
Os hábitos estéticos dos homens estão em mudança há alguns anos. Eles podem detestar rótulos como ‘metrossexual’ mas estão a cuidar mais da aparência e, à falta de produtos pensados para eles, viram-se para os das mulheres.
Foi o que apurou uma sondagem promovida no Reino Unido pelo site de venda de cosméticos Escentual.com, onde 34% dos homens confessaram usar os produtos e acessórios de beleza das suas companheiras. Deste lote, 6% diz mesmo usá-los com a mesma regularidade com que elas o fazem.
A ideia de que eles se arranjam mais depressa, de manhã, do que as mulheres também perde terreno: 25% afirma demorar o mesmo tempo ao espelho, ou mais ainda, do que a sua cara-metade.
Entre as rotinas de beleza mais frequentes contam-se, em primeiro lugar, a depilação com lâmina ou cera (30%). Vinte por cento admite dar um jeito às sobrancelhas; 11% usa corretor, 10% utilizam auto-bronzeador e apenas 1% admite não dispensar base.
A contribuir para esta mudança de hábitos e mentalidades estão celebridades que não têm problema em admitir os seus rituais de beleza, como é o caso de David Beckham, ou que protagonizam campanhas de cosméticos masculinos, como é o caso de Matthew McConaughey, Justin Timberlake ou Josh Hartnett.