melhorar vida.JPG

1. ACORDE MAIS CEDO

Sabemos que a simples ideia dói, principalmente se é mais mocho do que cotovia. Mas antes de virar esta página, experimente fazer as contas: caso acordasse uma hora mais cedo, como é que a gastava? Podia usá-la para fazer ioga ou tai-chi, tomar o pequeno-almoço enquanto lê o jornal, preparar o almoço em casa ou despachar umas tarefas domésticas que deixa para o fim do dia, quando já está completamente estourada! Por isso, não desista antes de tentar: o segredo é avançar devagarinho. De início, acorde dez minutos mais cedo, depois quinze e assim sucessivamente. Outro aspecto essencial: mantenha o despertador fora do seu alcance, para evitar dar-lhe dar um murro e virar-se para o outro lado, continuando a dormir.

Se lhe custa saltar da cama num ápice, experimente, ainda deitada, fazer uns exercícios de alongamento: estique as pernas, leve-as até ao peito, depois, solte os braços por cima da cabeça e espreguice-se, enquanto mentalmente começa a ‘construir’ o seu dia. Para a ajudar, nada como a luz natural: é proíbido cerrar os estores e as cortinas como se estivesse num bunker.

2.TRABALHO É APENAS TRABALHO

Não o leve para casa

E isso tem duas interpretações: a literal, ou seja, não deve levar mesmo qualquer trabalho para fazer em casa, e a metafórica, ou seja, está proibida de levar problemas de trabalho para casa. Está irritada quando sai da empresa ao final do dia? Escolha o caminho mais longo, oiça música enquanto conduz, estabeleça mentalmente o seu plano de acção para o dia seguinte e, de seguida, desligue o botão, começando a concentrar-se no que vai fazer quando chegar a casa. Se, mesmo assim, precisa de falar no assunto, combine com o seu companheiro que têm quinze minutos por dia para ‘despejarem o saco’ e acabou! Há coisas bem mais relaxantes para fazer do que jantar com o seu chefe!

3.AUMENTE O SEU NÍVEL DE ENERGIA… mexendo-se mais

Deita-se cansada, acorda cansada e passa o dia cansada? Para aumentar o seu nível de energia são essenciais três passos: dormir pelo menos sete horas por dia (o que implica não ficar a dormitar no sofá e estabelecer um horário de sono), seguir uma alimentação equilibrada (evite a fast-food!) e praticar exercício.
Este é o busílis da questão: geralmente, a desculpa para não fazermos exercício é o facto de andarmos cansadas. Ora, é exactamente o contrário: andamos cansadas porque não nos mexemos. Este dado foi comprovado por um estudo da Universidade de Georgia, nos Estados Unidos, segundo o qual o exercício físico regular aumenta os níveis de energia e reduz a fadiga, enquanto a sua ausência nos torna letárgicos. E basta uma caminhada de dez minutos diários para começar a sentir a diferença.
 

4.TIRE O MÁXIMO PROVEITO DA HORA DE ALMOÇO … pensando em si

 

Temos tendência para não a apreciar, mas na verdade esta hora deve ser encarada como uma oportunidade de fazermos actividades que nos dão bem-estar. Não tem tempo para estar com aquela velha amiga? Marquem um almoço. Anda desejosa de comprar um casaco novo? Aproveite e dê um salto ao centro comercial mais próximo. Está um dia lindo? Vá até ao parque e usufrua do sol, levando um livro na male. Se puder, adiante ou atrase a hora seu almoço para evitar a altura de maior confusão. E nada de levar o PC ou de comer à secretária.


5.USE O DINHEIRO PARA COMPRAR FELICIDADE

 

Sem problemas de consciência

Pensa que o seu dinheiro está a ser mal empregue quando tem a tentação de comprar o DVD com a terceira temporada do House, o álbum novo da PJ Harvey ou uma mala de marca? Acredita que é um desperdício usá-lo para surprender o seu companheiro com um jantar num restaurante romântico? Anda há séculos a adiar a viagem ao México com medo que o dinheiro lhe faça falta porque ‘pode acontecer alguma coisa…’. E assim faz as suas escolhas: apenas com base no dever, nunca no prazer. Acha que isso é qualidade de vida? É verdade que temos contas para pagar, mas se limitarmos o nosso quotidiano às obrigações, estamos a tirar a cereja de cima do bolo. De vez em quando, perca a cabeça! Ou nunca ouviu dizer que a vida é para se viver?

