URTIGA
Age como revitalizante
A urtiga pica para se proteger de quem a quer destruir, por isso, quem a quer atacar fica com a pele irritada e com comichão. No entanto, se lhe tocar suavemente não há problema. Na sua essência, é uma planta antioxidante, estimulante e revitalizante.
Porque funciona? As suas folhas são ricas em ferro e silício, em magnésio e em muitos outros oligoelementos (microminerais essenciais aos seres humanos).
Forma de tomar: Saboreie uma pequena sopa de urtigas de vez em quando. Pode também preparar uma tisana à base de folhas (secas ou frescas) em água a ferver. Eventualmente, para melhor sabor, pode juntar um pouco de mel.
Precauções: Grávidas, lactentes e pessoas que sofram de problemas cardíacos deverão usá-la com prudência.
TOMILHO
Fortalece o sistema imunitário
Na Roma antiga, os soldados banhavam–se em água com tomilho, para ficarem mais valentes. E com razão, pois em grego, thymus, significa coragem.
O tomilho fortalece o sistema imunitário, e tem ainda propriedades expetorantes e antisséticas, que inibem a proliferação de microrganismos.
Porque funciona? A sua composição contém flavonóides, que atuam como inibidores enzimáticos, aumentando as nossos mecanismos antioxidantes.
Forma de tomar: Prepare uma infusão com tomilho, urtiga e erva-cidreira.
Filtre e beba quente ou morna.
Precauções: Nunca se deve tomar qualquer infusão sem consultar o médico, especialmente se estiver grávida, tiver tensão alta ou for alérgica ao pólen ou ao aipo.
GINSENG
Tem um efeito antifadiga
Tradicionalmente prescrita na medicina tradicional chinesa, os especialistas reconhecem, sobretudo, os seus efeitos antifadiga.
Porque funciona? Faz parte da categoria das plantas ‘adaptativas’, o que significa que são capazes de normalizar o funcionamento do organismo de acordo com as necessidades individuais. Reforça a capacidade de adaptação ao stresse, estimula os níveis de energia e melhora a recuperação em caso de convalescência.
Forma de tomar: Em pó, em cápsulas, ou líquido. Pode fazer uma ‘cura’ com cápsulas (por norma a caixa tem 60). Tomar o líquido conforme prescrito no frasco, ou ainda optar pela mistura (em partes iguais) de ginseng e guaraná, ingerindo duas colheres de chá deste preparado diluídas num copo de água pela manhã, durante 15 dias. Repetir se necessário. Mas para ter a certeza de que toma a quantidade certa convém consultar um especialista.
Precauções: Se tem hipertensão ou sofreu de uma doença oncológica, é imprescindível consultar primeiro o seu médico.
ALECRIM
Atua no tratamento do acne
É uma planta utilizada em fins medicinais e culinários, mas a sua essência é sobretudo utilizada em perfumaria. É hipertensor, estimula a memória, a circulação e ajuda a pele seca a produzir oleosidade. Atua, ainda, no tratamento da acne. Funciona também como relaxante muscular.
Porque funciona? Além das propriedades antioxidantes, atua também como antisséptico, protegendo a pele no caso de picadas de insetos ou queimaduras.
Forma de tomar: Uma infusão de alecrim, após as refeições, com 4g de folhas por chávena, diluído em água a ferver. Já existem no mercado cápsulas e pomadas com ação analgésica.
Precauções: Não são recomendáveis doses grandes, pois pode ter um efeito irritante.
CURCUMA
Previne a tosse e a sinusite
A Índia detém cerca de 50% da produção mundial. Da família do gengibre, o pó que utilizamos é extraído da raiz, secae moída. Considerada anti-inflamatória e antioxidante, é muito utilizada na medicina ayurvédica (assim como o gengibre), sobretudo a título preventivo e em situações de tosse, sinusite, reumático ou ferimentos, uma vez que é um ótimo cicatrizante
É igualmente utilizada como condimento culinário, uma vez que é o ingrediente principal dos componentes do caril.
Porque funciona? Porque é considerada protetora do organismo, graças à sua ação antioxidante, e ajuda a combater os radicais livres que agridem o corpo.
Forma de tomar: Comece por degustar um bom caril ou use-a ainda em arroz, massas, ou sopa de abóbora. Poderá ainda fazer um chá (entra em muitas composições de chás, sobretudo ayurvédicos), sendo útil em gripes, constipações e dores de garganta.
Precauções: Sempre em pequenas doses!
HORTELÃ PIMENTA
Combate a indigestão
Originária da região mediterrânica, dela extrai-se um óleo essencial muito utilizado não só pelas indústrias da perfumaria e farmacêutica, mas também nas medicinas alternativas. Possui inúmeras propriedades, entre elas a prevenção e combate da flatulência, diarreia, vómitos e indigestões. Também atua como desparasitante.
Porque funciona? Possui um alto conteúdo de mentol, tornando-se, naturalmente, num agente calmante para o mal-estar do estômago.
Forma de tomar: Pode experimentar em cápsulas ou chá (utilizado em Marrocos às refeições, por ser digestivo). No caso de estar constipada, se não gostar do sabor forte e ativo, pode utilizar o óleo essencial de hortelã (gotas) e diluí-lo em água para fazer inalações.
Precauções: Não aconselhável para quem sofre de refluxo.
Ginkgo Biloba
Melhora a concentração
Considerada sagrada para os budistas, é conhecida pelos seus benefícios ao nível da concentração, falta de memória e circulação sanguínea. Diminui ainda os distúrbios da falta de atenção e combate a fadiga e o stresse.
Porque funciona? Alguns dos princípios ativos auxiliam a oxigenação cerebral.
Não espere efeitos imediatos, convém respeitar os prazos prescritos nas embalagens.
Forma de tomar: Em caso de fadiga intelectual, uma mistura de extratos de ginkgo e ginseng, tomados pela manhã durante um mês, pode ajudar, dizem os especialistas.
PRECAUÇÕES: Pode ser tóxico se for consumido em excesso. Desaconselhado em caso de gravidez ou antes de uma intervenção cirúrgica.
Equinácea
Estimula a inactividade
Esta planta, muito usada pelos índios da América do Norte, estimula o sistema imunológico e promove os mecanismos de defesa do organismo, aumentando a resistência contra doenças infecciosas.
Porque funciona? Os maiores defensores desta planta asseguram que é muito eficaz na prevenção de gripes e constipações. Os seus componentes estimulam a regeneração celular, mas atenção: embora eficaz, não representa um seguro de ‘constipação zero’.
Forma de tomar: Encontrará a equinácea em gotas, cápsulas e chás. Geralmente, a toma aconselhada por especialistas é de uma cápsula duas vezes por dia, durante 10 dias por mês, nas estações mais frias do ano. Ou, se preferir, 20 gotas diluídas num copo de água. Tome pela manhã, em jejum, durante 10 dias consecutivos. Leia sempre as bulas.
Precauções: O uso excessivo pode causar irritação na garganta, pelo que deve consultar um especialista ou pedir a opinião do seu médico. A tomar com precaução durante a gravidez e lactação. Não é recomendado a pessoas com doenças autoimunes.