Manter um cronograma capilar é o segredo para garantir um cabelo bonito e saudável.
O conceito descreve uma rotina de cuidados a ter em casa que intercala três tipos etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como, por exemplo, a poluição, a incidência de raios solares, o cloro da água, o uso excessivo de ferramentas de calor e o recurso a procedimentos químicos.
O método é indicado para todos os tipos de cabelo, independentemente da textura ou curvatura, já que todos os fios podem sofrer agressões externas. Ao intercalar os tratamentos, num período sugerido de quatro semanas, é possível responder às necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar.
Hidratação
Sempre que se fala em cuidar do cabelo, esta é a primeira palavra que vem à cabeça de muitas pessoas. E por bons motivos: a hidratação tem a função de repor água e nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias, combatendo o ressecamento. Isso deixa o cabelo com mais maciez, brilho e movimento.
Procure estes ingredientes nos rótulos: D-pantenol, aloe vera, glicerina e vitaminas.
Nutrição
Os cabelos encaracolados e crespos tendem a ser mais propícios ao ressecamento, pois a curvatura impede que a oleosidade deslize do couro cabeludo até às pontas. A nutrição serve precisamente para para devolver a camada lipídica que foi retirada em processos químicos ou através da desidratação profunda. Ou seja, ajuda a repor os óleos que protegem os fios de diferentes tipos de agressões.
A nutrição pode ser feita de três formas – máscaras para nutrição, humectação com óleo vegetal (também conhecida como banho de óleo) e humectação noturna – e deixa os fios mais alinhados e com as cutículas seladas, o que acaba por ajudar a manter a hidratação.
Procure estes ingredientes nos rótulos: óleo de coco, óleo de rícino, óleo de argão, manteiga de karité e óleo de abacate.
Reconstrução
Ao sentir os cabelos quebradiços, finos e porosos, principalmente devido a procedimentos químicos, o melhor caminho para restaurar a fibra capilar é a etapa de reconstrução do cronograma capilar. Ela é a responsável pela reposição de proteínas essenciais como, por exemplo, a queratina.
Por ser o cuidado mais potente da rotina, a reconstrução deve ser feita com base nas necessidades do cabelo. Por exemplo, fios extremamente danificados e elásticos, que precisam de recuperar toda a massa capilar perdida, devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Caso contrário, pode fazê-la a cada duas semanas ou até mesmo uma vez por mês.
Procure estes ingredientes no rótulo: queratina, colagénio, arginina, creatina, cisteína, aminoácidos.
Como começar?
O primeiro passo é entender as necessidades do seu cabelo. Assim, será mais fácil providenciar os nutrientes essenciais para garantir a saúde e beleza dos fios. Para descobrir se precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução, faça um teste de porosidade e analise os resultados.
O cabelo com porosidade baixa precisa de hidratação; o cabelo com porosidade média precisa de nutrição e o cabelo com porosidade alta precisa de reconstrução.
Siga o cronograma mais adequado ao seu cabelo, com três tratamentos por semana, durante um mês. Nesse espaço de tempo, conseguirá devolver saúde e beleza aos fios.