Quando o assunto é cabelo, muitas sobrancelhas se levantam, seja por curiosidade, seja por temor ou seja por relutância. Pouca coisa causa em nós tantos sentimentos contraditórios ao mesmo tempo. Talvez porque haja uma espécie de super-poder associado ao nosso cabelo que tanto pode resultar numa segurança extrema, quando ele está no seu melhor, como em muitas dúvidas, nos tão famosos bad hair days. Ainda assim, e sendo um tema tão presente, ainda há muitos mitos associados ao nosso cabelo que precisam de ser desmistificados. Confira-os.
1.Cortar o cabelo com frequência faz com que ele cresça mais
É, provavelmente, um dos mitos mais enraizados e, por isso, um dos mais perpetuados, como se o encontro mensal marcado com as tesouras fosse sinónimo de um cabelo igual ao da Rapunzel. Pois que, na realidade, não é. Segundo os especialistas, como o cabelo cresce na raiz, cortar as pontas frequentemente em nada influencia essa mesma raiz, ou seja, não é de todo sinónimo de um crescimento mais acelerado.
2.Lavar diariamente o cabelo promove a sua queda
Ora aqui está outro grande mito que tem passado de geração em geração. E não podia ser mais errado. Na verdade, passar dias sem lavar o cabelo prejudica bastante a saúde capilar, uma vez que promove a sujidade do couro cabeludo. Por isso mesmo, lavar o cabelo não constitui nenhum tipo de problema, mas deve evitar as fontes de calor extremo e, na hora de secar o cabelo, deve manter o secador a um palmo de distância da cabeça.
3.Quando se arranca um cabelo branco nascem mais sete
Quem nunca ouviu tal afirmação da boca de um familiar ou de uma amiga? Este é, talvez, um dos maiores medos associados aos cabelos brancos, mas não tem razão de ser. O cabelo fica branco quando a quantidade de melanina presente nos seus fios diminui. Sabendo isto, e sabendo que cada folículo piloso é responsável pela formação de um novo cabelo, iniciando assim um novo ciclo, percebemos que cada fio de cabelo tem a sua própria raíz, pelo que arrancar um não influencia a cor do que vai nascer.
4.Rapar o cabelo torna-o mais forte
Nada mais longe da verdade. A única coisa que acontece quando rapamos o cabelo é que se dá um efeito de ótica, uma vez que o diâmetro do nosso cabelo vai aumentando quanto mais próximo da raiz estiver. Logo, por esta lógica, as pontas são sempre mais finas, o que pode levar a este tipo de mito.
5.Usar shampoo anti-caspa previne a sua aparição
Não se deve usar este tipo de shampoos de forma preventiva. Os especialistas são unânimes ao considerar esta prática como um erro grave. Só deve usar shampoos anti-caspa se tiver esse problema, e sempre durante um período de tempo determinado.