149415191.jpg

Na maior parte dos casos em que reclamamos contra o estado do nosso cabelo, a culpa não é dele, mas dos tratos que lhe infligimos diariamente. É o secador no máximo, são os puxões, são as madeixas e a permanente feitas no mesmo dia… E ainda nos queixamos porque o cabelo espiga, parte e se recusa basicamente a fazer a nossa vontade! É verdade que os hábitos são uma das coisas mais difíceis de alterar e, quando sempre lavámos assim e sempre secámos assado (sem querer fazer trocadilhos), é difícil repensar tudo. Mas vale a pena e faz toda a diferença no aspecto e maleabilidade do cabelo. Por isso, pegue num lápis e marque as respostas que correspondem aos seus gestos habituais. Depois, confira os resultados, para saber o que deve mudar.

1. Costuma escovar o cabelo…
a) …de manhã e à noite.
b) …antes de o lavar.
c) … 100 vezes seguidas para deixá-lo brilhante.
d) …apenas quando está embaraçado.

2. Como aplica o champô?
a) Directamente sobre o cabelo molhado.
b) Duas vezes: lava, enxagua e torna a aplicá-lo.
c) Uma única vez e, primeiro, dilui-o nas mãos.
d) Só nas raízes do cabelo.

3. Para lavar o cabelo…
a) …esfrega energicamente o couro cabeludo para estimular a circulação.
b) …empilha todo o cabelo no alto da cabeça e esfrega circularmente para ficar bem lavado até às pontas.
c) …massaja o couro cabeludo delicadamente, sem esfregar o cabelo do meio para baixo.

4. Qual a quantidade ideal de champô que deve ser usada?
a) Uma colher de chá (para cabelos até aos ombros) ou de sopa (no caso dos cabelos compridos ou volumosos).
b) Uma mão-cheia.
d) O suficiente para lavar bem.

5. Com que regularidade aplica o condicionador?
a) Sempre que lava o cabelo.
b) Uma vez por mês.
c) Quando tem tempo.
d) O seu cabelo é muito fino e liso, não precisa de condicionador.

6. Quando recorre a uma máscara nutritiva…
a) …enxuga sempre primeiro o excesso de água.
b) …passa um pente a seguir para distribuir o produto.

7. Não hesitaria…
a) …em ripar o cabelo para lhe dar volume.
b) …em fazer um corte radicalmente curto.
c) …em fazer uma permanente/desfrizagem e uma descoloração no mesmo dia.

8. Como é que retira o champô?
a) Passa uma chuveirada rápida de água fria.
b) Usa água bem quente.
c) Usa água com vinagre.
d) Usa muita água morna e enxagua durante uns bons minutos.

9. O que faz para secá-lo?
a) …esfrega-o energicamente com a toalha.
b) …enrola-o na toalha e pressiona.
c) …raramente usa secador.

10. Quando usa secador…
a) …começa a esticar o cabelo ainda bem molhado para ser mais fácil de alisar.
b) …dá primeiro uma secadela rápida para retirar o excesso de água e só depois é que molda com a escova.
c) …usa-o o mais quente possível para secar rapidamente e não castigar o cabelo durante muito tempo.

11.Corta o cabelo…
a) De seis em seis semanas.
b) Apenas para mudar de corte.
c) Quando já está muito espigado.

12. Para alisar o cabelo com o ferro…
a) …tanto se pode usar o ferro sobre o cabelo seco como molhado.
b) …só se deve usar o ferro sobre o cabelo já seco.

13. Qual a melhor forma de desembaraçar o cabelo?
a) Usar um pente bem fino e pentear cuidadosamente a partir da raiz.
b) Usar uma escova e pentear de cima para baixo.
c) Começar por desembaraçar as pontas e, depois, ir penteando de cima para baixo.

14. Como pode evitar que fique frisado e se embarace durante a noite?
a) Se dormir com o cabelo amarrado numa trança.
b) Se dormir com uma almofada de cetim.
c) Dormir com uma rede, como as nossas avós.

15. Quando se pinta o cabelo deve-se…
a) …fazer coloração exclusivamente no cabeleireiro.
b) …puxar a coloração até às pontas sempre que se retoca a raiz.

ESPREITE OS RESULTADOS
SERÁ QUE ACERTOU?
Veja quais são os gestos correctos para manter o cabelo no seu melhor e os (maus) hábitos que deve abolir quanto antes.