6.DESTINGA O ACESSÓRIO DO ESSENCIAL e some minutos

 

Tem uma série infindável de assuntos a tratar todas as manhãs: ir ao banco, aos correios, ao supermercado, comprar a prenda para o aniversário do seu filho… Simplifique. Para começar, a Internet está aí para ajudá-la: desde aceder ao seu banco, até fazer todo o tipo de compras online, é tempo e trabalho que poupa e mais tempo livre que fica. Além disso, já ouviu falar de divisão de tarefas? Se a sua agenda está demasiado sobrecarregada, passe algumas das responsabililidades para o seu marido.
 

7.NÃO DIGA SIM A TUDO

Aprenda a ser ‘egoísta’

Por que é que a palavra ‘não’ é tão difícil de dizer? Os especialistas afirmam que isso se relaciona com uma baixa auto-estima: mais ou menos conscientemente, acreditamos que, caso neguemos um compromisso ou um pedido, estamos a afastar terceiros ou a desiludi-los, sentindo-nos culpadas, envergonhadas ou egoístas. Dizemos ‘sim’ pois acreditamos que só assim estamos à altura das expectativas dos outros, mesmo que isso prejudique seriamente a nossa vida. O que acontece é que há sempre uma parte de nós que se acha usada e acumula raiva e frustração. Dizer ‘não’ não tem de ser desagradável e é a única maneira de não sermos submersos por compromissos: diga ‘desculpa, mas hoje não posso’ ou ‘não é possível ajudar-te, terá de ficar para uma próxima oportunidade’, sempre com um sorriso e resistindo a dar justificações.

8.A VIDA NÃO É UMA NOVELA

Mantenha a calma

Vemos demasiada televisão e às vezes esquecemo-nos que a vida real é um bocadinho diferente. Não dramatize as situações, não tire conclusões apressadas nem sofra antes de tempo. Uma crítica no trabalho não significa que vai ser despedida, uma discussão com o seu namorado não implica o final da relação, uma batidela com o carro não é sinal de bancarrota. Se a cada um destes acontecimentos responder com uma hecatombe emocional, está apenas a sofrer em vão, a submeter o seu coração a um desgaste desnecessário e a criar mais rugas na pele.


9.CHEGA DE REGRAS

Liberte-se de medos

Já chegam aquelas com que somos obrigadas a lidar, como o excesso de velocidade, a proibição de fumar ou as multas no clube de vídeo. Para quê andar sempre a repetir frases como ‘não posso’, ‘não devo’, ‘é certo’, ‘é errado’. Quando disser alguma coisa como ‘não devo combinar o irmão da minha melhor amiga para sair’, pare! Questione-se de onde é que saiu este ‘não devo’. Prejudica alguém ou a si mesma? Na maior parte do tempo tratam-se de respostas mecânicas que nos tolhem os movimentos e a capacidade de acção, aprendidas quando éramos pequenas ou motivadas pelo medo.

10.PASSE MAIS TEMPO NA NET

e diminua o stresse

Apenas 49% das mulheres das mulheres europeias gastam mais de uma hora por dia a fazer o que gostam, incluindo no fim-de-semana: este é um dos resultados do estudo ‘Quality Me Time”, comissariado pela HP, que quis averiguar, por essa Europa fora, o que é que nós fazíamos com o nosso tempo. Os resultados não são animadores: apenas gastamos sete horas por semana a fazer actividades que nos dão prazer e apenas 11% de nós afirma ter uma vida equilibrada. O resultado é o aumento do cansaço, depressão e irritabilidade. Termos tempos para nós é a chave de uma vida saudável e, para isso, contribui em muito ‘navergarmos’ pela Internet. O estudo revelou que não apenas reduz o stresse ao diminuir o nosso ritmo cardíaco, como ajudar a ginasticar o cérebro, diminuindo o tempo de reacção a problemas de lógica. E isto implica apenas dez minutos por dia a ver o nosso mail pessoal, a visitar as páginas e os blogs de amigos e a fazer download de imagens e vídeos de familiares e amigos.





Mais no portal

Mais Notícias

Eurico on Crack: Petiscos, boa onda e vista para o rio Tejo

Eurico on Crack: Petiscos, boa onda e vista para o rio Tejo

Respirar ou sobreviver?

Respirar ou sobreviver?

