149415191.jpg

Na maior parte dos casos em que reclamamos contra o estado do nosso cabelo, a culpa não é dele, mas dos tratos que lhe infligimos diariamente. É o secador no máximo, são os puxões, são as madeixas e a permanente feitas no mesmo dia… E ainda nos queixamos porque o cabelo espiga, parte e se recusa basicamente a fazer a nossa vontade! É verdade que os hábitos são uma das coisas mais difíceis de alterar e, quando sempre lavámos assim e sempre secámos assado (sem querer fazer trocadilhos), é difícil repensar tudo. Mas vale a pena e faz toda a diferença no aspecto e maleabilidade do cabelo. Por isso, pegue num lápis e marque as respostas que correspondem aos seus gestos habituais. Depois, confira os resultados, para saber o que deve mudar.

1. Costuma escovar o cabelo…
a) …de manhã e à noite.
b) …antes de o lavar.
c) … 100 vezes seguidas para deixá-lo brilhante.
d) …apenas quando está embaraçado.

2. Como aplica o champô?
a) Directamente sobre o cabelo molhado.
b) Duas vezes: lava, enxagua e torna a aplicá-lo.
c) Uma única vez e, primeiro, dilui-o nas mãos.
d) Só nas raízes do cabelo.

3. Para lavar o cabelo…
a) …esfrega energicamente o couro cabeludo para estimular a circulação.
b) …empilha todo o cabelo no alto da cabeça e esfrega circularmente para ficar bem lavado até às pontas.
c) …massaja o couro cabeludo delicadamente, sem esfregar o cabelo do meio para baixo.

4. Qual a quantidade ideal de champô que deve ser usada?
a) Uma colher de chá (para cabelos até aos ombros) ou de sopa (no caso dos cabelos compridos ou volumosos).
b) Uma mão-cheia.
d) O suficiente para lavar bem.

5. Com que regularidade aplica o condicionador?
a) Sempre que lava o cabelo.
b) Uma vez por mês.
c) Quando tem tempo.
d) O seu cabelo é muito fino e liso, não precisa de condicionador.

6. Quando recorre a uma máscara nutritiva…
a) …enxuga sempre primeiro o excesso de água.
b) …passa um pente a seguir para distribuir o produto.

7. Não hesitaria…
a) …em ripar o cabelo para lhe dar volume.
b) …em fazer um corte radicalmente curto.
c) …em fazer uma permanente/desfrizagem e uma descoloração no mesmo dia.

8. Como é que retira o champô?
a) Passa uma chuveirada rápida de água fria.
b) Usa água bem quente.
c) Usa água com vinagre.
d) Usa muita água morna e enxagua durante uns bons minutos.

9. O que faz para secá-lo?
a) …esfrega-o energicamente com a toalha.
b) …enrola-o na toalha e pressiona.
c) …raramente usa secador.

10. Quando usa secador…
a) …começa a esticar o cabelo ainda bem molhado para ser mais fácil de alisar.
b) …dá primeiro uma secadela rápida para retirar o excesso de água e só depois é que molda com a escova.
c) …usa-o o mais quente possível para secar rapidamente e não castigar o cabelo durante muito tempo.

11.Corta o cabelo…
a) De seis em seis semanas.
b) Apenas para mudar de corte.
c) Quando já está muito espigado.

12. Para alisar o cabelo com o ferro…
a) …tanto se pode usar o ferro sobre o cabelo seco como molhado.
b) …só se deve usar o ferro sobre o cabelo já seco.

13. Qual a melhor forma de desembaraçar o cabelo?
a) Usar um pente bem fino e pentear cuidadosamente a partir da raiz.
b) Usar uma escova e pentear de cima para baixo.
c) Começar por desembaraçar as pontas e, depois, ir penteando de cima para baixo.

14. Como pode evitar que fique frisado e se embarace durante a noite?
a) Se dormir com o cabelo amarrado numa trança.
b) Se dormir com uma almofada de cetim.
c) Dormir com uma rede, como as nossas avós.

15. Quando se pinta o cabelo deve-se…
a) …fazer coloração exclusivamente no cabeleireiro.
b) …puxar a coloração até às pontas sempre que se retoca a raiz.

