Ajudar os outros tem um duplo benefício: além ajudarmos alguém também podemos melhorar a nossa vida. Dar, seja tempo, dinheiro ou energia, pode ter vantagens. Confira as razões para fazer da generosidade um hábito.
1- Ficar menos nervosa: As pessoas mais egoístas têm maiores níveis da hormona cortisol, produzida em resposta ao stress, segundo o psicólogo social Liz Dunn. Nas conclusões de um estudo verificou-se que os níveis de cortisol variavam nas pessoas davam algum dinheiro com frequência e nas que preferiam guardar tudo: as mais egoístas estavam mais sujeitas a ter níveis elevados de cortisol, que provoca stresse e ansiedade.
2-Estar mais feliz no trabalhor: Ajudar os colegas de trabalho pode aumentar a sua própria felicidade profissional, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Wisconsin-Madison. O estudo, publicado no American Review of Public Administration, comprova que ser altruísta melhora o bem-estar e faz com que as pessoas se comprometam mais com o trabalho. “As nossas pesquisas descobriram um ponto simples mas profundo sobre o altruísmo: ajudar os outros deixa-nos mais felizes”, afirmou o pesquisador Donald Moynihan.
3- Ter mais sucesso: A generosidade supera o egoísmo. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade da Pensilvânia concluiu que perante um jogo estratégico de grupo os mais generosos, que sabiam trabalhar em equipa e cooperar, tiveram mais sucesso.
4- Viver mais tempo: Pesquisas da Universidade de Buffalo concluiram que as pessoas mais altruístas tinham menor risco de morte precoce. “A nossa conclusão é que ajudar os outros pode reduzir a mortalidade, uma vez que diminui o stress”, declara Michael J. Poulin, professor daquela universidade dos EUA.
5- O ciclo da generosidade: Recordar as vezes em que ajudou os outros faz com que se sinta ainda mais altruísta e fique com mais vontade de ajudar os outros.
6- Ter umcasamento mais sólido: A generosidade é um dos fatores chave para um casamento feliz, segundo um relatório de 2011 do Projeto Nacional de Casamento. A editora desta pesquisa explicou que as pessoas são mais felizes na relação quando se esforçam para agradar ao companheiro de formas simples, como oferecer uma massagem depois de um dia de trabalho.
7-Ter mais saúde mental: Este ano foi publicada na revista BMC Public Health um revisão de vários estudos sobre o efeito do voluntariado na saúde e na felicidade. Os resultados indicam que o voluntariado não só melhora o bem-estar e a satisfação como diminui as probabilidades de sofrer de depressão e de morrer precocemente.