melhorar vida.JPG

1. ACORDE MAIS CEDO

Sabemos que a simples ideia dói, principalmente se é mais mocho do que cotovia. Mas antes de virar esta página, experimente fazer as contas: caso acordasse uma hora mais cedo, como é que a gastava? Podia usá-la para fazer ioga ou tai-chi, tomar o pequeno-almoço enquanto lê o jornal, preparar o almoço em casa ou despachar umas tarefas domésticas que deixa para o fim do dia, quando já está completamente estourada! Por isso, não desista antes de tentar: o segredo é avançar devagarinho. De início, acorde dez minutos mais cedo, depois quinze e assim sucessivamente. Outro aspecto essencial: mantenha o despertador fora do seu alcance, para evitar dar-lhe dar um murro e virar-se para o outro lado, continuando a dormir.

Se lhe custa saltar da cama num ápice, experimente, ainda deitada, fazer uns exercícios de alongamento: estique as pernas, leve-as até ao peito, depois, solte os braços por cima da cabeça e espreguice-se, enquanto mentalmente começa a ‘construir’ o seu dia. Para a ajudar, nada como a luz natural: é proíbido cerrar os estores e as cortinas como se estivesse num bunker.

2.TRABALHO É APENAS TRABALHO

Não o leve para casa

E isso tem duas interpretações: a literal, ou seja, não deve levar mesmo qualquer trabalho para fazer em casa, e a metafórica, ou seja, está proibida de levar problemas de trabalho para casa. Está irritada quando sai da empresa ao final do dia? Escolha o caminho mais longo, oiça música enquanto conduz, estabeleça mentalmente o seu plano de acção para o dia seguinte e, de seguida, desligue o botão, começando a concentrar-se no que vai fazer quando chegar a casa. Se, mesmo assim, precisa de falar no assunto, combine com o seu companheiro que têm quinze minutos por dia para ‘despejarem o saco’ e acabou! Há coisas bem mais relaxantes para fazer do que jantar com o seu chefe!

3.AUMENTE O SEU NÍVEL DE ENERGIA… mexendo-se mais

Deita-se cansada, acorda cansada e passa o dia cansada? Para aumentar o seu nível de energia são essenciais três passos: dormir pelo menos sete horas por dia (o que implica não ficar a dormitar no sofá e estabelecer um horário de sono), seguir uma alimentação equilibrada (evite a fast-food!) e praticar exercício.
Este é o busílis da questão: geralmente, a desculpa para não fazermos exercício é o facto de andarmos cansadas. Ora, é exactamente o contrário: andamos cansadas porque não nos mexemos. Este dado foi comprovado por um estudo da Universidade de Georgia, nos Estados Unidos, segundo o qual o exercício físico regular aumenta os níveis de energia e reduz a fadiga, enquanto a sua ausência nos torna letárgicos. E basta uma caminhada de dez minutos diários para começar a sentir a diferença.
 

4.TIRE O MÁXIMO PROVEITO DA HORA DE ALMOÇO … pensando em si

 

Temos tendência para não a apreciar, mas na verdade esta hora deve ser encarada como uma oportunidade de fazermos actividades que nos dão bem-estar. Não tem tempo para estar com aquela velha amiga? Marquem um almoço. Anda desejosa de comprar um casaco novo? Aproveite e dê um salto ao centro comercial mais próximo. Está um dia lindo? Vá até ao parque e usufrua do sol, levando um livro na male. Se puder, adiante ou atrase a hora seu almoço para evitar a altura de maior confusão. E nada de levar o PC ou de comer à secretária.


5.USE O DINHEIRO PARA COMPRAR FELICIDADE

 

Sem problemas de consciência

Pensa que o seu dinheiro está a ser mal empregue quando tem a tentação de comprar o DVD com a terceira temporada do House, o álbum novo da PJ Harvey ou uma mala de marca? Acredita que é um desperdício usá-lo para surprender o seu companheiro com um jantar num restaurante romântico? Anda há séculos a adiar a viagem ao México com medo que o dinheiro lhe faça falta porque ‘pode acontecer alguma coisa…’. E assim faz as suas escolhas: apenas com base no dever, nunca no prazer. Acha que isso é qualidade de vida? É verdade que temos contas para pagar, mas se limitarmos o nosso quotidiano às obrigações, estamos a tirar a cereja de cima do bolo. De vez em quando, perca a cabeça! Ou nunca ouviu dizer que a vida é para se viver?