ESPREITE OS RESULTADOS
SERÁ QUE ACERTOU?
Veja quais são os gestos correctos para manter o cabelo no seu melhor e os (maus) hábitos que deve abolir quanto antes.

Questão nº 1
As respostas correctas são a) e b). O cabelo deve ser escovado de manhã – para ajudar a anular os maus jeitos que lhe ficaram da almofada e estimular a micro-circulação do couro cabeludo – à noite – para o desembaraçar de poeiras e de partículas de poluição que o asfixiam -, e antes da lavagem, para que esta seja mais eficaz e menos agressiva. A forma correcta de escovar é em todas as direcções, mas sem violência nem exageros.

Questão nº 2
Se marcou as respostas c) e d), acertou. O champô nunca se aplica directamente na cabeça e também não precisa de ser aplicado duas vezes (a não que alguém lhe tenha despejado uma garrafa de óleo pela cabeça abaixo). Aplique-o na palma da mão, faça espuma com um pouco de água e massaje-o nas raízes. Na maioria das lavagens, não precisa de ensaboar os fios e as pontas: a espuma que escorre por eles abaixo basta para os limpar.

Questão nº 3
A única resposta que denota respeito pelo cabelo é a c). Muitas mulheres ainda lavam o cabelo como quem faz a barrela de um tapete, quando deveria ser sempre lavado como se fosse a camisolinha de caxemira mais cara e delicada – sem esfregar, sem arranhar, com carinho. E lembre-se: quanto mais perto das pontas, mais antigo é o cabelo e mais delicado, sobretudo se o seu comprimento ultrapassa os ombros.

Questão nº 4
Neste caso, as respostas certas são a a) e a d), só que, para a maioria das pessoas, a d) é a b) e, portanto, passa a ser errada. Ficou confusa? Eu explico: é claro que a dose ideal de champô é a suficiente para lavar bem – só que para muita gente isso corresponde a uma dose exagerada. Gasta-se produto à toa e o cabelo não fica mais bem lavado. Pelo contrário, porque o champô acaba por não ser totalmente retirado e ficam resíduos que o vão empastar. Portanto, seja poupadinha, que só lhe faz bem à carteira e ao cabelo.

Questão nº5
Se marcou a), parabéns. O condicionador é imprescindível a seguir a todas as lavagens, seja qual for o seu tipo de cabelo.É o equivalente ao creme hidratante de rosto ou ao after-shave dos homens, e todos os cabelos ficam mais saudáveis e bonitos se o utilizarem. O segredo é escolher um produto adequado ao seu tipo de cabelo, tal como faz com o champô, e aplicá-lo só onde é necessário: do meio do cabelo para baixo. Há apenas duas excepções: se o seu cabelo é fininho e curto, pode passar sem o condicionador, embora não lhe fizesse mal nenhum aplicá-lo uma vez por mês; se tem um cabelo ultra-seco, pode aplicar máscara capilar em vez de condicionador a seguir à lavagem.

Questão nº6
Aposto que pensou que a resposta certa era a b), mas não. Deve-se sempre retirar ao máximo o excesso de água do cabelo antes de aplicar uma máscara, para que esta não fique diluída pela presença do líquido. E, se pentear o cabelo após a aplicação, vai retirar metade ao passar o pente: é preferível massajar suavemente o produto no cabelo, com as pontas dos dedos, para o distribuir e ajudar a penetrar.

Questão nº7
Das três opções, a menos radical para a saúde e aspecto do seu cabelo é a b), ou seja, o corte radical. Os ripados devem ser evitados porque partem o cabelo. Quanto aos chamados serviços técnicos (ondulações, desfrizagens, descolorações, colorações e afins), faça só um de cada vez para não arriscar: o que pouparia em tempo e dinheiro ao juntar tudo numa única ida ao cabeleireiro, pode custar caro ao seu cabelo.

Questão nº8
Em matéria de enxaguamento, a) é a única resposta errada: não por ser com água fria (qualquer temperatura é boa desde que não seja quente a escaldar), mas pela rapidez. O enxaguamento nunca deve ser rápido, porque é preciso tempo para retirar bem todos os resíduos de champô e condicionador ou máscara.

