É difícil colocar os cabelos naturalmente crespos e encaracolados numa caixa. Afinal de contas, estamos a falar de texturas que têm personalidade e vontade própria – eu que o diga.
Em 2020, foram muitas mulheres que abraçaram as tranças e outros “protective styles”, ou seja, penteados que protegem os fios de agressões externas, uma vez que passaram mais tempo em casa. Com o aproximar de um novo ano, podemos esperar mais alternativas práticas, que não requerem a ajuda de um cabeleireiro, bem como visuais inspirados em décadas anteriores.
“Os penteados vieram para ficar”, revela a cabeleireira Takisha Sturdivant-Drew ao site POPSUGAR. . “Eles têm estilo, são fáceis de fazer em casa e podem ser manipulados de muitas formas. Enquanto esperamos um novo ano, a nostalgia será um dos principais impulsionadores de muitas tendências em 2021”
Se está à procura de exemplos específicos, veio ao lugar certo. Percorra as galerias e veja três grandes tendências que vamos ver em todo o lado ao longo de 2021.
Bantu knots
“Bantu knots” é o nome de um penteado em que o cabelo é dividido em secções, torcido e enrolado de forma a empilhar-se sobre si mesmo, formando uma espécie de nó em espiral. As mulheres com cabelos afro tendem a pensar neles como uma forma conveniente de deixar os caracóis mais abertos, sem arriscar usar ferramentas ativadas através de calor. Contudo, também são perfeitos para manter as pontas (a área mais antiga e frágil dos fios) escondidas e livres do excesso de manipulação durante alguns dias.
“Esse visual vai tornar-se omnipresente no ano novo”, afirma Sturdivant-Drew. “Os bantu knots são muito fáceis para as pessoas fazerem sozinhas em casa e crescerão em popularidade, já que muitos salões de beleza permanecem fechados. As pessoais querem um cabelo mais saudável, e este visual moderno dos anos 1990 é ótimo para conseguir isso”.
A melhor parte? Pode reinventá-los com diferentes padrões de riscos, extensões e colorações.
Bob texturizado retro
As franjas em cabelos encaracolados invadiram as nossas timelines do Instagram no verão passado, e podemos esperar que uma versão mais retro deste visual ganhe força em 2021.
“Este visual encaracolado e definido é mais apertado e tem uma textura mais crespa”, explica a especialista. “Este look retro dos anos 1980 será um grande sucesso à medida que nos aproximarmos da primavera e do verão”.
Ao contrário dos cortes desgrenhados que temos visto ultimamente nas redes sociais, com uma franja encaracolada que emoldura a testa, esta variante conta com uma elegante franja lateral.
Cor e textura
Depois do ano que tivemos, quem não gostaria de começar do zero com uma grande mudança de cor de cabelo?
“As mulheres clamarão por cores com textura, corte e estilo, permitindo que abracem o seu eu autêntico em alto e bom som”, partilha Sturdivant-Drew.
O bom de pintar o cabelo natural é que, embora seja recomendado que procure a ajuda de um profissional, ainda existem maneiras seguras de pintar o cabelo em casa, quer seja com uma tinta de supermercado ou com um gel de coloração temporária.