Questão nº 1
As respostas correctas são a) e b). O cabelo deve ser escovado de manhã – para ajudar a anular os maus jeitos que lhe ficaram da almofada e estimular a micro-circulação do couro cabeludo – à noite – para o desembaraçar de poeiras e de partículas de poluição que o asfixiam -, e antes da lavagem, para que esta seja mais eficaz e menos agressiva. A forma correcta de escovar é em todas as direcções, mas sem violência nem exageros.

Questão nº 2
Se marcou as respostas c) e d), acertou. O champô nunca se aplica directamente na cabeça e também não precisa de ser aplicado duas vezes (a não que alguém lhe tenha despejado uma garrafa de óleo pela cabeça abaixo). Aplique-o na palma da mão, faça espuma com um pouco de água e massaje-o nas raízes. Na maioria das lavagens, não precisa de ensaboar os fios e as pontas: a espuma que escorre por eles abaixo basta para os limpar.

Questão nº 3
A única resposta que denota respeito pelo cabelo é a c). Muitas mulheres ainda lavam o cabelo como quem faz a barrela de um tapete, quando deveria ser sempre lavado como se fosse a camisolinha de caxemira mais cara e delicada – sem esfregar, sem arranhar, com carinho. E lembre-se: quanto mais perto das pontas, mais antigo é o cabelo e mais delicado, sobretudo se o seu comprimento ultrapassa os ombros.

Questão nº 4
Neste caso, as respostas certas são a a) e a d), só que, para a maioria das pessoas, a d) é a b) e, portanto, passa a ser errada. Ficou confusa? Eu explico: é claro que a dose ideal de champô é a suficiente para lavar bem – só que para muita gente isso corresponde a uma dose exagerada. Gasta-se produto à toa e o cabelo não fica mais bem lavado. Pelo contrário, porque o champô acaba por não ser totalmente retirado e ficam resíduos que o vão empastar. Portanto, seja poupadinha, que só lhe faz bem à carteira e ao cabelo.

Questão nº5
Se marcou a), parabéns. O condicionador é imprescindível a seguir a todas as lavagens, seja qual for o seu tipo de cabelo.É o equivalente ao creme hidratante de rosto ou ao after-shave dos homens, e todos os cabelos ficam mais saudáveis e bonitos se o utilizarem. O segredo é escolher um produto adequado ao seu tipo de cabelo, tal como faz com o champô, e aplicá-lo só onde é necessário: do meio do cabelo para baixo. Há apenas duas excepções: se o seu cabelo é fininho e curto, pode passar sem o condicionador, embora não lhe fizesse mal nenhum aplicá-lo uma vez por mês; se tem um cabelo ultra-seco, pode aplicar máscara capilar em vez de condicionador a seguir à lavagem.

Questão nº6
Aposto que pensou que a resposta certa era a b), mas não. Deve-se sempre retirar ao máximo o excesso de água do cabelo antes de aplicar uma máscara, para que esta não fique diluída pela presença do líquido. E, se pentear o cabelo após a aplicação, vai retirar metade ao passar o pente: é preferível massajar suavemente o produto no cabelo, com as pontas dos dedos, para o distribuir e ajudar a penetrar.

Questão nº7
Das três opções, a menos radical para a saúde e aspecto do seu cabelo é a b), ou seja, o corte radical. Os ripados devem ser evitados porque partem o cabelo. Quanto aos chamados serviços técnicos (ondulações, desfrizagens, descolorações, colorações e afins), faça só um de cada vez para não arriscar: o que pouparia em tempo e dinheiro ao juntar tudo numa única ida ao cabeleireiro, pode custar caro ao seu cabelo.

Questão nº8
Em matéria de enxaguamento, a) é a única resposta errada: não por ser com água fria (qualquer temperatura é boa desde que não seja quente a escaldar), mas pela rapidez. O enxaguamento nunca deve ser rápido, porque é preciso tempo para retirar bem todos os resíduos de champô e condicionador ou máscara.

Questão nº9
A única coisa que não deve fazer é a hipótese a), porque, ao esfregar energicamente com a toalha, está a raspar os fios de cabelo uns nos outros e a abrir as suas capas protectoras, justamente quando estão mais vulneráveis porque molhados. O cabelo deve ser enxuto com leves pressões da toalha e, sempre que possível, seco ao ar.

