Getty

Uma especialista explica o que são os cosméticos probióticos e o que podem realmente fazer pela sua pele. 

Dada a importância do microbioma da nossa pele, ele está na mira da cosmética. Mas ainda há muita confusão nesta área, por isso pedimos a Joana Nobre, farmacêutica, cosmetologista e especialista em dermocosmética, que nos ajudasse a separar as ideias falsas das verdades científicas.

Para percebermos a ação destes cosméticos, temos de perceber primeiro o que é o microbioma. Este termo abrange a microbiota (a flora que vive na nossa pele, composta por biliões de micro-organismos como bactérias, leveduras, fungos e vírus), os seus genomas e as suas condições de vida. Fomos educados a acreditar que todos os micróbios eram maus e deviam ser exterminados, mas os que colonizam naturalmente o nosso corpo e a nossa pele, e fazem parte dos nossos microbiomas, são um trunfo para a saúde. “Desequilíbrios na composição da microbiota cutânea estão associados a várias condições da pele, sejam patológicas, como eczema, acne, alergias ou caspa, ou não patológicas, como pele sensível, irritada, ou seca”, explica Joana Nobre. “Portanto, o desenvolvimento de abordagens que preservem ou restaurem o equilíbrio natural e individual da microbiota representa um novo alvo não apenas para dermatologistas, mas também para aplicações de cuidados com a pele.” Sabendo como os probióticos ajudam a manter a flora intestinal equilibrada e a reconstituí-la depois de um tratamento com antibióticos, é tentador pensar que podemos fazer o mesmo na flora cutânea e há cada vez mais cosméticos que se propõem fazê-lo. Mas como funcionam exatamente? Pedimos a Joana Nobre que esclarecesse as principais dúvidas nesta área.

PRÉ, PRÓ E POSBIÓTICOS SÃO A MESMA COISA?

“Do ponto de vista científico são 3 coisas completamente diferentes. Prebióticos são o alimento da nossa microbiota. A maioria são açúcares que encontramos nas frutas e nos vegetais, mas também o mel ou o leite, extratos de plantas e algumas águas termais ricas em minerais. Podem ter a capacidade de alterar a nossa microbiota, promovendo crescimento e atividade de determinados micro-organismos, evitando o desenvolvimento de outros, embora isto não esteja ainda cientificamente validado. Os probióticos são micro-organismos vivos, bactérias, fungos, capazes de repovoar a nossa microbiota. Os posbióticos são as moléculas segregadas pelos probióticos que os imitam e têm efeitos benéficos sobre eles. Um deles é o ácido lático.” Nos cosméticos, os pré e posbióticos podem ajudar a manter um microbioma equilibrado e saudável, mas em relação aos probióticos, como veremos mais à frente, a sua utilização não é tão linear.

UM MICROBIOMA DESEQUILIBRADO GERA PROBLEMAS DE PELE?

“Isto hoje é incontestável, diz Joana Nobre. “E em várias patologias: acne, psoríase, eczema, caspa… E até o envelhecimento cutâneo. Atualmente está-se a tentar arranjar uma forma de se acompanhar, com um aparelho, por exemplo, a microbiota que a pessoa tem em determinadas partes do rosto, do corpo ou do couro cabeludo para, consoante essa avaliação, conseguir antecipar a probabilidade de ela desenvolver determinadas patologias. Isto ainda não é possível, mas é um caminho de investigação muito interessante que encaixa naquela tendência da personalização. Algumas linhas de investigação apontam para podermos passar de cosméticos baseados em ingredientes ativos, que representam cerca de 3% das fórmulas, para cosméticos ecossistémicos, um conceito muito interessante. Está provado que pessoas com acne e psoríase têm uma alteração do microbioma da pele.”

OS COSMÉTICOS COM PROBIÓTICOS TÊM BACTÉRIAS VIVAS?

Não. “Os probióticos são micro-organismos vivos e não é legalmente possível incorporar organismos vivos inteiros num creme, como se faz no iogurte que mantemos no frigorífico. Devido a preocupações de segurança, espera-se que os produtos cosméticos tenham um baixo teor de micro-organismos”, explica a especialista. “Não é uma opção viável que contenham bactérias vivas, o que significa que não pode haver um cosmético que seja um verdadeiro probiótico. No entanto, podem conter componentes provenientes de probióticos que podem ser benéficos, frações como os lisados, fermentos ou extratos bacterianos, às vezes chamados de posbióticos. E são seguros, podem constituir uma fonte de prebióticos para a nossa pele que pode até ser interessante, mas não são verdadeiros probióticos porque não têm essa capacidade de colonizar a nossa pele, como acontece no caso do intestino. O que as marcas na realidade utilizam são pré ou posbióticos. Os tais lisados e fermentos, a que as marcas chamam probióticos, não o são.”

