– É rico em gorduras monoinsaturadas, que reduzem o colesterol ‘mau’, o LDL. O abacate é uma das frutas mais calóricas mas não deixe que isso a impeça de o incluir mais na alimentação. Até porque pode ter um impacto muito positivo na redução do risco de doenças cardíacas e de AVC, segundo a American Heart Association.
– Pode ajudar a reduzir a tensão arterial elevada. É uma das frutas mais ricas em potássio e magnésio, dois minerais com um papel importante na regulação da pressão arterial. Um abacate tem mais magnésio do que a maioria das frutas, incluindo a banana.
– É rico em vitamina E, um dos mais poderosos antioxidantes. Ajuda a reduzir as rugas e é um ótimo hidratante. Não admira, por isso, que celebridades como Kim Kardashian o usem nas suas receitas de máscaras faciais caseiras. Basta juntar um iogurte natural, mel e um abacate, reduzir tudo a puré e aplicar na cara para um tratamento de beleza natural.
– Melhora o trânsito intestinal e promove a saciedade: Um abacate médio pode conter cerca de 10g de fibras, 75% das quais insolúveis – que ajudam a regularizar o trânsito intestinal – e 25% solúveis, dando-lhe a sensação de se sentir saciada.
– Ajuda o seu organismo a absorver outros nutrientes: quando acrescenta abacate à sua salada, a absorção do nutriente antioxidante betacaroteno (presente nas cenouras, por exemplo) é 13 vezes maior. A absorção de alfa caroteno, existente na alface, aumenta 8,3 vezes. A gordura monoinsaturada do abacate é a responsável pelo aumento de absorção destes fitonutrientes lipossolúveis.
– O guacamole é o molho mais saudável de todos. O ingrediente principal é a polpa de abacate esmagada, temperada com sumo de limão e/ou lima, sal, malagueta, coentros e alho. Pode ainda adicionar tomate, cebola e pimento vermelho, cortados em pedaços pequenos. É excelente para barrar em tostas ou para acompanhar um belo chili.
– Há mil e uma receitas que pode fazer com ele. Das saladas aos doces como tarte, mousse ou gelado de abacate, dos molhos ao recheio para tostas, é um fruto com mil e uma aplicações culinárias. Experimente também sopa fria de iogurte e abacate com melão. Pode também substituir a manteiga com que barra a sua fatia de pão, ao pequeno-almoço, por pasta de abacate. Basta esmagar a polpa de um abacate e espalhá-la no pão.