6.DESTINGA O ACESSÓRIO DO ESSENCIAL e some minutos

 

Tem uma série infindável de assuntos a tratar todas as manhãs: ir ao banco, aos correios, ao supermercado, comprar a prenda para o aniversário do seu filho… Simplifique. Para começar, a Internet está aí para ajudá-la: desde aceder ao seu banco, até fazer todo o tipo de compras online, é tempo e trabalho que poupa e mais tempo livre que fica. Além disso, já ouviu falar de divisão de tarefas? Se a sua agenda está demasiado sobrecarregada, passe algumas das responsabililidades para o seu marido.
 

7.NÃO DIGA SIM A TUDO

Aprenda a ser ‘egoísta’

Por que é que a palavra ‘não’ é tão difícil de dizer? Os especialistas afirmam que isso se relaciona com uma baixa auto-estima: mais ou menos conscientemente, acreditamos que, caso neguemos um compromisso ou um pedido, estamos a afastar terceiros ou a desiludi-los, sentindo-nos culpadas, envergonhadas ou egoístas. Dizemos ‘sim’ pois acreditamos que só assim estamos à altura das expectativas dos outros, mesmo que isso prejudique seriamente a nossa vida. O que acontece é que há sempre uma parte de nós que se acha usada e acumula raiva e frustração. Dizer ‘não’ não tem de ser desagradável e é a única maneira de não sermos submersos por compromissos: diga ‘desculpa, mas hoje não posso’ ou ‘não é possível ajudar-te, terá de ficar para uma próxima oportunidade’, sempre com um sorriso e resistindo a dar justificações.

8.A VIDA NÃO É UMA NOVELA

Mantenha a calma

Vemos demasiada televisão e às vezes esquecemo-nos que a vida real é um bocadinho diferente. Não dramatize as situações, não tire conclusões apressadas nem sofra antes de tempo. Uma crítica no trabalho não significa que vai ser despedida, uma discussão com o seu namorado não implica o final da relação, uma batidela com o carro não é sinal de bancarrota. Se a cada um destes acontecimentos responder com uma hecatombe emocional, está apenas a sofrer em vão, a submeter o seu coração a um desgaste desnecessário e a criar mais rugas na pele.


9.CHEGA DE REGRAS

Liberte-se de medos

Já chegam aquelas com que somos obrigadas a lidar, como o excesso de velocidade, a proibição de fumar ou as multas no clube de vídeo. Para quê andar sempre a repetir frases como ‘não posso’, ‘não devo’, ‘é certo’, ‘é errado’. Quando disser alguma coisa como ‘não devo combinar o irmão da minha melhor amiga para sair’, pare! Questione-se de onde é que saiu este ‘não devo’. Prejudica alguém ou a si mesma? Na maior parte do tempo tratam-se de respostas mecânicas que nos tolhem os movimentos e a capacidade de acção, aprendidas quando éramos pequenas ou motivadas pelo medo.

10.PASSE MAIS TEMPO NA NET

e diminua o stresse

Apenas 49% das mulheres das mulheres europeias gastam mais de uma hora por dia a fazer o que gostam, incluindo no fim-de-semana: este é um dos resultados do estudo ‘Quality Me Time”, comissariado pela HP, que quis averiguar, por essa Europa fora, o que é que nós fazíamos com o nosso tempo. Os resultados não são animadores: apenas gastamos sete horas por semana a fazer actividades que nos dão prazer e apenas 11% de nós afirma ter uma vida equilibrada. O resultado é o aumento do cansaço, depressão e irritabilidade. Termos tempos para nós é a chave de uma vida saudável e, para isso, contribui em muito ‘navergarmos’ pela Internet. O estudo revelou que não apenas reduz o stresse ao diminuir o nosso ritmo cardíaco, como ajudar a ginasticar o cérebro, diminuindo o tempo de reacção a problemas de lógica. E isto implica apenas dez minutos por dia a ver o nosso mail pessoal, a visitar as páginas e os blogs de amigos e a fazer download de imagens e vídeos de familiares e amigos.





Mais no portal

Mais Notícias

O fim da 'ansiedade de autonomia': A revolução silenciosa dos veículos elétricos

O fim da 'ansiedade de autonomia': A revolução silenciosa dos veículos elétricos

Os miúdos já votaram!

Os miúdos já votaram!