SÓ COM COSMÉTICOSPROBIÓTICOS PODEMOS PRESERVAR O MICROBIOMA DA PELE?

Não. Para Joana Nobre, o que devemos fazer é procurar usar cosméticos que respeitam a nossa microbiota, o nosso microbioma, e não forçosamente usar cosméticos que contenham estes pré ou posbióticos. “Até porque o real valor destes ingredientes não está absolutamente definido. E há muitas coisas que podemos fazer para preservar a nossa microbiota, como usar produtos de limpeza do rosto e lavagem do corpo que não sejam muito alcalinos, porque precisamos de ter um pH ácido na nossa pele para que a microbiota esteja bem, e evitar produtos que sejam demasiado detergentes, que lavem em demasia, porque isso também é nocivo. A temperatura da água também é muito importante, a água muito quente perturba verdadeiramente a flora da pele, isso também já está provado. Eu acredito mais nas ações de preservação da microbiota do que propriamente na utilização de cosméticos que tenham as moléculas na esperança de que vão ajudar, porque isso hoje em dia ainda não é assim tão evidente cientificamente. Ainda não se conseguiu provar com total certeza que a presença de pré ou probióticos sirva para repovoar uma população benéfica na pele. Por isso é tão importante a prevenção, as pessoas estarem conscientes do que não devem fazer para não alterar o que têm já de bom na pele, a flora comensal.”

ESTES INGREDIENTES ESTÃO INDICADOS NA EMBALAGEM?

Depende. Geralmente sim, porque é um atrativo de marketing muito relevante hoje em dia. Mas também conseguimos identificá-los na lista de ingredientes, onde aparecem como lisados, fermentos ou culturas sob designações como lysate, sphingomyelinase, lipotechoinsyre, peptidoglycan, lactic acid, acetic acid diacetyl, lactose, lactis proteinum, inulin, fructooligosaccharides, galactooligosaccharides, alpha-glucan oligosaccharide, lactulose, hyaluronic acid, sodium hyaluronate… entre outras.”

AS FÓRMULAS TÓPICAS SÃOMAIS EFICAZES PARA A PELE DO QUE OS SUPLEMENTOS?

Não necessariamente, diz Joana Nobre. “Claro que se a flora intestinal estiver saudável e equilibrada isso também acaba por se refletir na pele, está tudo ligado. Mas na cosmética ainda há muita coisa para validar, nomeadamente se estes produtos são absolutamente eficazes, se os suplementos alimentares que nós ingerimos, com pré, pró e posbióticos têm efeito na pele… Porque também há a questão dos ‘nutricosméticos’, que aliás é um conceito que não existe do ponto de vista regulamentar: ou é suplemento alimentar ou é cosmético, as marcas é que chamam a estes suplementos nutricosméticos…”

A COSMÉTICA PROBIÓTICA É SÓ UMA MODA?

Não acho que seja“, diz a especialista. “É um tema que tem estado a ser muito estudado na cosmética nos últimos anos, para além da indústria alimentar que já há décadas que estuda este assunto. Nos EUA, o mercado dos probióticos na cosmética está projetado para crescer numa taxa anual de 12% nos próximos 10 anos, é bastante e prova que não é uma moda. É um eixo de investigação muito importante. O nosso microbioma é como se fosse um segundo código genético que nós temos, porque cada um de nós tem uma microbiota diferente, inclusive nas várias zonas da pele e variando também ao longo da vida.”

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

NASA testa mapeamento 3D do vento para melhorar previsões meteorológicas

NASA testa mapeamento 3D do vento para melhorar previsões meteorológicas

Entrevista a Gil Brito, vencedor de 'Got Talent Portugal'

Entrevista a Gil Brito, vencedor de 'Got Talent Portugal'

CARAS Decoração: a obra de Calatrava numa edição de arte limitada

CARAS Decoração: a obra de Calatrava numa edição de arte limitada

Ana Jotta - Arte que imita a vida que imita a arte

Ana Jotta - Arte que imita a vida que imita a arte

CARAS Decoração: Cromática, uma coleção desenhada por Pedro Almodóvar

CARAS Decoração: Cromática, uma coleção desenhada por Pedro Almodóvar

Reportagem da VISÃO Saúde sobre evolução da Cirurgia Robótica em Portugal vence Prémio de Jornalismo

