![felipe_oliveira_baptista_57_20131027_1896146336.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/1938849felipe_oliveira_baptista_57_20131027_1896146336.jpg)
Coleção primavera-verão 2014 de Felipe Oliveira Baptista, no Portugal Fashion
Baseada nos padrões de luz da natureza e nas 11 cores diferentes, a psicóloga inglesa Angela Wright dividiu os tipos de personalidade em quatro, cada um com as suas características diferentes. Descubra a sua ‘impressão digital’ cromática.
– Primavera – São são aquelas pessoas que instintivamente trazem a luz à nossa vida, adoram estar ao ar livre, são os alegres, práticos e decididos. Têm capacidade de comunicação mas odeiam profundidade.
As suas cores são as mais luminosas: azuis, verdes e amarelos fortes, laranja, salmão, creme.
– Verão – Na natureza, as cores atenuam-se, tornam-se mais calmas. Este é um tipo de personalidade serena, ordenada e reservada, mas sensível aos outros.
As suas cores nunca são gritantes: verde ou azul escuro, castanho, cor de rosa, cinzento claro.
– Outono – Os tons ganham intensidade e profundidade, e as pessoas também. Os ‘outonais’ são apaixonados e interessados, gostam de discutir ideias, de defender a justiça e de salvar o mundo.
A sua paleta inclui laranja-terra, verde-azeitona, dourado, azul petróleo, beringela, e todos os tons de castanho.
– Inverno – A terra está virtualmente sem cor, reduzida aos neutros, mas debaixo da superfície há energia. As pessoas de Inverno são objetivas, eficientes, corajosas. As suas cores são, basicamente, não cores. Muitas delas usam preto o ano todo. Aliás, são os únicos que conseguem usar preto ou branco total. Se quiserem sair do preto, podem usar os tons fortes como contraste: esmeralda, magenta, azul forte, amarelo-limão.
DE QUE COR É PORTUGAL?
A distribuição das ‘personalidades cromáticas’ também se faz segundo a área geográfica e alguns grupos são predominantes em certas áreas do planeta. “Somos ‘desenhados’ para o nosso ambiente”, explica Angela. “Por exemplo, pessoas nascidas em partes do mundo onde há grandes contrastes, pertencem geralmente ao tipo 4 (Inverno): é o caso do Oriente. Mas em todo o mundo, a esmagadora maioria é Outono. Na Suécia há imensas ‘primaveras’. Mas se olharmos para as populações nativas de Austrália, America, e África, reconhecemos a intensidade dos ‘outonos’. Todos precisaram de lutar, tiveram uma vida difícil.
E de que tipo são as pessoas de Portugal? “Eu diria que predominantemente outono ou inverno. Quando há verão, não é o verão normal. Tem mais a ver com um jardim de rosas ao pôr do sol.”
Curiosamente, os portugueses são das poucas pessoas que podem usar preto: “Aqui no sul existe uma faixa de tipo 4, e o preto é muito utilizado como proteção contra a luz. De qualquer maneira, é bom não abusar.”