Esqueça o que ouviu até hoje sobre dietas e sobre a necessidade de cortar completamente com todos os alimentos que a faziam feliz. O chocolate, um dos alimentos habitualmente proibidos quando começamos um regime alimentar mais duro, pode até ajudar na perda de peso.
Um inquérito britânico descobriu que 86% das pessoas que iniciavam uma dieta, mas não abdicavam completamente do seu doce favorito, perdiam peso com sucesso.
A pesquisa analisou 2100 homens e mulheres. Entre aqueles que perderam mais peso, 91% continuaram a comer a mesma quantidade de chocolate que normalmente comiam antes de iniciarem a dieta.
Segundo Janet Aylott, a nutricionista que liderou este inquérito da YouGov (empresa britânica de investigação em marketing), “a pesquisa provou que as dietas centradas em torno da eliminação de alimentos são muito mais propensas a falhar. A chave é ter uma abordagem mais relaxada e comer um pouco do que gosta”.
Pesquisas anteriores já tinham mostrado que, quando se eliminavam completamente guloseimas como o chocolate ou bolachas, havia uma maior tendência para engordar porque as pessoas acabavam por compensar esta falta comendo mais de outros alimentos. Outro estudo mostrou que 65% das pessoas que se restringem muito durante a dieta acabam por ganhar ainda mais peso, passado algum tempo.
Há ainda mais uma boa notícia para os fãs de chocolate. Uma equipa da Universidade de Harvard estudou 8 mil homens e descobriu que aqueles que comiam quantidades modestas de chocolate até três vezes por mês viviam quase um ano a mais do que aqueles que não comiam chocolate. A explicação pode estar no facto do cacau ter antioxidantes como os polifenóis que impedem a oxidação de colesterol nocivo e que protegem de doenças como o cancro.