Longe vão os dias quentes de verão, quando apanhávamos banhos de sol na praia. A transição para os dias cinzentos de outono pode afetar o bem-estar da pele, que sofre particularmente com o clima frio e o ar seco.
Estes fatores podem enfraquecer a camada hidrolipídica da epiderme, deixando-a fraca, desidratada e sujeita a diversos agentes externos. Isto, por sua vez, pode causar rigidez ao toque, vermelhidão e até mesmo eczema. Como tal, partilhamos alguns cuidados que ajudam a garantir o bem-estar da pele em meses marcados frio, chuva e vento.
Hidratar
O vento e as baixas temperaturas fazem com que a pele fique desidratada com facilidade. Para que tal não aconteça, é importante hidratar-se por dentro e por fora. Durante os dias mais frios, as pessoas tendem a beber menos água do que o normal, portanto, uma boa alternativa são os chás e infusões, que ajudam a manter os níveis de água no corpo elevados enquanto fornecem calor.
Quanto à hidratação externa, é importante escolher um creme que ajude a reduzir a perda de água. Ao contrário das fórmulas mais populares no verão, que são bastante leves, a escolha deve recair sobre cremes mais densos e, se possível, que contenham ingredientes emolientes e oclusivos. O primeiro preenche as lacunas entre as células do estrato córneo e reduz a perda de água, enquanto o segundo forma uma película protetora na pele e impede a evaporação da água.
Limpeza Profunda
A chuva pode causar o aparecimento de borbulhas de acne no rosto, por conta da combinação da humidade com o frio. Assim sendo, é importante limpar a superfície da tez regularmente, ajudando a eliminar qualquer infeção superficial. Opte por produtos mais suaves e menos agressivos, de modo a ajudar a manter a hidratação natural da pele.
Vitamina C
A vitamina C pode ajudar na produção de colagénio quando aplicada topicamente. Isto graças às suas propriedades antioxidantes e antirrugas. Além do mais, ajuda a recuperar a luminosidade e a manter a cútis jovem e fresca. Dito isto, é importante sublinhar que, ao comparar produtos, deve ter atenção à percentagem de concentração, pois, se ultrapassar os 15%, corre o risco de irritar a pele.
Protetor Solar
Aplicar um bom protetor solar todos os dias é um hábito que muitas vezes se perde com a chegada do frio. Embora o risco de melanomas seja baixo durante o inverno, o sol continua a ser prejudicial para a saúde cutânea. E mais: a proteção solar é uma grande aliada contra o fotoenvelhecimento da pele, evitando o aparecimento das indesejadas manchas e rugas. Também está comprovado que a luz emitida pelos ecrãs de dispositivos eletrónicos tem efeitos negativos na pele. Precisa de mais motivos para colocar a aplicação do SPF em dia?
Lábios Saudáveis
O passo que mais cai no esquecimento em qualquer rotina é cuidar da pele mais sensível do corpo. Os lábios ficam secos com muita facilidade nos meses de outono e inverno, ganhando um aspeto áspero e gretado. Assim sendo, deve esfoliá-los uma ou duas vezes por semana e hidratá-los constantemente, de duas a três vezes por dia, de acordo com as suas necessidades. Se quiser levar as coisas um passo mais à frente, experimente usar um bálsamo que também proteja os lábios do sol.