A marca Jo Malone nasceu em Londres em 1990, caracterizada por fragrâncias originais com notas surpreendentes e uma filosofia única de ‘fragrance combining’: a arte de sobrepor e combinar vários perfumes da marca, todos eles pensados para permitir essa combinação, de modo a criar uma aura olfativa totalmente personalizada. Uma das fragrâncias mais famosas da marca, e de toda a perfumaria inglesa, na verdade, é English Pear & Freesia, que foi uma das primeiras a usar notas sumarentas de pera. Para celebrar os 12 anos desta fragrância de culto, a marca deu-lhe uma nova imagem, com a modelo Adwoa Aboah, e propõe edições especiais da colónia, velas e até um pó perfumado com o seu inconfundível aroma. Céline Roux, A Diretora Global de Fragrâncias da marca, falou connosco sobre esta renovação.
Qual foi a ideia original para esta fragrância?
Lançámos a English Pear & Freesia em 2010. A ideia era criar algo inesperado e explorar um tipo diferente de frutado, sem a doçura e com uma combinação floral sofisticada. English Pear & Freesia evoca o apelo encantador de um pomar tipicamente inglês, no preciso momento em que o verão se transforma em outono. Fomos inspirados pela imagem de árvores de fruto repletas de peras sumarentas e maduras, bem como pelo poema do grande poeta inglês John Keats, ‘To Autumn’, que fala sobre fruta madura e flores nesta época do ano tão mágica e singular.
Esta colónia diz-lhe muito pessoalmente…
Foi a primeira em que trabalhei quando cheguei à Jo Malone London e por isso tem um lugar especial no meu coração. Tinha acabado de chegar a Londres, vinda de Nova Iorque, durante o desenvolvimento da fragrância e de repente vi-me numa cidade diferente a descobrir jardins ingleses e poetas românticos. Foi uma introdução adorável à marca e a Inglaterra, com todo o seu romance e história.
Quais são os principais ingredientes?
A nossa nota de pera evoca um pomar de pera Williams, tipicamente inglesa. É uma pera aromática, com um tom vibrante dourado quando madura. As frésias brancas são as suas companheiras florais, delicadas, perfumadas e superelegantes, sendo por isso as favoritas nos jardins, arranjos florais e perfumes ingleses. No fundo da fragrância, âmbar e patchouli conferem um toque de sensualidade: muito leve, mas suficiente para proporcionar conforto e remanescência. É um pouco como um chypre moderno, combinando fruta e flores sobre uma base quente e confortável.
Porque acha que English Pear & Freesia se tornou icónico?
Acredito que se tenha mantido popular ao longo de tantos anos devido à sua elegância universal e frescura exclusiva. É muito versátil e diferente em todas as pessoas, em algumas fica mais floral fresco e noutras mais frutas suculentas. Essa é uma das melhores singularidades desta fragrância: pode realmente ajudar a realçar a individualidade de quem a usa.