Questão nº9
A única coisa que não deve fazer é a hipótese a), porque, ao esfregar energicamente com a toalha, está a raspar os fios de cabelo uns nos outros e a abrir as suas capas protectoras, justamente quando estão mais vulneráveis porque molhados. O cabelo deve ser enxuto com leves pressões da toalha e, sempre que possível, seco ao ar.

Questão nº10
A certa é a b). Pela saúde do seu cabelo, há duas hipóteses que nunca lhe devem, sequer, passar pela cabeça: começar a esticar o cabelo ainda molhado e usar o secador demasiado quente. O cabelo molhado está ‘recheado’ de água, o que afecta a sua estrutura e o torna mais frágil. Aponte-lhe um secador a escaldar e essa água pode entrar em ebulição, formando micro-bolhas que rebentam partindo o cabelo no processo. Moral da história: use o secador no calor médio e dê uma secadela geral antes de começar a alisar ou a moldar o cabelo.

Questão nº11
Se respondeu a), o mais certo é que nem saiba o que é um cabelo espigado. Seja qual for o seu corte, só tem a ganhar se o ‘refrescar’ de seis em seis semanas, a hipótese b) – mesmo que queira manter o corte, e nem que seja só meio centímetro se está a deixar crescer o cabelo. Todos os cortes têm uma vida própria e não há nenhum que continue giro eternamente.

Questão nº12
Resposta certa, só a b). Pelas razões que lhe explicámos na resposta 10, usar um ferro de alisar sobre cabelo molhado ou mesmo húmido é receita certa para o desastre. Actualmente, há alguns ferros de alisar em cerâmica que afirmam que se podem usar sobre cabelo húmido. Mas quer o nosso conselho? Seque primeiro o cabelo, sempre, porque o seguro morreu de velho… e com uma farta cabeleira.

Questão nº13
A resposta anti-repelões é a c). Experimente: parece magia.

Questão nº14
A opção b) é a mais certa. O que nunca deve fazer: apanhar o cabelo.

Questão nº15
Ah, esta era uma pequena rasteira (só para ver se estava mesmo atenta…). As duas respostas são incorrectas. Em relação à opção a), a verdade é que actualmente pode encontrar, em farmácia, perfumaria, supermercado e até lojas de produtos naturais, todos os tipos de coloração, com fórmulas de grande qualidade. Basta seguir à letra as instruções da embalagem e não há como errar. Quanto à opção b), é uma daquelas ideias feitas que está na hora de desmistificar. Observe o cabelo de uma menina de sete ou oito anos que tenha o cabelo comprido: as raízes são sempre mais escuras e as pontas mais claras, num dégradé que reflecte a idade dos fios de cabelo. É um efeito bonito e natural, que pode ser recreado num cabelo com coloração. Da próxima vez, experimente retocar só as raízes e veja como fica – se resultar, fantástico porque, ao evitar re-colorações sobrepostas, estará a preservar a zona mais antiga e mais frágil do seu cabelo.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Famosos divertem-se no Rock in Rio 2024

Famosos divertem-se no Rock in Rio 2024

João Paulo Esteves da Silva - O piano e todas as margens

João Paulo Esteves da Silva - O piano e todas as margens

Campos de férias: será que o meu filho sobrevive?

Campos de férias: será que o meu filho sobrevive?

Mariana arrasa Daniel após “traição” em “Casados à Primeira Vista”

Mariana arrasa Daniel após “traição” em “Casados à Primeira Vista”

Realeza e celebridades britânicas rendidas ao estilo floral, em Ascot

Realeza e celebridades britânicas rendidas ao estilo floral, em Ascot

Carros elétricos chineses deverão ficar mais caros

Carros elétricos chineses deverão ficar mais caros

EXAME 481 - Junho de 2024

EXAME 481 - Junho de 2024

Entre no jogo de copos

Entre no jogo de copos

Inster será o 100% elétrico mais acessível da Hyundai

Inster será o 100% elétrico mais acessível da Hyundai

Como as poeiras do Saara podem ajudar a impedir furacões

Como as poeiras do Saara podem ajudar a impedir furacões

Festivais de música erudita a não perder este mês

Festivais de música erudita a não perder este mês

Tragédia em “Senhora do Mar”: Alex mata Manuel e atira-o ao mar

Tragédia em “Senhora do Mar”: Alex mata Manuel e atira-o ao mar

Oppo Watch X chega com monitorização avançada de fitness e autonomia prolongada

Oppo Watch X chega com monitorização avançada de fitness e autonomia prolongada

Novo estudo científico revela que o cérebro tenta prever o futuro enquanto se encontra em repouso

