
“Cabelo seco, cabelo ressecado… ah, é tudo a mesma coisa!” Se pensa assim, está na hora de mergulhar um pouco mais a fundo no assunto. Estes adjetivos não significam exatamente a mesma coisa e perceber a diferença é fundamental para garantir fios bonitos e saudáveis.
Os fios secos são uma característica própria do cabelo, que recebe pouca oleosidade naturalmente, por conta da baixa produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Quem tem caracóis tem uma probabilidade maior de ter este tipo de fios, porque o formato em espiral da haste dificulta o deslizamento do óleo até às pontas. Ou seja, os ângulos funcionam como obstáculos.
Ao contrário do cabelo seco, que é assim por natureza, o cabelo ressecado passa a absorver menos humidade e óleo devido aos fatores externos a que é exposto como, por exemplo, a poluição, sol, o cloro e procedimentos químicos. Isto reflete-se na aparência e saúde dos fios, que, entre outras coisas, podem ficar opacos, quebradiços e com frizz. Nestes casos, os fios também ficam emaranhados com mais facilidade, além de apresentarem mais pontas duplas.
O cabelo é a moldura do rosto e é importante que estabeleça uma rotina de cuidados como, por exemplo, ir ao cabeleireiro e fazer hidratações periódicas. Aproveitamos para recordar que a hidratação também vem de dentro, então beba muita água – o corpo e o cabelo agradecem.