Sabemos que, quando chega o frio, chega, também, a pele visivelmente mais ressequida, fator que favorece a formação e consolidação de rugas. Para combater isto mesmo, pode haver a ideia de que se deve aplicar bastante creme hidratante na pele do rosto. Mas, na realidade, não é bem assim. A hidratação excessiva pode desequilibrar o manto hidrolipídico e causar alterações devido ao excesso de humidade.
Ou seja, o excesso de hidratação pode deteriorar a barreira de proteção da pele, uma vez que ela não tem uma capacidade infinita de absorção de princípios ativos. Neste sentido, mais importante do que a quantidade, é dar à pele exatamente o que ela precisa naquele momento e aplicar produtos que a protejam.
Assim sendo, deve ter em conta que, quando hidrata a sua pele, ela não deve ficar gordurosa. Para isso, aplique o equivalente ao tamanho de uma ervilha ou de uma avelã (aqui vai depender da textura do seu creme hidratante) e faça-o sempre em movimentos ascendentes – tome como referência as direções nariz-maçã do rosto-têmporas, queixo-mandíbula-têmporas e entre as sobrancelhas em direção a toda a linha do cabelo.