![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2022/01/220126_219129591_874663573401084_3975792126582550854_n-864x1080.jpg)
Todos sabemos que cuidar da pele diariamente é essencial para conseguir resultados positivos a longo prazo. E, tendo em conta que o maior tempo passado em casa nos tem trazido algumas dores de cabeça – que dão pelo nome de borbulhas, vermelhidão, entre outros -, saiba que pode estar a cometer alguns erros.
Em conversa com a Shape, a dermatologista Mona Gohara revelou 5 falhas das quais, provavelmente, nem se apercebe que é culpada:
1 – “Os produtos fazem todo o trabalho”
Acreditar que apostar em bons produtos para cuidar da pele é suficiente é um dos maiores erros. A rotina de beleza envolve todo o estilo de vida – desde a alimentação, à prática de exercício físico. Ou seja, os cuidados com a pele implicam comer de forma saudável, manter-se ativa, dormir o suficiente e, claro, apostar em bons produtos de beleza.
Uma outra questão essencial, de acordo com Gohara, é a gestão do stress, já que este pode ter um impacto bastante negativo na saúde da pele, levando à inflamação. “Pode começar a incorporar a meditação diária ou encontrar outra atividade que a ajude a ‘recalibrar‘”, diz.
2 – Definir objetivos irrealistas
Tal como as resoluções de ano novo, também na rotina de beleza os objetivos demasiado exigentes podem falhar. Isto porque é difícil manter mudanças demasiado bruscas na sua rotina, levando a que desista delas. “Sugiro que implemente um pequeno objetivo de semanas em semanas“, afirma a especialista, dando o exemplo de aplicar protetor solar no rosto.
3 – Ignorar a zona abaixo do queixo
“Um dos meus mandamentos da pele é ‘faz ao teu corpo o que fazes à tua cara‘”, confessa Mona. Ou seja, ter extremos cuidados com o rosto – porque é o mais visível -, ou só hidratar o corpo no verão, quando se vai à praia, são estratégias pouco benéficas. A dermatologista aconselha a que o corpo mereça a mesma atenção que a face: “exfolie os cotovelos, os joelhos, os calcanhares, e use cremes suaves, da mesma forma que faria no rosto“.
4 – Optar por produtos caseiros
Gohara defende que, no que toca a produtos caseiros, moderação é a chave. Isto porque há alguns ingredientes que podem mesmo causar danos na pele, tais como o sumo de limão (pode queimar), ou o açafrão (pode manchar). “Toda a gente está a tomar a beleza pelas próprias mãos e não se apercebem que há toda uma ciência por trás“, garante.
5 – Procurar a perfeição
Sobretudo na era digital que vivemos, a especialista não aconselha a definirmos objetivos no que toca à aparência da nossa pele com base no que vemos nas redes sociais. Até porque há tantos filtros que não deixam ver a realidade como ela é! Por isso mesmo, Mona aconselha que se foque “naquilo que adora acerca da sua aparência, em vez de naquilo que menos gosta“, de modo a evitar frustrações.