Vibrolipoaspiração
Em que consiste
"Trata-se de uma lipoaspiração através de um aparelho a que se associou um motor; a cânula vibra como se fosse um piston que extrai a gordura, facilitando o procedimento", explica João Baptista Fernandes, cirurgião plástico e director da Clínica de Todos-os-Santos. "Existe há vários anos, é um método seguro e eficaz. As zonas lipoaspiradas ficam muito mais homogéneas, as cicatrizes (mais parecidas com pequenos orifícios) têm cerca de 3mm, apenas o suficiente para as cânulas passarem. Ao fim de aproximadamente um mês nem se notam. Zonas pequenas necessitam apenas de anestesia local; áreas mais densas requerem anestesia geral."
Pós-operatório
"Não requer internamento e no dia seguinte pode retomar a sua rotina, evitando esforços físicos. Deve andar um mês com uma cinta compressora e o paciente é aconselhado a fazer drenagem linfática ao fim de duas semanas."
Preço médio: pode ir dos 1500, para áreas pequenas com gorduras localizadas, aos 6000.
Lipoaspiração a laser
É outra das novas variantes da lipoaspiração. "A cânula tem um feixe de raios laser que destrói as células de gordura. É seguro; tem associado à cânula um sistema de fibras ópticas muito finas para evitar queimaduras. Mas é um procedimento mais demorado: uma área que, normalmente, demora hora e meia a aspirar com a vibrolipoaspiração, pode levar quatro horas com esta técnica. Já experimentei, mas parece-me pouco prática, penso que ainda tem de evoluir antes de poder ser aplicada em larga escala."