As alergias caracterizam-se por reacções exageradas ou inadequadas do organismo, face ao contacto (quer através da pele, quer por inalação ou por ingestão) com substâncias inofensivas. Estas substâncias são assim mal interpretadas e consideradas perigosas pelo organismo, que responde produzindo anticorpos. Quando libertados, estes anticorpos terão a função de atacar os alergénios que existem à superfície das substâncias identificadas como nocivas.
Deste confronto entre os anticorpos e os antigénios, resulta a libertação de determinadas substâncias pelo organismo, nomeadamente a histamina que é causadora dos sintomas inflamatórios associados às alergias.
Para pessoas com alergias respiratórias, esta altura do ano é mais propícia à existência de crises, já que a estação favorece a produção e libertação de um dos agentes alergénios – o pólen. Destacam-se para além deste, outros alergénios comuns, nomeadamente os ácaros, o pó, o pêlo de animais e determinados alimentos (leite, ovos, marisco e frutos secos).
Entre as manifestações mais comuns de reação alérgica respiratória podemos destacar a asma (espasmos e estreitamento das vias respiratórias), febre-dos-fenos, rinite alérgica e sinusite alérgica.
Os sintomas destas três últimas condições são muito semelhantes e caracterizam-se normalmente por comichão no nariz, olhos ou garganta, lacrimejamento irritante, obstrução nasal com produção abundante de secreção, dor nos ossos da face, tosse e espirros.
O tratamento convencional destes sintomas passa normalmente pela administração de anti-histamínicos e por vezes corticosteroides.
A Medicina Complementar actua nestes casos com substâncias naturais que visam estabilizar o terreno alérgico do paciente, devendo cada caso ser analisado de forma detalhada e individualmente. Ambas as formas de Medicina poderão cooperar, tendo a medicina convencional um importante papel nas fases agudas e a medicina complementar o de estabilizar esta condição a longo prazo, no sentido de diminuir o número e a intensidade das crises bem como os intervalos de tempo entre as mesmas.
A alimentação desempenha sempre um papel muito importante em todas as condições de saúde. Neste caso, será importante eliminar da alimentação todos os alimentos que contribuem para a produção de mucosidades no organismo, nomeadamente os lacticínios (leite, queijo, iogurtes). Por outro lado deve-se eliminar também todos os açúcares refinados (bolos, bolachas, refrigerantes ou sumos de fruta com açúcares adicionados, etc.).
Para o ajudar a melhor combater as crises de alergia, beba todos os dias um grande copo de sumo de toranja. Pode beber também sumo de limão diluído em água com a adição de uma colher de sobremesa de mel. Inclua todos os dias várias peças de fruta na sua alimentação (maçãs, laranjas, ananás, papaia, kiwi, etc.) e não beba menos de 1,5L de água por dia. Alimentos como peixes gordos, rúcula e frutos secos (caso não estejam implicados no seu tipo de alergia) por serem ricos em ómega 3 têm uma importante função na inibição da inflamação, assim como as sementes de abóbora, pelo seu teor em zinco.
Homeopatia
Embora a prescrição homeopática deva ser feita com base numa análise detalhada dos seus sintomas, pode experimentar a seguinte receita-tipo para um alívio dos sintomas:
Histaminum 6CH
Apis mellifica 6CH
Allium cepa 6CH
Para tomar 3 grânulos de cada um, de 3 em 3 horas até melhoria dos sintomas.
Fitoterapia
Gengibre
Beber infusão de gengibre diariamente, pelas suas propriedades anti-inflamatórias (1 colher de sopa de gengibre ralado para 1L de água).
Malvas
Beber 3 chávenas por dia desta infusão (20g de flores para 1l de água).
Tanchagem
Beber 3 chávenas por dia desta infusão (20g de flores para 1l de água).
De acordo com cada caso em particular, outras medidas terapêuticas podem revelar-se necessárias. A Medicina Quântica desempenha um importante auxílio na análise do terreno fisiológico de cada paciente para uma melhor detecção das causas da alergia, assim como estimula o organismo a se auto equilibrar para a superação desta condição
Outros tratamentos como a Haloterapia (terapia que utiliza as propriedades benéficas do sal) têm-se revelado eficazes para o tratamento de alergias.
Para mais informações ou marcação de consulta contacte via e-mail para: dianapatricio.naturopata@gmail.com
Diana Patrício
Naturopatia – Homeopatia – Medicina Quântica – Shiatsu – Podo-Reflexologia