hábitos de vida saudáveis que continuarão a seguir à medida que crescem.
- Bebé hoje, ecologista amanhã: deixar que as crianças pequenas brinquem na natureza faz com que desenvolvam uma consciência ecológica e um saudável interesse pelo meio ambiente.
Os essenciais: conforto e liberdade
Para acompanhar esta intensa brincadeira, em que o corpo se deve mexer com grande liberdade, há que adequar a indumentária, para não prender os movimentos do bebé, e também a fralda. Indicadas a partir dos 9 meses, as Dodot Pants, fraldas-cuecas com cintura elástica em toda a volta, adaptam-se aos contornos da barriga do bebé, evitando fugas, por muitos saltos, correrias e voltas que dê. Além disso, vestem-se como cuequinhas, mas tiram-se como uma fralda, rasgando as laterais – ou seja, rápidas de tirar e práticas de pôr.
E para garantir que o bebé fica limpo e hidratado depois de tanta animação no exterior, as toalhitas Dodot Pure dão uma ajuda – toalhitas sem plástico, feitas com algodão premium e 0% álcool e perfume. E agora, à versão Aqua – elaborada com 99% água e 1% de ingredientes delicados para a pele juntam-se a versão Aloé Vera, com propriedades regeneradoras, e a versão Calêndula, com as mesmas propriedades nutritivas e calmantes, mas com um leve aroma.
As novas toalhitas Dodot Pure são perfeitas para andarem sempre na mala do bebé e auxiliar, também, nas mãos ou cara sujas de tanta brincadeira. Mas nada de exageros. Lembre-se: há diversos estudos que demonstram que ao serem expostas a sujidade e micróbios na primeira infância, as crianças desenvolvem um sistema imunitário mais forte.
Vamos brincar com os nossos bebés lá fora? A Dodot ajuda com os essenciais para terem conforto e liberdade. Só temos de garantir o resto.
CONTEÚDO PATROCINADO