O batom encarnado é mais do que uma herança da indústria de beleza; tornou-se um símbolo de feminilidade.
A cor mais evocativa da sensualidade começou a ser usada por divas como Grace Kelly, que ainda hoje inspira gerações. O batom vermelho conquistou o seu lugar nos produtos indispensáveis na maquilhagem, construiu um percurso transversal a estilos, modas e épocas.
Mas apesar da sua longevidade, ainda há quem receie o encarnado por temer errar no tom, por ter receio de reaplicar ou porque, simplesmente, ainda teme chamar demasiado a atenção, apesar de manterer um desejo escondido de o usar. É o seu caso? Confira todas as dicas para conseguir o tom perfeito e deslumbrar com o rouge parfait !
Como escolher segundo o tom de pele?
Este é um dos fatores a ter em conta na hora de escolher o batom. Devemos ter em mente o realce do lábio em relação à pele. Para quem tem uma tez avermelhada, ou clara mas bronzeada, o ideal é usar um tom vermelho alaranjado. As peles com um tom mais amarelado necessitam de criar maior contraste, devendo optar por vermelhos mais frios.
Para quem tem pele negra, as regras são as mesmas: uma tez mais acinzentada pede vermelhos mais frios, enquanto quem tem uma tez mais castanho-chocolate poderá usar tons mais alaranjados.
Em suma, deve escolher um contraste com o seu tipo de pele.
Que tom escolher segundo a cor de cabelo?
Se quando usamos a nossa cor natural devemos criar o máximo de contraste, no caso de cores pintadas o processo é o contrário. Se pintar o cabelo de louro dourado, o ideal é optar por um tom mais alaranjado. Ou seja, o tom deve ser escolhido por complementaridade.
Que cor escolher para destacar dentes brancos?
Um dos truques para fazer os dentes pareceram mais brancos é escolher um batom de cores frias e subtom ‘azulado’. Estes tons, como o vinho ou lilás, neutralizam o amarelo dos dentes e dão a impressão de um sorriso mais brilhante. Os tons com pigmentação amarela, como os tons de laranja e vermelhos abertos, vão evidenciar o amarelo dos dentes.
A cor das gengivas também é importante neste processo. Nada como experimentar e comprovar o que lhe assenta melhor.
Batom mate ou com brilho?
O mate tem se afirmado com a textura mais moderna e continua a conquistar muitas celebridades no tapete vermelho. Mas tem algumas desvantagens e uma das mais importantes é retirar alguma luminosidade ao rosto. Se não resiste à tendência do mate, preferia o vermelho mais aberto e evite tons demasiado escuros, que vão dar um aspeto mais ‘pesado’ ao rosto.
O brilho no batom é sempre uma boa opção por conferir mais luminosidade. No entanto, no caso do gloss, o excesso de brilho pode funcionar em fotografias mas tornar-se um exagero na vida real. Por isso, aplique o gloss e retire cuidadosamente o excesso para um resultado perfeito.