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Cura by The Sea: Estas camisas já foram lençóis

Cura by The Sea: Estas camisas já foram lençóis

Desporto: A ambição de continuar a ser craque os 40

Desporto: A ambição de continuar a ser craque os 40

Solução desenvolvida por empresa portuguesa revoluciona a comunicação corporativa

Solução desenvolvida por empresa portuguesa revoluciona a comunicação corporativa

A transformação na Logística & Transportes

A transformação na Logística & Transportes

As imagens das cenas de sexo lésbico de Margarida Corceiro na TVI

As imagens das cenas de sexo lésbico de Margarida Corceiro na TVI

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Charlene do Mónaco celebra 47.ºaniversário

Charlene do Mónaco celebra 47.ºaniversário

Atsumori: Dança de Luzes e Sombras, um Rito entre Mundos

Atsumori: Dança de Luzes e Sombras, um Rito entre Mundos

VOLT Live: Estagnação da rede de carregamento

VOLT Live: Estagnação da rede de carregamento

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Teste ao Microsoft Surface Laptop: Um portátil com 20 horas de autonomia

Teste ao Microsoft Surface Laptop: Um portátil com 20 horas de autonomia

Rei Felipe VI celebra 57.º aniversário

Rei Felipe VI celebra 57.º aniversário

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Polestar 3 em teste: Excelente… quando estiver pronto

Polestar 3 em teste: Excelente… quando estiver pronto

CARAS Decoração: Novas coleções em mobiliário de exterior

CARAS Decoração: Novas coleções em mobiliário de exterior

OpenAI lança modelo o3-mini para todos os utilizadores

OpenAI lança modelo o3-mini para todos os utilizadores

2024, um ano extremamente quente. Outra vez

2024, um ano extremamente quente. Outra vez

VISÃO Júnior de janeiro de 2025

VISÃO Júnior de janeiro de 2025

As nossas casas são as mais frias da Europa? A tabela que mostra onde fica Portugal

As nossas casas são as mais frias da Europa? A tabela que mostra onde fica Portugal

VISÃO Se7e: Livrarias em segunda mão, camisas que foram lençóis e um bloody Mary de sushi

VISÃO Se7e: Livrarias em segunda mão, camisas que foram lençóis e um bloody Mary de sushi

Em

Em "Terra Brava": Casamento de Afonso e Xana repleto de acontecimentos

Audi Q6 e-tron Performance em teste: o melhor SUV elétrico?

Audi Q6 e-tron Performance em teste: o melhor SUV elétrico?

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

A lotaria da genética na depressão: Identificados mais de 300 novos genes - e quase 700 variações -associados à doença

A lotaria da genética na depressão: Identificados mais de 300 novos genes - e quase 700 variações -associados à doença

O top 10 mundial de fenómenos meteorológicos extremos de 2024 em vídeo

O top 10 mundial de fenómenos meteorológicos extremos de 2024 em vídeo

Celebridades assistem ao desfile de alta-costura da Dior, em Paris

Celebridades assistem ao desfile de alta-costura da Dior, em Paris

CARAS Decoração: Está a pensar em remodelar a sua casa de banho?

CARAS Decoração: Está a pensar em remodelar a sua casa de banho?

Curadoria eclética: a arte de combinar estilos

Curadoria eclética: a arte de combinar estilos

As fotos mais ousadas de Helena Isabel nas férias. Veja a galeria de imagens

As fotos mais ousadas de Helena Isabel nas férias. Veja a galeria de imagens

Moda: Planeta vermelho

Moda: Planeta vermelho

Edward Snowden diz que Nvidia RTX 5080 é “um crime monopolístico contra o consumidor”

Edward Snowden diz que Nvidia RTX 5080 é “um crime monopolístico contra o consumidor”

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Novo estudo associa antibióticos, antivirais e vacinas à redução do risco de demência

Novo estudo associa antibióticos, antivirais e vacinas à redução do risco de demência

Bem-vindos ao ano da Serpente

Bem-vindos ao ano da Serpente

Zé Manel e o futuro

Zé Manel e o futuro

Gio Rodrigues confessa ser vaidoso: “Quero chegar impecável aos 50 anos”

Gio Rodrigues confessa ser vaidoso: “Quero chegar impecável aos 50 anos”

Abacate: os benefícios do alimento-estrela

Abacate: os benefícios do alimento-estrela

Rania da Jordânia felicita rei Abdullah e o filho mais novo de ambos em dia de aniversário

Rania da Jordânia felicita rei Abdullah e o filho mais novo de ambos em dia de aniversário

Livrarias em segunda mão: 9 moradas que põem os livros manuseados a circular

Livrarias em segunda mão: 9 moradas que põem os livros manuseados a circular

Já começou a campanha eleitoral de 'Miúdos a Votos'!

Já começou a campanha eleitoral de 'Miúdos a Votos'!

Braga 2025, capital da cultura

Braga 2025, capital da cultura

30 anos de compromisso e confiança, 450 mil clientes protegidos

30 anos de compromisso e confiança, 450 mil clientes protegidos