Reunião de Governo ou ação de campanha eleitoral? Reportagem fotográfica no Mercado do Bolhão

Reunião de Governo ou ação de campanha eleitoral? Reportagem fotográfica no Mercado do Bolhão

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Livros: Pequenos volumes, grandes mundos

Livros: Pequenos volumes, grandes mundos

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

CARAS Decoração: 20 estantes e prateleiras para deixar a casa organizada

CARAS Decoração: 20 estantes e prateleiras para deixar a casa organizada

Tarifar, retaliar, tarifar... A história (muito antiga) das guerras comerciais

Tarifar, retaliar, tarifar... A história (muito antiga) das guerras comerciais

BYD Yangwang U7 tem suspensão preditiva que trabalha 1000 vezes por segundo

BYD Yangwang U7 tem suspensão preditiva que trabalha 1000 vezes por segundo

Amazon e fundador do OnlyFans juntam-se à lista de potenciais compradores do TikTok

Amazon e fundador do OnlyFans juntam-se à lista de potenciais compradores do TikTok

Veja já as imagens do primeiro episódio de

Veja já as imagens do primeiro episódio de "A Serra"

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Três filmes nos cinemas para ver nesta semana

Três filmes nos cinemas para ver nesta semana

Em

Em "A Herança": Pipa desmaia e é encontrada por Marta

Arnaldo Antunes - Canções do fim do (novo) mundo

Arnaldo Antunes - Canções do fim do (novo) mundo

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

IONITY, Atlante, Fastned e Electra criam rede unificada para carregamento de veículos elétricos

IONITY, Atlante, Fastned e Electra criam rede unificada para carregamento de veículos elétricos

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Saint Laurent encerra Semana da Moda de Paris com Bella Hadid

Saint Laurent encerra Semana da Moda de Paris com Bella Hadid

Atenção às burlas: Novo esquema envolve Whatsapp e Booking

Atenção às burlas: Novo esquema envolve Whatsapp e Booking

Clima: como o Alentejo Litoral se prepara para a “guerra”

Clima: como o Alentejo Litoral se prepara para a “guerra”

Indústria espacial: Quando o céu já não é o limite para Portugal

Indústria espacial: Quando o céu já não é o limite para Portugal

A Natureza Como Arquiteta do Futuro: Construindo Cidades Resilientes

A Natureza Como Arquiteta do Futuro: Construindo Cidades Resilientes

CARAS Decoração: residência artística no coração do Marais em Paris

CARAS Decoração: residência artística no coração do Marais em Paris

Novo sérum Tri-Péptidos Revitalift Laser – a alternativa não invasiva aos procedimentos estéticos

Novo sérum Tri-Péptidos Revitalift Laser – a alternativa não invasiva aos procedimentos estéticos

Famosos desfilam na passadeira dos prémios PLAY

Famosos desfilam na passadeira dos prémios PLAY

O perigo por detrás do consumo de granizados pelos mais pequenos

O perigo por detrás do consumo de granizados pelos mais pequenos

Bang & Olufsen anuncia coluna... com uma base de mármore

Bang & Olufsen anuncia coluna... com uma base de mármore

Um olhar incontornável ao papel das comunidades

Um olhar incontornável ao papel das comunidades

Miguel Castro Freitas assume direção criativa da Mugler

Miguel Castro Freitas assume direção criativa da Mugler

Descoberta revolucionária sobre a doença de Parkinson pode abrir caminho a novos tratamentos

Descoberta revolucionária sobre a doença de Parkinson pode abrir caminho a novos tratamentos

Teste: conheces o teu planeta?

Teste: conheces o teu planeta?

Clima, risco, banca e crédito: o preço da (in)sustentabilidade

Clima, risco, banca e crédito: o preço da (in)sustentabilidade

As caras conhecidas que marcaram a quinta edição dos Prémios Play

As caras conhecidas que marcaram a quinta edição dos Prémios Play

Xiaomi Buds 5 Pro em teste: Não tão 'pros' quanto isso

Xiaomi Buds 5 Pro em teste: Não tão 'pros' quanto isso

Forma como o café é feito pode ter consequências nos níveis de colesterol

Forma como o café é feito pode ter consequências nos níveis de colesterol

JR na Galeria Underdogs: “Tenho esperança no poder da arte”

JR na Galeria Underdogs: “Tenho esperança no poder da arte”

Em

Em "A Fazenda": Duarte foi morto por crocodilos?

CARAS Decoração: a icónica cadeira 699 Superleggera, de Gio Ponti

CARAS Decoração: a icónica cadeira 699 Superleggera, de Gio Ponti

45 anos de Jornal de Letras

45 anos de Jornal de Letras

A importância do envolvimento dos colaboradores

A importância do envolvimento dos colaboradores

Ben Gonthier - Pensar Lisboa através dos seus artistas

Ben Gonthier - Pensar Lisboa através dos seus artistas

Luís Carvalho:  a nova era do

Luís Carvalho: a nova era do "Office Workwear"

Teatro: 'A Família Addams - o musical'

Teatro: 'A Família Addams - o musical'

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português