As dores nas costas provocadas por uma má postura durante o sono provocam efeitos secundários desastrosos no dia seguinte.
De acordo com Paulo Ferreira, médico e coordenador nacional da campanha “Olhe pelas suas costas” recomenda que a escolha de uma almofada deva ir muito além da avaliação do respetivo padrão e textura.
“Podemos ficar com uma noção da altura ideal para uma almofada em função da posição preferencial durante o sono. A ideia base é manter o alinhamento entre a cabeça, o pescoço e o tronco durante o sono. Optar por uma almofada mais alta e firme é uma escolha apropriada para quem dorme habitualmente de lado. Para quem dorme de barriga para cima, a escolha mais apropriada será uma almofada de dureza média que se ajuste à curvatura do pescoço e ao mesmo tempo permita um bom apoio da cabeça. Dormir de barriga para baixo é uma posição pouco aconselhável, principalmente para quem tem dores de pescoço, mas neste caso uma almofada baixa e flexível pode ser a melhor solução.”
Um estudo recente indica que sete em cada 10 pessoas sofrem de dores nas costas, o que equivale a 72,4 por cento da população portuguesa, esta é também a segunda causa em termos globais de visitas ao médico.
Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com.