Já dizia Fernando Pessoa, “primeiro estranha-se, depois entranha-se”. E assim foi com a nova imagem da diva Beyoncé, quando, em meados de Outubro, decidiu fazer uma mudança de visual e aparecer em público com uma franja curta, muito curta e curvada.
A franja é um dos artifícios mais eficientes para fazer uma rápida mudança de visual, principalmente no Inverno, quando as mulheres sentem necessidade de revigorar e cuidar da imagem, como estímulo para enfrentar a época mais fria do ano e reparar os danos causados pela exposição solar. No entanto, a mudança de Beyoncé não foi aceite por todos os fãs. As redes sociais foram bombardeadas com comentários pejorativos sobre a sua franja e houve, inclusive, quem apelidasse esta polémica como uma crise internacional, nas palavras da revista People, ou mesmo um bangpocalypse (junção da palavra inglesa bang, que significa franja e apocalipse), como escreveu ironicamente a Vanity Fair.
Com o passar dos dias, a situação acalmou. Não porque a cantora tenha decidido reverter a situação ‘calamitosa’ do seu cabelo, – antes pelo contrário, a sua franja continua bem curta e a crescer milímetros diariamente, como confirmam todas as mulheres que lhe seguiram “as tesouradas” – mas o tema ganhou novo fôlego com outras famosas a decidirem apostar nesta tendência.
Nem todas as seguidoras são tão irreverentes como a diva da pop, é certo. Jessica Chastain, Alexa Chung, Felicity Jones ou January Jones, por exemplo, apostam numa franja acima da sombracelha para embelezar a sua imagem, na estação mais fria. Uma opção mais clássica e romântica, que não rouba destaque à franja radical e assertiva de Beyoncé, Lily Allen, Coco Rocha, entre outras.
Tudo depende da ousadia de cada mulher e, claro, do seu formato de rosto. Portanto, se ainda não fez a sua mudança de visual desta temporada, inspire-se na nossa galeria e dê uma oportunidade à franja curta e reta, originada na década de 20 e que, desde então, nunca mais saiu de moda. Arrisque!