Qualquer estreante no mundo do cabelo natural devia receber um dicionário. Isto porque existem termos muito próprios, especialmente no que aos tratamentos diz respeito, que podem ser confusos. No meu caso, um dos que mais me intrigou no início da minha jornada, em 2009, foi o “pre-poo”.
“Como assim, é suposto haver algo antes do champô?”, pensei eu, antes de mergulhar de cabeça nas pesquisas.
Ora bem, começando pelo básico, um pre-poo é um tratamento que é aplicado antes do champô e do amaciador. Regra geral, aplica-se um óleo – o de azeite e o de coco são, de longe, os mais populares – mas também há quem prefira criar os próprios produtos com o que tem na despensa. Independentemente do método, é um hábito muito útil quando os fios estão extremamente emaranhados, ou estiveram num “protective style” (tranças, torcidos, etc.) durante algum tempo, ajudando a remover os fios que caíram nesse período.
Agora que está familiarizada com o conceito, vamos aos principais benefícios?
Dá hidratação extra
Os caracóis, independentemente do tipo, precisam sempre de hidratação – e um tratamento de pre-poo oferece exatamente isso. O stress sazonal no cabelo, incluindo o calor, o vento, a humidade e a água salgada, pode deixá-los extremamente secos e este hábito ajuda a repor a hidratação perdida.
Evita que o cabelo fique ‘demasiado limpo’
Embora queiramos manter o nosso cabelo limpo, por vezes, exagerar pode ser isso mesmo: um exagero. Os champôs e outros produtos podem remover os óleos de que os caracóis precisam para manterem a forma, o brilho e a definição. Os tratamentos de “pre-poo” ajudam a repor esses óleos e a proteger os folículos capilares.
Facilita – e muito – desembaraçar o cabelo
Ao aderir ao “pre-poo”, verá que será muito mais fácil desembaraçar o cabelo. A quebra dos fios ocorre com muito mais frequência quando o cabelo está molhado do que quando ele está seco. Assim sendo, aplicar este tratamento e permitir que ele ‘faça magia’ durante 15-30 minutos ajudará a combater os nós e a reduzir a quebra.
Potencializa o efeito do amaciador
Por vezes, damos demasiado uso aos nossos amaciadores favoritos. Por conseguinte, passado algum tempo, eles deixam de ser tão eficazes. Isto porque deixam de ter onde ‘se agarrar’. Quando removemos a oleosidade do cabelo, o amaciador será enxaguado antes de deixar qualquer benefício. Um tratamento de “pre-poo” permite que o amaciador encontre o respetivo lugar na rotina e mime os caracóis com mais hidratação.
Suaviza e dá brilho
Depois de um tratamento de “pre-poo” irá notar que os fios ficam mais macios. Isto deve-se não só à reposição da hidratação, mas também dos tais óleos essenciais para manter o viço dos caracóis. Adotar este hábito também terá um impacto positivo na textura e brilho dos fios.