Um estudo sobre fertilidade, realizado por uma equipa de investigadores liderados por Samantha Dawson, da Universidade Lethbridge, em Alberta, Canadá, indica que as mulheres solteiras experimentam mais fantasias sexuais durante o período fértil do ciclo menstrual.
O objetivo era determinar qual a preponderância das hormonas femininas no interesse sexual. O estudo foi efetuado com um universo de 27 mulheres heterossexuais, entre os 18 e os 30, solteiras e que não estavam a usar qualquer método hormonal de anticonceção. Durante um mês, cada uma delas preenchia diariamente um relatório sobre as suas fantasias sexuais.
Quando se procedeu à análise dos resultados, as mulheres apresentavam uma média de 0,77 fantasias dia. Mas durante os três dias da ovulação, a média subia para 1,3 e estas envolviam um maior número de homens.
“As mulheres preferem alguém de quem possam receber os genes, e é por isso que o número de fantasias envolvendo homens aumenta nesta fase. Quando o risco de conceção é maior (durante a ovulação), acredito que as mulheres desejam um potencial parceiro com quem se possam envolver emocionalmente”, disse Samantha Dawson.