O cancro do ovário é a sétima causa de morte feminina mais frequente em todo o mundo. A sua incidência está a aumentar nos países desenvolvidos. Em Portugal, estamos mal informadas sobre ele, segundo um estudo recente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A Liga lança hoje uma campanha de sensibilização nacional para o cancro do ovário, que vai contar com a participação de figuras públicas como Tânia Ribas de Oliveira, Rita Ferro Rodrigues, Carla Rocha e Andreia Rodrigues. Um vídeo informativo, a divulgar nas redes sociais, e a distribuição de folhetos informativos em colaboração com a Associação de Cabeleireiros de Portugal, são algumas das ações que pretendem agitar a consciência das portuguesas para a prevenção deste cancro.
Esta ação quer, sobretudo, chamar a atenção das mulheres com mais de 55 anos para não descurarem a visita frequente ao seu ginecologista, já que é depois da menopausa que esta patologia é mais frequente.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para alguns sintomas mais comuns do cancro do ovário, apesar de, numa fase inicial, este poder ser assintomático:
. Pressão ou dor no abdómen, pélvis, costas ou pernas
. Abdómen inchado ou sensação de estar “empanturrada”
. Náuseas, gases, indigestão, prisão de ventre ou diarreia
.Sensação constante de grande cansaço
. Outros sintomas menos frequentes são a falta de ar, vontade constante de urinar, hemorragias vaginais invulgares (períodos de fluxo muito abundante ou hemorragias, após a menopausa).
Saiba mais no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro.