As receitas caseiras são muitas – deste hidratantes a esfoliantes. Na verdade, vários ingredientes que temos na dispensa ou mesmo alimentos comuns têm inúmeros benefícios para a nossa pele. Exemplo disso é o café, que pode funcionar como um potente esfoliante!
Segundo a especialista Heloisa Olivan, este é composto por vários antioxidantes que auxiliam na neutralização dos radicais livres e no combate ao envelhecimento precoce. O efeito abrasivo do café na pele ajuda na renovação celular, na limpeza profunda, na uniformização dos diâmetros dos poros ou mesmo no combate à celulite e foliculite.
De acordo com Olivan, importa sempre adicionar um elemento hidratante ao café – tais como o mel, iogurte, óleo de amêndoas, entre outros.
Quando e como fazer a esfoliação?
Para a especialista, o melhor é realizá-la no banho, com a pele molhada e previamente lavada. A mistura deve ser aplicada com movimentos circulares suaves e deixar agir por dois ou três minutos. Depois, enxagua-se com água morna ou fria. Não deve fazer a esfoliação mais que duas vezes por semana.