Provavelmente, era uma das suas brincadeiras de infância preferidas e também é um bom exercício cardiovascular. Pode ser feito em qualquer lado, é uma forma fácil de queimar uns quilos a mais… e pode ter benefícios adicionais inesperados: apenas alguns minutos diários a saltar à corda podem ajudá-la a controlar o apetite.
Cientistas da Faculdade de Ciências Desportivas da Universidade de Waseda, no Japão, quiseram testar a teoria de que exercícios como saltar ou correr, interferiam com a libertação de hormonas que desencadeiam a fome.
Para isso recorreram a 15 voluntários masculinos e pediram-lhes que jejuassem nas 12 horas anteriores ao teste. Este consistia em saltar à corda durante 10 minutos, após os quais descansavam por cinco. Depois de repetirem a sequência por três vezes, descansam por duas horas. Seguia-se a mesma sequência numa bicicleta estática. Ambas as atividades físicas envolviam o mesmo dispêndio de calorias. Na terceira e última fase do teste, ficaram em descanso absoluto por duas horas e meia.
Durante as diferentes fases do teste, para além de serem inquiridos sobre a fome que sentiam, testavam-se os níveis sanguíneos de algumas hormonas que se sabem estar envolvidas do apetite.
Os voluntários relataram sentir menos fome ao saltar à corda do que a andar de bicicleta. Ambas as atividades despertavam menos o apetite do que o repouso total. Os resultados dos exames sanguíneos mostraram níveis mais baixos de algumas hormonas, sobretudo de grelina, que estimula o apetite, quando saltavam à corda. No entanto, a diferença hormonal manifestada entre este exercício e a bicicleta não foi sifgnificativa, segundo a equipa. Ou seja, não é por baixar os níveis hormonais que saltar à corda resulta; deve existir outro mecanismo envolvido na quebra do apetite.
Os cientistas põem a hipótese de que a maior redução do apetite, ocorrida depois de saltar à corda, se prenda com o facto de a maioria dos músculos e articulações suportarem o peso do corpo, quando do impacto com o solo, o que não acontece quando andamos de bicicleta.
A equipa japonesa está a realizar uma nova bateria de testes.