1 Dentes brancos são mais saudáveis
Podemos achar que são mais bonitos, mas na realidade não são brancos como a neve. Aliás, cada pessoa tem o seu tom de dentes. Enfim, podemos ajudar a não serem tão amarelos: usar pasta branqueadora e evitar alimentos que mancham, como chá, café ou vinho tinto. O tabaco também os estraga…
2 Se não comer doces, vou ter dentes saudáveis
Bem, é uma ajuda, mas não é tudo. Guloseimas, bebidas açucaradas e sumos, além de doces, são ácidos e podem danificar os dentes. Mas o dano tem mais a ver com o tempo que os doces e ácidos estão em contacto com os dentes do que o número de vezes que os come. Por isso é mais saudável comer doces no fim da refeição: a saliva extra produzida quando comemos vai minimizar o impacto do açúcar.
3 É preciso escovar com muita força
Mito herdado das nossas avós, mas não é preciso ir com tanta sede ao copo… Lave os dentes com uma escova média durante pelo menos 3 minutos, duas vezes por dia, incluindo gengivas e língua. Limpe a escova com água no fim da lavagem e coloque-a com as cerdas para cima, para secar ao ar. Não as guarde em recipientes fechados, que promovem a multiplicação de bactérias, e substitua a escova de três em três meses.
4 O aparelho é para adolescentes
Nunca é tarde para ter uma boca bonita. Aliás, o primeiro conselho das agências de modelos, mais frequente do que perca peso, é trate da boca. Muitos adultos beneficiariam do uso do aparelho. Mas muitos adultos não têm a persistência das crianças…