Quando queremos ter o cabelo mais comprido, qualquer ajuda (desde que seja saudável) é bem-vinda. E não há produto mais popular do que o óleo de coco. Mas será que ele é mesmo eficaz?
De acordo com Gary Goldenberg, professor clínico assistente de Dermatologia na Escola de Medicina Icahn do Hospital Mount Sinai, nos Estados Unidos, não existem evidências de que o óleo de coco (ou qualquer outro óleo, na verdade) promove o crescimento dos fios.
“Sim, o óleo de coco tem propriedades hidratantes e antimicrobianas (bactérias e fungos) que o tornam benéfico para a pele e o cabelo. Contudo, nenhuma delas se traduz diretamente em fazer o cabelo crescer mais rápido”, explica Joshua Zeichner, dermatologista e diretor de investigação cosmética no Centro Médico Mount Sinai.
Então, há algum benefício em usar o óleo de coco no cabelo?
“Sim. O óleo de coco é rico em ácidos gordos, o que o torna um ótimo amaciador natural, além de ajudar a reduzir os níveis de levedura no couro cabeludo, como a caspa, por exemplo”, explica Zeichner. “Ele também possui propriedades anti-inflamatórias e ácido láurico, que ajuda a fortalecer e hidratar os fios”, acrescenta Goldenberg.
Todas essas propriedades ajudam o cabelo a ficar mais forte e menos propenso a danos – o que pode promover um crescimento mais saudável. Mas isso, é claro, não significa que acelere o crescimento.