Se faz parte do grupo de mulheres que dispensa uma ida à esteticista e prefere depilar a zona das virilhas em casa, recorrendo a uma gilette, este artigo é para si. Isto porque, com certeza, já se deparou com borbulhas, vermelhidão, irritação da pele, ou mesmo alguns pelos que não deveriam ali estar, após se depilar.
Ora, nesse sentido, a Womens’ Health falou com especialistas na matéria, deixando-nos 7 dicas para que este seja um processo bastante menos complicados (e sem as indesejáveis consequências).
1. Investir numa boa lâmina
A frase “quanto mais barato, melhor” não se aplica, de todo, a este caso. Se quer uma pele lisa, depilada ao pormenor, importa investir numa boa lâmina e não nos famosos packs “leve 5 pague 3”. A dermatologista Dendy Engelman diz que “se [a gilette] tiver mais lâminas, dispensa mais pressão, permitindo que cada lâmina corte com menos força e mais efeito“. E a esteticista Eileen Bischoff acrescenta “escolher uma lâmina firme, com tiras calmantes fará uma grande diferença“.
2. É melhor prevenir do que remediar
E, portanto, a preparação para a depilação desta zona é essencial. Antes de começar, garanta que a área a ser depilada esteve cerca de 10 minutos sob água quente ou morna. “Passado esse tempo, seque a pele pare remover excesso de água“, aconselha a esteticista Fumi Ozaki. Engelman acrescenta ainda que uma leve exfoliação com a toalha ou uma esponja pode ajudar a remover células mortas e “retirar os teimosos pelos encravados antes da depilação“.
3. Creme depilatório, sempre!
Muitos pensam que as lâminas são suficientes, mas a verdade é que o creme é um grande aliado. “Quando nos depilamos, também depilamos a pele. Se não usamos creme depilatório suficiente para deslizar melhor, provavelmente iremos irritá-la“, afirma Bischoff. E os melhores cremes são os que contêm “ingredientes hidratantes, como manteiga de karité, azeite ou óleo de côco“, diz Engelman.
4. Atenção à direção em que move a lâmina
Contra o que muitos pensam, de acordo com os especialistas, depilar no seguimento do crescimento do pelo (e não na direção contrária) é a melhor forma de não criar borbulhas ou irritação. E deve apenas mover a lâmina nesta direção, já que as mudanças neste sentido podem levar a pelos encravados, por exemplo. “Uma passagem deve chegar, especialmente se usamos uma gilette com várias lâminas“, diz Ozaki.
5. Acalme a pele após a depilação
Lave a área depilada e aplique uma compressa fria por cerca de 10 minutos, de modo a prevenir a irritação da pele. Poderá também aplicar algum sérum anti-vermelhidão. “Eu recomedo óleo da árvore do chá, que é anti-inflamatório e anti-séptico“, diz Engelman.
6. Hidratar é essencial
De preferência, opte por um creme hidratante sem fragrância e sem álcool, e aplique-o na zona depilada. Isto, claro, para evitar “secura extrema, que pode levar a irritação futura”, de acordo com Engelman. Bischoff sugere ainda produtos que contenham aloé vera, óleo de jojoba e/ou vitamina E.
7. Lave a(s) lâmina(s)
Álcool e água quente: eis aquilo que necessita para limpar corretamente a gilette após a depilação. Assim que notar alguns sinais de uso, deite-a fora. Importa também guardá-la num local isolado e seco (e não na banheira), de modo a evitar a acumulação de bactérias.