Reportagem da VISÃO Saúde sobre evolução da Cirurgia Robótica em Portugal vence Prémio de Jornalismo

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 7.º aniversário

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 7.º aniversário

Refeições de astronauta custam 23 mil euros por dia. Por isso a Europa quer produzir bifes e batatas no Espaço

Refeições de astronauta custam 23 mil euros por dia. Por isso a Europa quer produzir bifes e batatas no Espaço

Favaios: Muito para lá do moscatel

Favaios: Muito para lá do moscatel

Fármaco para atrasar défice cognitivo em doentes com Alzheimer com luz verde na UE mas

Fármaco para atrasar défice cognitivo em doentes com Alzheimer com luz verde na UE mas "sob condições restritas"

Parabéns, Júlia Pinheiro - 60 anos em 60 fotos

Parabéns, Júlia Pinheiro - 60 anos em 60 fotos

Hyundai Inster em teste: Explorador urbano

Hyundai Inster em teste: Explorador urbano

Inversores híbridos, off-grid, estações portáteis, V2L… tecnologias que podem manter a energia durante apagões

Inversores híbridos, off-grid, estações portáteis, V2L… tecnologias que podem manter a energia durante apagões

Cosentino inaugura o Cosentino City Porto e reforça a sua presença em Portugal

Cosentino inaugura o Cosentino City Porto e reforça a sua presença em Portugal

Doces da Páscoa.

Doces da Páscoa. "Um dia não são dias" ou há um perigo real em comer de uma só vez um pacote de amêndoas ou um ovo dos grandes?

Liberdade, sempre: 31 ideias para celebrar Abril

Liberdade, sempre: 31 ideias para celebrar Abril

60 anos de ISQ: Pedro Matias e as apostas decisivas na inovação, numa era de enormes desafios

60 anos de ISQ: Pedro Matias e as apostas decisivas na inovação, numa era de enormes desafios

Um dia com luz

Um dia com luz

Miguel Castro Freitas assume direção criativa da Mugler

Miguel Castro Freitas assume direção criativa da Mugler

"Se houver uma catástrofe avassaladora e nada ficar de pé, dificilmente podemos contar com os telemóveis"

Inversores híbridos, off-grid, estações portáteis, V2L… tecnologias que podem manter a energia durante apagões

Inversores híbridos, off-grid, estações portáteis, V2L… tecnologias que podem manter a energia durante apagões

Recorde os

Recorde os "looks" de Letizia nos Prémios de Literatura 'Miguel Cervantes'

Especial livro de jogos VISÃO Júnior

Especial livro de jogos VISÃO Júnior

Olga Roriz - Há 30 anos a marcar a dança contemporânea

Olga Roriz - Há 30 anos a marcar a dança contemporânea

​O concerto (sem público) dos Pink Floyd em Pompeia volta aos cinemas 53 anos depois

​O concerto (sem público) dos Pink Floyd em Pompeia volta aos cinemas 53 anos depois

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

Relatório: Empresas podem perder até 25% das receitas devido às alterações climáticas - mas também há dinheiro a ganhar

Relatório: Empresas podem perder até 25% das receitas devido às alterações climáticas - mas também há dinheiro a ganhar

Encontrado (bem preservado) corpo de mulher que viveu nas Américas há 4500 anos

Encontrado (bem preservado) corpo de mulher que viveu nas Américas há 4500 anos

Esta semana na CARAS, dossiê de moda

Esta semana na CARAS, dossiê de moda

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

A Natureza Como Arquiteta do Futuro: Construindo Cidades Resilientes

A Natureza Como Arquiteta do Futuro: Construindo Cidades Resilientes

Matérias-primas: quatro portugueses entre os 47 projetos estratégicos da UE

Matérias-primas: quatro portugueses entre os 47 projetos estratégicos da UE

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

Milhares de pessoas no Vaticano para o funeral do Papa Francisco

Milhares de pessoas no Vaticano para o funeral do Papa Francisco

A desenhar é que a gente se entende

A desenhar é que a gente se entende

Todas as fotografias do casamento de Daniela e Márcio

Todas as fotografias do casamento de Daniela e Márcio

Um olhar incontornável ao papel das comunidades

Um olhar incontornável ao papel das comunidades

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Segway Ninebot F3 Pro em teste: Dá para levar ao castelo

Segway Ninebot F3 Pro em teste: Dá para levar ao castelo

The Social Hub Porto: Mais do que um hotel

The Social Hub Porto: Mais do que um hotel

Arnaldo Antunes - Canções do fim do (novo) mundo

Arnaldo Antunes - Canções do fim do (novo) mundo