
Vamos começar por relembrar os essenciais:
Higiene e hidratação
O primeiro gesto de uma rotina eficaz é sem dúvida a higiene. Limpar diariamente, de manhã e à noite no caso do rosto e uma vez por dia a nível corporal, é fundamental para manter a pele saudável.
Nem sempre damos a devida importância a este gesto, porém, numa altura em que nos é recomendado lavarmos com maior frequência as mãos, conseguimos perceber a importância de um cuidado de limpeza que proteja a nossa barreira cutânea enquanto limpa.
Produtos demasiado agressivos fragilizam a pele tornando-a áspera, por isso devemos escolher produtos específicos para o nosso tipo de pele. A água, por si só, não limpa nem higieniza de forma conveniente. Porém, no momento de escolha do produto de limpeza há alguns aspetos a ter em consideração: a zona do corpo a limpar, o estado da nossa pele e, claro, a nossa preferência.
São várias as opções: a nível corporal, onde incluo as mãos, é importante a escolha de um gel que limpe de forma suave enquanto protege a barreira natural da pele.
Para o rosto estão disponíveis águas micelares, geles ou leites de limpeza. Devemos evitar o uso de algodão, optando por compressas de não tecido, pois, para além de deixar resíduos na pele (consequentemente maior risco de sensibilização), há maior desperdício de produto porque a absorção de produto é maior do que das compressas. Muito importante: nunca devemos dormir sem limpar o rosto que vai acumulando sujidade ao longo do dia, mais importante ainda se tivermos maquilhagem!
Depois da pele estar bem limpa, a hidratação é o cuidado que se segue. A hidratação é sinónimo de proteção e o primeiro cuidado anti-idade. Uma pele desidratada cria uma barreira à absorção de outras substâncias. Assim, para tirarmos o maior benefício de qualquer fórmula (antirrugas, antiacne, antivermelhidão), é fundamental termos o nosso “terreno” permeável ou seja, a pele bem preenchida de moléculas de água.
Esta necessidade é transversal a todos os tipos de pele e extremamente importante para manter uma pele bonita, saudável e macia. Para uma pele oleosa sugerimos uma hidratação matificante. Para uma pele com rosácea, a melhor opção é uma fórmula calmante. Para uma pele mais madura, o melhor é usar um antirrugas ou refirmante.
Agora em casa, e com um pouco mais de disponibilidade, é uma boa altura para se fazerem máscaras hidratantes de modo a repor os níveis basais de água na nossa pele; o stress e ritmo acelerado dos dias de trabalho contribuem para perdas elevadas de água que nem sempre conseguimos compensar apenas com o creme diário.
As máscaras
As máscaras proporcionam um boost de hidratação imediato à pele… São compostas por uma elevada concentração de ingredientes ativos que permitem hidratar, nutrir, desintoxicar, dar luminosidade… dependendo do tipo de pele e das suas necessidades. Devem ser feitas 1x por semana, mas por norma é um hábito que a maioria não inclui na sua rotina porque leva o seu tempo. Esta pode ser a altura ideal para oferecer à sua pele 10 ou 15’extra da sua atenção. Não se esqueça dos pés. Os dias já estão mais longos e quando pudermos passear novamente, vamos querer ter pés bonitos e hidratados.
Os esfoliantes
A esfoliação é um outro gesto complementar que nem sempre fazemos com a regularidade necessária devido à falta de tempo. Esta é a nossa oportunidade!
A principal função da esfoliação é a remoção de células mortas, o que permite melhorar a aparência geral da pele, tornando-a mais uniforme e macia, ajudar na absorção dos cuidados diários que usamos, potenciando a sua ação e ajudar na desobstrução dos poros. No entanto, é necessário espaçar a aplicação de esfoliantes, principalmente dos mais abrasivos. A esfoliação em excesso pode aumentar a sensibilidade na pele, tornando-a fragilizada e reativa.
Aplicação recomendada: 1x por semana. Aplicar em pele molhada, em movimentos circulares, enxaguar e aplicar o hidratante. Após a esfoliação há maior necessidade de hidratação.
Manter uma alimentação saudável e beber muita água
Uma pele saudável é também reflexo daquilo que comemos. Sabia que o excesso de açúcar impede o bom funcionamento das células responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele e que o álcool provoca desidratação? Mesmo em casa e com mais algum tempo livre, a compensação não deverá passar pelo açúcar. Devemos manter uma alimentação variada, que inclua carnes brancas, peixe e gelatina, que ajudam na produção de colagénio, e beber muita água.
Não é suficiente aplicarmos cremes hidrantes, é fundamental beber água para que a pele se mantenha saudável. A principal fonte de hidratação da pele vem de dentro para fora.