1 – É fresco
Pronto, esta é a razão óbvia e não vale a pena perder muito tempo com isto, mas de facto quando estão para lá de 30 graus é uma razão que se revela subitamente bastante importante.
2 – É chique
O ‘look’ tradicional francês é uma mulher com cabelo curto, não é uma rapariga com madeixas ao vento. Cabelo curto exibe as suas feições no seu melhor, mostra a sua verdadeira beleza sem a ‘mascarar’, torna os seus olhos enormes.
3 – Obriga-nos a vestir melhor
Cabelo chique obriga-nos a ser todas nós chiques de volta (aviso a quem odeia a palavra ‘chique’: foi a última vez). Não se pode parecer brega com cabelo curto, nem usar um vestido amarelo aos folhos (que por acaso até está na moda, mas adiante). Se gosta de amarelo aos filhos, desculpem, folhos, não corte o cabelo.
4 – Dá-nos confiança
O cabelo curto obriga-nos a levantar a cabeça e a andar com ela erguida, porque nos dá mesmo a noção de que temos pescoço. Até agora, com cabelo comprido o pescoço ficava lá enterrado entre os ombros e quase nunca o víamos, mesmo quando se usava rabo-de-cavalo não era a mesma coisa. Agora somos mulheres livres e confiantes. Ou enfim. Lá chegaremos.
5 – Dá-nos originalidade
Num mundo em que todas as raparigas andam de cabelo pelas costas, uma mulher de cabelo curto nota-se logo. Mais uma vez, isso também nos obriga a dar o nosso melhor. Também atrai os olhares dos outros. E pode ser que, de uma vez por todas, reparem naquilo que temos para dar ao mundo.