Os nossos lábios tendem a ficar mais secos durante o inverno e, como tal, as vendas de esfoliantes específicos costumam disparar nesta altura do ano. Mas serão *mesmo* necessários?
De acordo com a marca especialista em cuidados do rosto Dr Dennis Gross, a resposta é não. Isto porque a pele dos lábios é muito diferente da pele do resto do rosto — na verdade, é mais semelhante à pele do interior da boca — e tem uma camada superior especial, que não acumula células mortas e é muito fina (aproximadamente um terço da espessura da pele do rosto).
“De modo a cuidar de lábios secos e gretados, precisa de reparar essa barreira, e não de esfoliá-la. Quando usa um esfoliante, está a remover a camada protetora exterior dos lábios, deixando-os ainda mais expostos”, lê-se num comunicado, citado pelo site Byrdie.
Quer isto dizer que o hábito de esfoliar os lábios pode não ser assim tão bom. Uma informação confirmada pelo dermatologista Josh Zeichner, que exerce em Nova Iorque, à mesma plataforma. O especialista revela que tem cautela no que diz respeito a aconselhar os seus pacientes a esfoliarem a pele seca, quer seja a do corpo ou a dos lábios.
“Recomendo a hidratação como o primeiro passo para a pele e escamosa. Depois de hidratar, então pode usar um esfoliante”, explica. “Esfoliar uma pele que já está seca pode levar a inflamação e gretas na barreira exterior da pele, o que acaba por piorar a condição”.
Resumindo: deixe os esfoliantes de lado e, em vez disso, opte pelos séruns e bálsamos de hidratação profunda. Aqui ficam algumas sugestões: