Segundo um estudo publicado na revista PLoS ONE, quando as mulheres dão à luz naturalmente, existem níveis mais elevados de uma proteína especial que ajuda a impulsionar os níveis de inteligência quando os bebés se desenvolvem.
Os pesquisadores, da universidade de Yale nos Estados Unidos da América (EUA), dizem que a proteína, chamada UCP2, nos bebés nascidos naturalmente poderá ajudar a fomentar as suas memórias de curto e longo prazo, sendo estas as componentes chave do QI humano quando crescem.
Eles fizeram a descoberta depois de estudar o hipocampo no cérebro de ratos de laboratório que nasceram por parto normal e cesariana.Os ratos que nasceram por cesariana tinham menos níveis de UCP2 e, em consequência, sofriam, mais tarde, de deficiências.
O autor do estudo Dr. Tamas Horvath, revelou que “estes resultados revelam um papel potencialmente crítico da UCP2 no bom desenvolvimento de circuitos cerebrais e comportamentos relacionados.”, “O aumento dascesarianas, feitas por conveniência, em vez por necessidade médica pode ter um efeito nefasto duradouro no desenvolvimento do cérebro do bebé.”