A bióloga marinha e cofundadora da Ocean Alive é a mais recente convidada das Conversas sustentáveis da ACTIVA, que conta com o apoio da Endesa. Depois de vários anos a estudar a população de golfinhos no Estuário do Sado, Raquel percebeu que para manter estes animais tinha de haver um esforço para proteger o seu habitat. Foi por isso que criou a cooperativa Ocean Alive, que promove a proteção dos oceanos através da partilha de conhecimento para assim poder haver uma transformação de comportamentos que levam a uma maior sustentabilidade.
Um dos objetivos da Ocean Alive é envolver as comunidades costeiras e foi por isso que criou o (já muito premiado) projeto Guardiãs do Mar, que é constituído por mulheres da comunidade piscatória. Estas mulheres têm um conhecimento único das pradarias marinhas e são, por isso, um elemento fundamental não só na sua proteção como na divulgação da sua importância junto das escolas, pessoas em geral e até poder político.
Nesta conversa ficamos também a conhecer um pouco da história pessoal de Raquel Gaspar, de como é o seu dia-a-dia e de como a sua paixão pelo mar um dia a levou a por a sua vida em risco para salvar um golfinho no Sado.
A bióloga marinha conta-nos ainda quais são os maiores desafios e conquistas da Ocean Alive; que passos (fáceis e exequíveis) que todos podemos dar para tornar o nosso dia a dia mais sustentável; e reforça o apelo aos mais jovens para se envolverem na sustentabilidade do Planeta, da importância de os afastar dos ecrãs para eles poderem sentir a Natureza de perto e do importante que é preservá-la.
Veja a entrevista na íntegra aqui.