Novo estudo científico revela que o cérebro tenta prever o futuro enquanto se encontra em repouso

Dior apresenta coleção Cruise Collection 2025

Dior apresenta coleção Cruise Collection 2025

ESG Talks: “O Alqueva veio resolver muitos problemas que tínhamos na região”

ESG Talks: “O Alqueva veio resolver muitos problemas que tínhamos na região”

Restrições ao consumo de água no Algarve vão ser aliviadas

Restrições ao consumo de água no Algarve vão ser aliviadas

10

10 "looks" de Letizia com ténis

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Aromas de verão para a casa

Aromas de verão para a casa

Criador do Orkut tem planos para abrir a rede social da felicidade

Criador do Orkut tem planos para abrir a rede social da felicidade

Adoçante comum presente em pastilhas elásticas e até pastas dentífricas associado a duplicação do risco de AVC e enfarte

Adoçante comum presente em pastilhas elásticas e até pastas dentífricas associado a duplicação do risco de AVC e enfarte

VISÃO Se7e: Aproveitar os dias e noites de verão

VISÃO Se7e: Aproveitar os dias e noites de verão

Os 500 anos de Camões

Os 500 anos de Camões

Caras Decoração de junho: celebrar o bom tempo e a vida ao ar livre

Caras Decoração de junho: celebrar o bom tempo e a vida ao ar livre

Agenda pais e filhos: 8 sugestões para Lisboa e Porto

Agenda pais e filhos: 8 sugestões para Lisboa e Porto

Desfile de chapéus reais nas corridas de cavalos de Ascot

Desfile de chapéus reais nas corridas de cavalos de Ascot

Requintado jantar assinala inauguração da nova exposição de Joana Vasconcelos na Boutique Dior, em Lisboa

Requintado jantar assinala inauguração da nova exposição de Joana Vasconcelos na Boutique Dior, em Lisboa

Os telemóveis que vão deixar de poder ter WhatsApp já nos próximos dias

Os telemóveis que vão deixar de poder ter WhatsApp já nos próximos dias

Golpe do

Golpe do "abate do porco": Como estes esquemas internacionais estão a arruinar vidas

ESG Talks:

ESG Talks: "Nós somos muito rápidos a criar legislação e depois pouco rápidos a operacionalizá-la"

ERP à medida de todas as empresas

ERP à medida de todas as empresas

Kia EV9 GT-Line AWD em testes: A referência nos grandes SUV

Kia EV9 GT-Line AWD em testes: A referência nos grandes SUV

Participe na conferência “Gestão de Talento no setor da Tecnologia”

Participe na conferência “Gestão de Talento no setor da Tecnologia”

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Um Jardim de Verão na Fundação Gulbenkian com concertos e filmes gratuitos

Um Jardim de Verão na Fundação Gulbenkian com concertos e filmes gratuitos

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Kiwi contra um dos mais dolorosos efeitos secundários da quimioterapia. O

Kiwi contra um dos mais dolorosos efeitos secundários da quimioterapia. O "método inovador" criado por investigadores portugueses

ATL para cientistas

ATL para cientistas

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Sair à noite em Lisboa. Roteiro, hora a hora, por bares e discotecas da cidade – até ao nascer do Sol

Sair à noite em Lisboa. Roteiro, hora a hora, por bares e discotecas da cidade – até ao nascer do Sol

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

"O que é verdadeiramente desafiante é as marcas saberem o que leva as pessoas às lojas e o que funciona online". Leah Johns em entrevista

Em “A Promessa”: Maria devolve o dinheiro que António pagou pelas filhas

Em “A Promessa”: Maria devolve o dinheiro que António pagou pelas filhas

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites