Aos 30
Que exames fazer?
Análises ao colesterol e glicose, medição da tensão arterial, citologia anual, exploração mamária, revisão aos ouvidos.
A que médicos ir?
Ginecologista e clínico geral.
Marque uma visita anual ao ginecologista para realizar uma citologia (Papanicolau), recolha de células do colo do útero para rastrear o vírus do papiloma humano (HPV), que pode originar cancro do colo do útero. Este cancro é tratável na quase totalidade dos casos quando detectado precocemente. Este exame também pode ser feito no departamento de planeamento familiar do centro de saúde.
Se tem antecedentes familiares de cancro da mama, o médico pode recomendar a primeira mamografia, um exame radiológico capaz de detectar tumores ainda não palpáveis. Caso contrário, basta fazer regularmente uma auto-apalpação mamária para detectar alterações e nódulos (seguindo as instruções do médico), sempre depois do período.
Medição da tensão arterial e níveis de colesterol e glicose no sangue são análises de rotina que também deve fazer nesta década. Qualquer alteração indica um desequilíbrio que deve ser investigado, e quanto mais cedo forem averiguadas as causas e iniciados os tratamentos melhor.
Também é uma boa altura para fazer uma primeira revisão aos ouvidos, mesmo que não tenha queixas, para rastrear problemas incipientes e limpar a cera acumulada.
E para prevenir:
• Comece a tomar mais cuidado com o estilo de vida: tabaco, stresse e cafeína têm agora custos mais elevados e o corpo demora mais a recuperar. Faça uma dieta equilibrada, não aumente de peso e pratique exercício.
• Tomar alguns suplementos vitamínicos é boa ideia, sobretudo em alturas de stresse ou convalescença.
• O ácido fólico, o ómega 3 e a vitamina E são bons aliados, sobretudo se está
a pensar engravidar.
O CHECK UP CERTO PARA CADA IDADE: AOS 20
O CHECK UP CERTO PARA CADA IDADE: AOS 40
O CHECK UP CERTO PARA CADA IDADE: AOS 50