Dar uma vida infinita aos jeans: esta é uma das prioridades da Salsa. Pode parecer estranho que uma marca que vende artigos em denim tenha assumido esta preocupação, mas há muito que as preocupações na área da sustentabilidade começaram a nortear o trabalho desenvolvido pela Salsa. No âmbito de become, o programa de responsabilidade social e ambiental da Salsa, a marca portuguesa especializada em denimwear lançou i projeto Infinity, que permite a reparação e o reaproveitamento de jeans e outras peças de denim da marca, com o intuito de prolongar o ciclo de vida das mesmas.
Com o lançamento e a implementação do projeto Infinity em todas as lojas Salsa de norte a sul do país, e também em Espanha, França e Luxemburgo, vai ser dada aos clientes STAR (o programa para os clientes Salsa que oferece acesso a vantagens e ofertas exclusivas) a possibilidade de fazerem reparações em peças denim da marca. Todas as peças entregues em loja são cuidadosamente avaliadas por um colaborador que, posteriormente, e em função do resultado da avaliação, sugere a melhor forma de reparação, sejam jeans, camisas, casacos, saias ou calções.
Desde arranjar peças que estejam rasgadas, adicionar patches, reparar presilhas, substituir fechos, tratar de manchas, reparar rasgões localizados e pespontos, encurtar ou aumentar 1 tamanho de jeans, são várias as opções de reparação. O custo do serviço de reparação é pago através de um débito de estrelas STAR (1000 estrelas por cada serviço), ou em alternativa, através de um pagamento direto em loja, com preços que variam entre os 5€ e os 20€, dependendo do arranjo. As peças são depois encaminhadas para o atelier da marca e têm um tempo de reparação de até 30 dias, consoante a complexidade do serviço.
E o que acontece quando as peças Salsa não são reparáveis, ou quando o cliente, por qualquer motivo, não deseja ter nem reparar uma determinada peça? Para estes casos, a Salsa assume a responsabilidade de recolher os jeans ou peças denim e lhes dar o melhor destino possível, quer seja para os reaproveitar, transformar em outras peças ou reciclar. Este é um serviço sem custos para o cliente, e que pressupõe a atribuição de benefícios para os clientes STAR: por cada artigo denim entregue são atribuídas 200 estrelas, que podem ser acumuladas ou trocadas por experiências exclusivas.