Troque os tons neutros por um toque de cor. Comece pelos olhos. “Os olhos néon são uma boa forma de receber a cor de braços abertos,” diz Sir John à revista Marie Claire. “Teste as águas com um eyeliner ousado ou rímel colorido,” aconselha.
O importante é não ter medo de arriscar, especialmente na primavera. “Um toque de tangerina ou vermelhão são os meus preferidos neste momento,” confessa Elie Maalouf. “Não tenha medo de apostar em cores e de se deixar envolver por um novo tom divertido.”
É uma abordagem brilhantemente simples à maquilhagem – a técnica consiste em usar tons semelhantes no rosto, mas de diferentes formas. Ao criar um visual monocromático de maquilhagem, é importante ter em conta a regra “igual, mas diferente,” explica Adam Breuchard: “Trata-se de usar os mesmos tons de cor e certificar-se de que os olhos, maçãs do rosto e lábios se imitam uns aos outros de uma forma linda.” O maquilhador, que é responsável pelo look de Madelaine Petsch, acima, propõe experimentar esta tendência com tons de cor-de-rosa. “É fresco, jovem e grita primavera.”
Sir John, por sua vez, é fã do foco em tons mais frios e suaves no rosto – algo a que chama “efeito 50 Sombras de Grey”. O visual consiste num glamour neutro com um castanho quente nos lábios, um tom semelhante nas maçãs do rosto e outro mais claro nos olhos.
“A pele resplandecente nunca sai de moda,” diz Maalouf. “Experimente deixar de lado as bases de alta cobertura e opte por uma cobertura mais transparente para um look mais fresco,” sugere.
Já Kindra Mann recomenda investir em produtos de maquilhagem que também reforçam os cuidados com a pele. “Um hidratante com cor será sempre uma ótima alternativa à base. Também gosto de usar produtos com fator de proteção solar, que dão cobertura e são uma ótima forma de proteger a pele.”
O segredo para uma tez radiante é ter uma mentalidade estilo ‘pele primeiro e depois a maquilhagem’. Quer isto dizer que é preciso haver um investimento em bons produtos de cuidados de pele como, por exemplo, “um sérum com Vitamina C e ácido hialurónico, que faz maravilhas contra o envelhecimento,” sugere Sir John. “O sérum de Vitamina C aumenta a renovação celular e minimiza a hiperpigmentação e cicatrizes da acne. O ácido de hialurónico é ótimo para hidratar a pele. Estes dois ingredientes são fantásticos para um brilho saudável.”
Com o Dia dos Namorados à porta, talvez seja boa ideia experimentar esta combinação romântica usada por Rowan Blanchard: olhos cor-de-rosa e lábios vermelhos. “A sombra cor-de-rosa é uma tendência que adoro, especialmente para esta primavera,” diz Amy Strozzi. “A sombra cor-de-rosa tornou-se mais suave no tom e fórmula, o que torna mais fácil usá-la do que se pensa,” acrescenta. “Adoro a ideia de finalizar com um toque super fino de glitter no centro ou cantos internos da pálpebra, para conseguir dimensão que capta luz.”
Breuchaud acredita que as sobrancelhas marcadas estão sempre na moda e que iremos vê-las muito mais em 2019. “Adoro sobrancelhas escuras e statement, com uma forma, arco e comprimento fortes e aperfeiçoados,” confessa.
Sir John descreve a tendência de glitter deste ano como uma ligeira descolagem da tendência disco dos ’80s. A versão de 2019 será mais ‘desleixada’, mas de uma forma cool. “Sim, a maquilhagem inacabada mas acabada e longe da perfeição existe. Na verdade, é algo de que gosto muito porque sou preguiçoso mas extravagante – sim, esses dois traços combinam. A tendência é futurística e holográfica, usando glitter com uma aplicação orgânica e sem esforços para acrescentar um pouco de brilho,” explica.
Se prefere usar cor de forma mais subtil, experimente tons pastel (quase nude) como, por exemplo, rosa pálido, azul-bebé ou verde menta. Mann diz que assim que a primavera chegar, vamos ver estes tons claros por todo o lado e sugere combiná-los com um eyeliner gráfico statement para dar um toque de drama ao visual.
Os bálsamos para lábios com cor representam o melhor de dois mundos: hidratação e um toque de cor. Segundo Mann, eles vão tornar-se ainda mais populares este ano.
Esta tendência faz referência ao visual de beleza icónico popularizado por Amy Winehouse. Breuchaud prevê que este ano vai trazer protagonismo para as sombras dramáticas e alongadas em forma daquilo que conseguimos criar com um eyeliner tradicional.
Esta é a ‘tendência’ mais importante de todas: usar aquilo que nos faz sentir bem e confortáveis. “As tendências são divertidas, mas a melhor maquilhagem é sempre resultado de confiança e autoexpressão geneuínas,” afirma Breuchaud. “Não tenham medo de arriscar, experimentem algo novo e sejam vocês mesmos!”