Como é que decide o look para um desfile? Costuma ver previamente a coleção para se inspirar? São os designers que têm uma ideia precisa ou a Maite que dá as ideias?
Para decidir o look do desfile, são feitos testes nos quais se reúnem as equipas criativas que vão estar encarregues dos cabelos e da maquilhagem em conjunto com o estilista. Neste primeiro contacto, o estilista explica qual foi a sua inspiração para criar a nova colecção. Geralmente trazem imagens com ideias de maquilhagens que gostam e a partir daí o desenho e a criação do look fica nas nossas mãos. Gera-se um debate em que cada um dá as suas ideias até chegarmos ao look final. O estilista é quem tem a última palavra.
Costuma seguir as tendências internacionais?
Sim, tenho a sorte de poder presenciar o mundo dos bastidores dos desfiles internacionais e estes transmitem-me as direcções a tomar na hora de dirigir os desfiles da minha região (Portugal e Espanha).
Quais são as tendências para esta estação?
As tendências para a Primavera-Verão 14 estão quase a chegar! Mas pressinto que vão ser cheias de cor, luminosidade. Os tons dourados e cobre vão reinar na próxima temporada Primavera-Verão.
Quantas pessoas tem a sua equipa?
Depende muito da quantidade de desfiles, do tempo que dispomos entre cada um, da quantidade de modelos que vão desfilar… geralmente costumam ser uma média de 10 maquilhadores.
Quais são as maiores dificuldades que sente no backstage?
Começamos a “maratona” com uma grande organização prévia, no entanto os nervos e os atrasos são inevitáveis … o que faz com que a tensão e o stress se multipliquem. O mais normal é que tenhamos que maquilhar alguma modelo ao mesmo tempo que o cabeleireiro faz os cabelos! Imaginem fazer um eyeliner preciso enquanto a cabeça não para de se mexer, tudo isto sempre com pouco tempo e muita pressa à mistura! Penso que esses momentos são os que nos prendem e não fazem ser viciados no maravilhoso mundo dos bastidores!
Há alguma diferença nos backstages em Portugal e noutros países?
São muito parecidos, o funcionamento é o mesmo, e respira-se criatividade e paixão onde quer que estejamos, a diferença mais notável é no timming dos desfiles. Em Portugal por exemplo, começam à tarde e o último é normalmente às 23.30h da noite. Na 080 Barcelona Fashion Week começamos muito cedo e o último costuma ser entre as 20.30h e as 21h. Nas Semanas de Moda Internacionais cada maquilhador costuma fazer uma média de 2 desfiles em diferentes localizações com 4h horas prévias de trabalho em cada um (os desfiles lá fora normalmente variam muito de local). No entanto a organização é a mesma, convocam-se as modelos, equipa de maquilhagem e cabelos umas horas antes do desfiles, o Makeup Artist que dirige o desfile faz uma demonstração para o resto da equipa (da maquilhagem que tinha sido previamente decidida nos testes juntamente com os estilistas) e a partir daí os maquilhadores têm que fazer uma réplica exacta do look em cada uma das modelos.
Quantas maquilhagens são feitas por dia, em média no Portugal Fashion?
No dia mais forte fazem-se uns 7 ou 8 desfiles, é uma loucura!
Qual foi a coisa mais inesperada que já lhe aconteceu no backstage de um desfile e como a resolveu?
O mais inesperado é o estilista mudar o look por completo umas horas antes do desfile começar. Tem que se fazer outro teste de maquilhagem para definir um novo look, pode ser que nem todos os maquilhadores tenham todos os produtos que se vão utilizar nesta nova decisão… A solução nestes casos é reunir todos as unidades do produto com que contamos nesse momento e dividi-las entre nós: partimos batons, lápis… Às vezes, como temos tantos desfiles e tão próximos uns dos outros, enganamo-nos e fazemos um look de maquilhagem numa modelo que vai desfilar para outro estilista com um look completamente diferente e temos que a desmaquilhar e começar do zero… Mas tudo se resolve com rapidez e acaba sempre por correr tudo na perfeição e a modelo fica pronta à hora em que o desfile começa.