As manchas vermelhas são, muito provavelmente, as lesões dermatológicas mais comuns, sendo que podem surgir pelos mais variados motivos. Embora seja sempre pertinente consultar um dermatologista, sobretudo se for algo recorrente, mostramos-lhe quatro formas naturais de amenizar manchas vermelhas na pele, que pode facilmente fazer em casa, e que lhe permitem aliviar o aspeto da irritação no próprio momento.
Compressa fria
Se as as manchas vermelhas que lhe surgiram no rosto não são o resultado de uma condição médica, pode atenuá-las ao usar uma compressa fria na área afetada. Por norma, a pele fica vermelha devido ao alargamento dos vasos sanguíneos, o que origina um fluxo maior de sangue naquela zona específica. Neste sentido, para acalmar a pele pode facilmente usar uma compressa ou uma toalha fria. Pode colocar uma toalha dentro de um saco com gelo e deixar no congelador durante 15 minutos. Após este tempo, retire a toalha e aplique-a suavemente na pele, por cerca de 20 minutos.
Hidratar com regularidade
Hidratar a pele deve ser uma prioridade, mas se sofre de vermelhidão crónica, opte por produtos que sejam feitos com ingredientes calmantes, como aveia, aloe vera ou água termal. Um sérum de ácido hialurónico também ajuda muito, quando combinado com o creme hidratante.
Máscara Calmante
Se costuma ficar com a pele vermelha por esta estar mais seca ou inflamada, aplique uma máscara natural feita em casa, ou então uma máscara de tecido, que acalme e hidrate a pele. Um dos ingredientes que não pode faltar nesta máscara é a água de rosas, que acalma e diminui a vermelhidão e a irritabilidade, sendo uma excelente fonte de vitaminas A, C e E.
Evitar produtos que irritam
A vermelhidão pode piorar por causa de determinados produtos que usamos para cuidar da nossa pele. Muitas vezes, há ingredientes que potenciam a esfoliação e a renovação celular que deixam a pele muito irritada e reativa. Evitar o retinol, por exemplo, pode ter um efeito benéfico para a sua pele, sobretudo se esta for demasiado sensível. Se não quiser eliminar totalmente estes ingredientes da sua rotina de beleza, pode sempre limitar a sua utilização, deixando de os aplicar diariamente. Pode, também, optar por produtos cujas fórmulas apresentem percentagens mais baixas destes ingredientes mais abrasivos.