Todas as mulheres querem ter uma pele bonita e saudável. Mas, para isso, é preciso cuidar bem dela (por dentro e por fora).
Para além dos cuidados básicos na rotina de cuidados cosméticos, como a limpeza e proteção, é importante investir em produtos que oferecem benefícios mais completos, com diferentes ativos para ajudar a atingir os resultados pretendidos. Um dos mais populares é a vitamina C, um poderoso antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres e, também, na produção de colagénio.
A substância, encontrada em alimentos naturais e utilizada em dermocosméticos, é considerada muito eficaz no combate às manchas, rugas e linhas de expressão. No entanto, as informações que encontramos online podem ser um bocadiiinho “too much” e até mesmo prejudicar a gestão de expectativas. Por isso mesmo, reunimos alguns mitos e verdades sobre a Vitamina C.
Todas as vitaminas C são eficazes
Mito! A molécula de ácido L- Ascórbico (vitamina C pura) é muito instável e oxida facilmente quando entra em contacto com a água e o ar, o que dificulta bastante a sua manipulação. Assim sendo, houve um grande esforço no sentido de conseguir estabilizar o ativo e adiar o processo natural de oxidação. Resultado: surgiram algumas opções estabilizadas e derivadas da molécula original.
Apesar de a estabilização garantir a integridade da validade destes derivados por mais tempo, a versão pura – e mais instável – é a que traz mais benefícios à pele. Por conseguinte, é importante escolher um produto que contenha vitamina C pura (ácido L-ascórbico) , e não derivada ou estabilizada, para que a pele receba o melhor ativo.
A vitamina C age de forma preventiva
Verdade! A Vitamina C é eficaz em qualquer idade. Ela não só ajuda a minimizar rugas e linhas de expressão em peles mais maduras, como também é indicada para prevenir o envelhecimento precoce. Para além disso, contribui para a produção de colagénio, proporcionando firmeza à pele.
A vitamina C e Sol não combinam
Mito! Muitas pessoas acreditam que, por ser um ácido, o ativo pode causar queimaduras ou vermelhidão na pele durante a exposição solar. Mas a verdade é que a Vitamina C é um ótimo ativo para combinar com o protetor solar pela manhã, pois ajuda a combater os raios solares com a sua potente ação antioxidante. Mas lembre-se: o protetor solar é indispensável!
A alta concentração de Vitamina C é melhor para a pele
Mito! A pele só consegue absorver, no máximo, 20 por cento de vitamina C pura. Então, quando o ativo é encontrado em maiores concentrações, a sua absorção é reduzida e pode causar irritações na pele.