Questão nº10
A certa é a b). Pela saúde do seu cabelo, há duas hipóteses que nunca lhe devem, sequer, passar pela cabeça: começar a esticar o cabelo ainda molhado e usar o secador demasiado quente. O cabelo molhado está ‘recheado’ de água, o que afecta a sua estrutura e o torna mais frágil. Aponte-lhe um secador a escaldar e essa água pode entrar em ebulição, formando micro-bolhas que rebentam partindo o cabelo no processo. Moral da história: use o secador no calor médio e dê uma secadela geral antes de começar a alisar ou a moldar o cabelo.

Questão nº11
Se respondeu a), o mais certo é que nem saiba o que é um cabelo espigado. Seja qual for o seu corte, só tem a ganhar se o ‘refrescar’ de seis em seis semanas, a hipótese b) – mesmo que queira manter o corte, e nem que seja só meio centímetro se está a deixar crescer o cabelo. Todos os cortes têm uma vida própria e não há nenhum que continue giro eternamente.

Questão nº12
Resposta certa, só a b). Pelas razões que lhe explicámos na resposta 10, usar um ferro de alisar sobre cabelo molhado ou mesmo húmido é receita certa para o desastre. Actualmente, há alguns ferros de alisar em cerâmica que afirmam que se podem usar sobre cabelo húmido. Mas quer o nosso conselho? Seque primeiro o cabelo, sempre, porque o seguro morreu de velho… e com uma farta cabeleira.

Questão nº13
A resposta anti-repelões é a c). Experimente: parece magia.

Questão nº14
A opção b) é a mais certa. O que nunca deve fazer: apanhar o cabelo.

Questão nº15
Ah, esta era uma pequena rasteira (só para ver se estava mesmo atenta…). As duas respostas são incorrectas. Em relação à opção a), a verdade é que actualmente pode encontrar, em farmácia, perfumaria, supermercado e até lojas de produtos naturais, todos os tipos de coloração, com fórmulas de grande qualidade. Basta seguir à letra as instruções da embalagem e não há como errar. Quanto à opção b), é uma daquelas ideias feitas que está na hora de desmistificar. Observe o cabelo de uma menina de sete ou oito anos que tenha o cabelo comprido: as raízes são sempre mais escuras e as pontas mais claras, num dégradé que reflecte a idade dos fios de cabelo. É um efeito bonito e natural, que pode ser recreado num cabelo com coloração. Da próxima vez, experimente retocar só as raízes e veja como fica – se resultar, fantástico porque, ao evitar re-colorações sobrepostas, estará a preservar a zona mais antiga e mais frágil do seu cabelo.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

É à vontade do freguês? A polémica das “camisolas com excessivo decote” e as regras de vestuário nas escolas portuguesas

É à vontade do freguês? A polémica das “camisolas com excessivo decote” e as regras de vestuário nas escolas portuguesas

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Apple deverá anunciar iPad Pro com chip M4 e novo Pencil

Apple deverá anunciar iPad Pro com chip M4 e novo Pencil

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Famosos na apresentação das novidades do mundo da beleza

Famosos na apresentação das novidades do mundo da beleza

Tapisco: O balcão de Henrique Sá Pessoa tem uma nova ementa

Tapisco: O balcão de Henrique Sá Pessoa tem uma nova ementa

Sofia Alves Joana Ribeiro e Victoria Guerra brilham na nova novela da SIC

Sofia Alves Joana Ribeiro e Victoria Guerra brilham na nova novela da SIC

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Máxima e Guilherme dos Países Baixos celebram o

Máxima e Guilherme dos Países Baixos celebram o "Dia do Rei" com as filhas e junto da população

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Procurador da Guiné-Bissau detido à chegada a Lisboa por alegado tráfico de droga

Procurador da Guiné-Bissau detido à chegada a Lisboa por alegado tráfico de droga

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Sebastião Bugalho: Inquérito por suspeita de violência doméstica arquivado por falta de provas

Sebastião Bugalho: Inquérito por suspeita de violência doméstica arquivado por falta de provas

De servidores à sustentabilidade: como bate o ‘coração’ da Lenovo na Hungria?

De servidores à sustentabilidade: como bate o ‘coração’ da Lenovo na Hungria?

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

China desenvolve o atlas lunar com “o maior detalhe de sempre”

China desenvolve o atlas lunar com “o maior detalhe de sempre”

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Toca a dançar!

Toca a dançar!

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

A importância dos MBA e das pós-graduações

A importância dos MBA e das pós-graduações

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Caras conhecidas atentas à moda

Caras conhecidas atentas à moda

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Pagamentos com cartões explicados a

Pagamentos com cartões explicados a "principiantes"

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites