Nós somos o que comemos. Esta é uma verdade universal que também se reflete na nossa pele. Por isso é que, para que ela se mantenha com uma aparência resplandecente, é fundamental apostar na sua hidratação, nutrição e proteção. Neste sentido, contamos-lhe como os alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento são um excelente aliado para uma pele bem cuidada e bonita.
Hidratar e Nutrir
A pele, para estar hidratada, precisa, tal como o organismo, de receber a quantidade adequada de água todos os dias. O nosso corpo é composto por 70% de água, mas ao longo do dia as nossas reservas vão diminuindo. Daí ser tão importante beber, pelo menos, um litro e meio de água por dia. Hidratar a pele não se faz de fora para dentro, pelo que o creme hidratante não basta. Mesmo que o aplique religiosamente todos os dias, se não beber água suficiente, a sua pele vai estar mais ressequida. E não há creme que a salve.
Para uma pele nutrida, as vitaminas são essenciais. A vitamina E é particularmente relevante, já que está diretamente relacionada com a produção de colagénio e com a regeneração celular. Os frutos secos, os cereais integrais, as sementes de girassol e peixes como a sardinha, o salmão, a dourada, a truta e a cavala são excelentes fontes de vitamina E.
As vitaminas B5 e B8 também têm um papel importante na hidratação da pele e podem ser encontradas na carne, nos cogumelos, nas lentilhas e nas ervilhas, por exemplo. Já a vitamina A, rica em betacaroteno, que é um pigmento antioxidante, desempenha também uma função no processo de regeneração celular, podendo ser encontrada em produtos lácteos e nos ovos.
Proteger
Para que consiga manter uma pele jovem por mais tempo, tem mesmo que dar ao seu corpo uma grande quantidade de antioxidantes para que estes lutem contra os radicais livres e atrasem o envelhecimento. Neste processo, a vitamina C é fundamental, daí que deve incluir cítricos, brócolos, kiwis, espinafres e morangos na sua alimentação.
Os oligoelementos atuam diretamente na luta contra o stress oxidativo das células, desempenhando aqui um papel de muita importância para a nossa pele. Estão presentes no marisco, nas carnes vermelhas e nos ovos. O selénio, que melhora a flexibilidade dos tecidos, enquanto atua como protetor, pode ser encontrado no alho e na cebola, por exemplo.